Forums » Teologia

O VERDADEIRO SENTIDO DO SÃO JOÃO

    • 466 posts
    16 de agosto de 2014 23:08:16 ART

    O VERDADEIRO SENTIDO DO SÃO JOÃO

     
    Muitas pessoas desconhecem o verdadeiro sentido das festas das quais participam, e no Brasil parece que predomina o desconhecimento sobre o conhecimento. Acontece isso na Páscoa, no Natal, no São João. Coelhos e ovos de chocolates roubam a cena na Páscoa, árvores, Noel e presentes tomam o lugar do nascimento de Jesus no Natal. Com o São João não é diferente.
     
    Afinal, quem já se perguntou qual o verdadeiro sentido do São João? Seria apenas fogueiras, milhos e muito forró? Quadrilhas, bebidas e sexo? Afinal, o que se comemora? Há os que dizem que o São João é a adaptação de uma comemoração pagã (isto é, festa de politeístas, não-judeus ou não-cristãos) do solstício de verão, fenômeno físico natural onde ocorre o dia ou a noite mais longa do ano. 
     
    Não é novidade, já que é costumeiro da Igreja Católica Romana adaptar festas pagãs às suas comemorações. Mas, seria apenas esse o sentido do São João? Afinal porque o nome São João? João Batista era primo de Jesus, foi sacerdote e profeta, tendo silo ele quem batizara Jesus nas águas. E, certo tempo após o início do ministério de Jesus, aos trinta anos, João foi preso, degolado, e sua cabeça queimada numa fogueira.
     
    Aí o que vemos hoje é a comemoração da morte de um profeta de Deus, sendo alegremente festejada com bebidas alcoólicas, prostituição e mortes. Quem já foi a um velório assim? Por pior que seja quem morreu, nunca vi algo do tipo.A morte de um profeta nem precisaria ser comemorada, pois sabemos que ele descansa em paz, mas já que comemoram, o fazem da pior forma possível. Isso é um sinal de que estamos no Brasil e... numa festa instituída pela Igreja Católica.