Anúncios




(Máximo de 100 caracteres)


Somente para Xiglute | Xiglut - Rede Social | Social Network members,
Clique aqui para logar primeiro.



Faça o pedido da sua música no Xiglute via SMS. Envie SMS para 03182880428.

Blog

Não quero ter sucesso

  • Todos têm uma descrição do que é sucesso pra si mesmo. E de tanto ouvir, não quero mais. Não, não é depressão nem desânimo com a vida. Bem pelo contrário. Afinal, o que é sucesso pra você? Ontem comentamos isto aqui no culto vespertino do curso de inglês e vários nomes surgiram: Eike Batista, Obama, Hilary Clinton e outras pessoas “bem-sucedidas”. Nos demos conta de que sucesso é frequentemente associado a dinheiro, poder e status. Ah, beleza física também conta e muito. Afinal é um sucesso quem consegue manter o corpinho em dia com tanta tentação à porta.

    O problema é encontrar quem tenha tudo isto e junto! São poucas as pessoas, e infelizes com certa recorrência. Dá trabalho demais conseguir e manter muito dinheiro. É um grande desgaste emocional e de saúde subir o status e conseguir permanecer nele; e o poder, ah, o poder… este sim é um tremendo desafio, pois não é somente um cargo, uma função é sua dominância sobre outras pessoas. Difícil! A beleza, o que a natureza e a genética não te deram gratuitamente, custa bem caro conseguir e nem sempre é possível. Se isto é o sucesso que a mídia e a sociedade me vendem, não quero, obrigada!

    Eva, lembra dela, lá do Gênesis bíblico? A da maçã. Pois bem. É um exemplo clássico de que Deus é que nos deu esta ambição por algo melhor, superior. Ela queria não comer o fruto – que nem maçã era -, mas o que vinha depois do ato: “ser como Deus”. Ué, ela queria crescer na vida, ser melhor, não é? Pois bem, é o tal sucesso de que tanto falamos, do qual as capas de livros e revistas estão cheios e milhões de palestrante vendem como fácil de conseguir. Mas a que custo? No caso dela, perdição e um tanto de sofrimento para um bocado de gente que não tinha nada com aquilo e sofre até hoje. Cólicas, TPM, dor pra parir? Agradeça ao “sucesso” da dona Eva.

    Contudo agradeça também a grande lição que nos deu a mulher de Adão: sucesso sem Deus é nada! Simples assim. Aí vem outro exemplo bíblico do Gênesis: José. Este cara era de sucesso. Não só sendo um dos mais importantes do reino egípcio, mas em tudo o que ele fazia tinha sucesso, desde escravo até preso. O segredinho básico? “Deus estava com Ele”. É assim que diz a Bíblia e eu acredito nela.  O sucesso que tantos buscam está tão perto que a maioria não percebe. É como brincar de pique – esconde e perder por não notar o colega bem atrás de nós. Estou buscando este sucesso que te deixa à vontade consigo mesmo pela certeza de estar na melhor companhia e no melhor caminho. Não é acomodação. É consciência clara e limpa. Aquele contentamento que só o equilíbrio espiritual pode trazer. É cuidar da família, talvez perdendo uma super oportunidade de emprego; é educar os filhos, mesmo sem ganhar muito dinheiro; é deitar tranquilo à noite, a despeito de tudo que poderia ter feito pra subir ou galgar uma posição. É ter Deus comigo. Isto sim é sucesso na vida.