A Congregação Cristã no Brasil figura como a primeira igreja cristã a instalar-se em território brasileiro sob a designação pentecostal . De origem ítalo-americana, sua introdução é historicamente atribuída a Louis Francescon.
Em fins do século XIX, segundo relato de próprio punho, o ítalo-americano Louis Francescon é advertido por via de uma revelação9 quanto ao batismo por imersão, vindo a submeter-se ao mesmo. A convicção relativa ao ato e sua ministração conduziu Francescon e alguns aderentes à ruptura para com sua anterior filiação presbiteriano-valdense e formar uma pequena congregação independente chamada "Assemblea Cristiana".10
Pouco tempo depois Francescon tornou-se Pentecostal quando entrou em contato com a Missão Pentecostal liderada pelo pastor William Durham11 Em 1907 na cidade de Chicago, na 943 West North Avenue12 (semelhante à Rua Azuza em Los Angeles13 , Califórnia), havia uma missão que anunciava a promessa do Espírito Santo com evidência de se falar novas línguas14 15 16 . Nessa Missão pastoreada por Durham também experimentaram a charismata do Espírito Santo outros líderes do pentecostalismo como Daniel Berg e Aimeé McPherson, respectivamente fundadores da Assembleias de Deus no Brasil e da Igreja do Evangelho Quadrangular17 . Francescon visitou aquele serviço a convite e teria recebido, conforme suas palavras,9 uma confirmação divina de que aquela obra era de Deus. Prontamente o grupo que o acompanhava uniu-se aquela missão pentecostal, a maioria recebendo o dom de falar línguas diferentes.
Em 15 de setembro de 1907 Francescon e outros pentecostais italianos retornaram à "Assemblea Cristiana" e houve um avivamento nesse dia, que marca o início do movimento pentecostal italiano 18 Três semanas depois Francescon foi reeleito ancião dessa igreja. Estavam reunidas as doutrinas dos batismos da água e do Espírito.
Vindo para o Brasil em 20 de abril de 1910, Francescon realizou o primeiro batismo em Santo Antônio da Platina, Paraná, batizando o italiano Felício Mascaro e mais dez pessoas. Depois dirigiu-se para a cidade de São Paulo, onde foram batizadas mais vinte pessoas. Além de Francescon, outros pioneiros pentecostais ítalo-americanos também atuaram como missionários no Brasil. Entre eles destacam-se Luis Terragnoli, Augustinho Lencioni e Giuseppe Petrelli. Durante alguns anos, os fiéis reuniram-se sem denominação e após adquirirem o primeiro prédio, na cidade de São Paulo, foi escolhido o nome Congregação Cristã do Brasil19 . Alterado nos anos 1960 por questões internas substituiu-se a contração "do" pela contração "no".
Possuiu maioria italiana até a década de 1930, quando então passaram a preponderar as demais etnias. Desde 1950 está presente em todo território brasileiro e em diversos países. Em 2010, contabilizou 2,3 milhões de fiéis declarados no Brasil, segundo o Censo decenial do IBGE 20 2122 .
Sua igreja central é estabelecida em São Paulo, no bairro do Brás, onde o Ministério reúne-se anualmente em Assembleia Geral quando são estabelecidas convenções e ensinamentos.
No ano de 1927, na cidade de Niagara Falls, NY, houve uma convenção da Igreja Cristã da América do Norte23 quando foram definidos 12 Artigos24 25 26 27 de Fé e doutrina seguidos pela Congregação:
1. Nós cremos na inteira Bíblia Sagrada e aceitamo-la como contendo a infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d'Ela diminuir. É, também, o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê28 .
2. Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, criador de todas as coisas, em cuja unidade há três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo29 .
3. Nós cremos que Jesus Cristo, o Filho de Deus, é a Palavra feita carne, havendo assumido uma natureza humana no ventre de Maria virgem, possuindo Ele, por conseguinte, duas naturezas, a divina e a humana; por isso é chamado verdadeiro Deus e verdadeiro homem e é o único Salvador, pois sofreu a morte pela culpa de todos os homens30 .
4. Nós cremos na existência pessoal do diabo e de seus anjos, maus espíritos, que, junto a ele, serão punidos no fogo eterno31 .
5. Nós cremos que o novo nascimento e a regeneração só se recebem pela fé em Jesus Cristo, que pelos nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação. Os que estão em Cristo Jesus são novas criaturas. Jesus Cristo, para nós, foi feito por Deus sabedoria, justiça, santificação e redenção32 .
6. Nós cremos no batismo na água, com uma só imersão, em Nome de Jesus Cristo33 e em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo34 .
7. Nós cremos no batismo do Espírito Santo, com evidência de novas línguas, conforme o Espírito Santo concede que se fale35 .
8. Nós cremos na Santa Ceia. Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo: "Isso é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim". Semelhantemente tomou o cálice, depois da ceia, dizendo:"Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós"36 .
9. Nós cremos na necessidade de nos abster das coisas sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação, conforme mostrou o Espírito Santo na Assembléia de Jerusalém37 .
10. Nós cremos que Jesus Cristo tomou sobre si as nossas enfermidades. "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da Igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados"38 .
11. Nós cremos que o mesmo Senhor (antes do milênio) descerá do céu com alarido, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar nos ares e assim estaremos sempre com o Senhor39 .
12. Nós cremos que haverá a ressurreição corporal dos mortos, justos e injustos. Estes irão para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna40 .
O culto da Congregação Cristã no Brasil segue uma ordem preestabelecida mas sem uma liturgia fixa. Os pedidos de hinos, orações, testemunhos e a pregação da Palavra são feitos de forma espontânea e tidos como guiados pelo Espírito Santo. Preza-se a participação coletiva em detrimento de manifestações individualizantes41 .
Há uma série de práticas no culto como o uso do véu pelas mulheres. A saudação do ósculo santo é realizada entre irmãos e irmãs de per si. O assento é separado nas igrejas entre homens e mulheres. As orações são feitas de joelhos podendo haver até três orações no início do serviço e apenas uma de agradecimento no final. 19
O padrão de realização do culto é igual em quaisquer de seus templos. Desta forma, um membro participa em qualquer templo ou comunidade com as mesmas atribuições que possui na congregação onde comumente se reúne, a qual o participante chama de comum (congregação).
As atividades da Congregação Cristã no Brasil são conduzidas por um ministério41 organizado que as exerce sem expectativas de receber salários42 , distribuído segundo as necessidades de cada localidade, constituído por ancião, cooperador do ofício ministerial, diácono43 . Somente os anciãos e diáconos são ministros ordenados44 .
Para construções de templos, utilizam-se, na maioria dos casos, de voluntariado mobilizado em esquema de mutirão. Para outros serviços das igrejas como portaria, limpeza, som, escrituração de livros, fundo bíblico sem fins lucrativos, etc. também são escolhidos dentre os membros, voluntários que não possuem expectativa de receber salário.
A Congregação Cristã no Brasil não possui registro de membros valorando o vínculo espiritual do fiel com Deus45 . Não prega o dízimo e mantém-se pelo espírito voluntário dos seus membros que contribuem com coletas anônimas e voluntárias.46 .
As mudanças de caráter doutrinário na Congregação Cristã no Brasil são discutidas em assembléia anual e pelo Conselho de Anciãos, que é formado pelos anciãos mais antigos no ministério, não necessariamente de idade. Nestas assembléias são considerados "Tópicos de Ensinamentos", os quais, tomados em reuniões e por oração, tratam de assuntos relacionados à doutrina, costumes e comportamento na atualidade.
A organização eclesiástica da Congregação Cristã no Brasil é uma forma adaptada do governo presbiteriano: um grupo de igrejas locais são reunidas em uma "região administrativa", normalmente correspondente a um município nos estados onde a igreja é maior e vários municípios onde a Congregação é menor, presidida por um conselho de anciãos e um corpo administrativo. As regiões administrativas são agrupadas em "regionais", que por sua vez se concentram nas "assembleias estaduais". O organismo máximo é a "Assembleia Geral" que ocorre na congregação do Brás anualmente sempre no mês de abril.
A Congregação Cristã no Brasil valoriza sua música sacra para fins de culto. Até 1932 a Congregação Cristã no Brasil não possuía orquestra. Em algumas igrejas havia o órgão para o auxílio dos hinos, até que o fundador Louis Francescon convocou uma reunião afim de inserir a orquestra na igreja para auxiliar a irmandade no canto47 . Ela provê aos fiéis escolas musicais gratuitas e ensaios musicais em suas dependências.
Atualmente, são permitidos em sua orquestra os seguintes instrumentos:
Violino, Viola, Violoncelo, Flauta transversal, Oboé, Corne inglês, Fagote, Contra Fagote, Clarinete, Clarone, Contra Clarone, Acordeon, Saxofone sopranino, Soprano curvo, Saxofone soprano, Saxofone alto, Saxofone tenor, Trompete, Pocket, Cornet, Flugelhorn, Trompa, Trombonito,Trombone de pisto, Barítono, Saxhorn, Euphonium, Tuba e Órgão.
Nas orquestras da Congregação Cristã no Brasil não é permitido que mulheres toquem instrumento algum, exceto o órgão. Essa proibição, que nunca foi seguida pelas Congregações Cristãs nos Estados Unidos, Argentina e Itália entre outras, implantou-se no Brasil por volta de 1950.
O hinário da Congregação Cristã no Brasil é intitulado de "Hinos de Louvores e Súplicas a Deus"25 . Possui melodias e letras de autores norte-americanos48 , britânicos, russos e italianos tais como: Bentley DeForest Ackley, Hubert Platt Main, James Milton Black, João Dieners, Leila Naylor Morris, Martinho Lutero, Peter Philip Bilhorn, Samuel Sebastian Wesley, Silas Jones Vail, William Savage Pitts. Há também letras e melodias feitas no Brasil, notavelmente pela compositora Anna Spina Finotti. São 480 hinos e entre eles há especiais para batismos, santas ceias, funerais, 49 para as "Reuniões de Jovens e Menores" e seis coros24 .
O livro originariamente chamava-se Nuovo Libro di Inni e Salmi Spirituali, posteriormente Nuovo Libro di Inni e Salmi Spirituali e Novo Livro de Hymnos e Psalmos Espirituais41 .
Os hinários com notação musical contém as claves de Sol, Dó (somente para Violas) e de Fá, e estão escritos para instrumentos em Dó, Mi bemol e Si bemol, além do hinário de Cordas.
No dia 17 de março de 2013 começou em todo o Brasil a utilização do Hinario n°5 com 30 novos hinos.
A Congregação Cristã não produz gravações de seus hinos, nem mesmo as autoriza.
A Congregação Cristã no Brasil é uma organização religiosa apolítica49 que prega a total separação entre Estado e religião.
Não mantém ligação nem se manifesta de forma alguma em relação a causas ou partidos políticos, candidatos a cargos públicos, ou qualquer outra instituição ou organização, governamental ou não46 .
Se algum membro de seu corpo ministerial assumir cargos políticos, deverá renunciar ao seu cargo congregacional50 . Seus membros são doutrinados a não votar em candidatos que neguem a existência de Deus e a Sua moral.51
A Congregação Cristã no Brasil não utiliza meios de comunicação como rádio, televisão52 , imprensa escrita, ou qualquer outro tipo de propagação51 da sua doutrina que não seja o frequentar quaisquer de suas igrejas pelos interessados em conhecê-la. Aliás ela não permite estas práticas midiáticas e não autoriza que nenhum dos seus trabalhos, sejam eles em cultos ou não, sejam gravados e reproduzidos46 .
Segundo o último Censo do IBGE, a Congregação Cristã figura como 3a maior denominação do país, mas está presente, ainda de forma discreta, em cerca de 60 países, a saber:53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 incluída a nação brasileira com o maior número de localidades de culto religioso - 18.58065 . Pelo gráfico abaixo, percebe-se uma maior presença dessa igreja no continente sul-americano seguido pelo continente africano.
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