O jogador profissional de StarCraft Mihaylo Hayda foi expulso de um campeonato de StarCraft II após ter disparado via Twitter que “estupraria” a sua oponente, Madeleine Leander. De acordo com Leander, a mensagem teria sido emitida durante uma das partidas classificatórias do campeonato Fragbite Masters.
“Eu fui convidada a participar do torneio Fragbite Masters. A minha primeira reação foi ‘mas eu não sou boa o suficiente’. Entretanto, essa não foi a primeira vez que um azarão foi convidado ao torneio. Seria estúpido dizer que não, eu pensei’”, relatou a moça ao site E-Sports. “Eu vi uma chance e disse ‘sim’.”
Ela continua: “Após alguns minutos no primeiro mapa, o jogo foi pausado. Eu não tinha ideia do porquê, mas foi por causa de um tweet. O jogo continuou e eu acabei perdendo por 2 a 0. Quando a partida terminou, eu vi aquilo — uma mensagem no Twitter com o texto ‘Eu vou estuprar uma garota em breve #fragbitemasters”, escrita pelo meu oponente”.
Em seu texto, Madeleine Leander afirmou que não soube o que dizer. “Eu fiquei muito surpresa, para dizer o mínimo. Isso, vindo de um jogador profissional, é realmente assustador.” A expulsão de Hayda viria pouco depois, juntamente com a retratação. “Os organizadores fizeram o que puderam”, disse Leander. “Eles pediram a Kas [@cScKas] que se desculpasse e depois nós conversamos sobre o ocorrido.”
A exclusão do jogador foi, então, oficialmente anunciada:
“Kas foi desqualificado do Fragbite Masters em razão do seu tweet recente. Nós não apoiamos esse tipo de comportamento.”
Hayda, por sua vez, se disse arrependido pelo comentário. “Peço desculpas a todos”, disse ele em seu Twitter. “Às vezes eu escrevo tweets realmente estúpidos — e eu odeio a mim mesmo por isso. Sinto Muito.”
Por fim, ele ainda promete: “Sem tweets da minha parte pelos próximos 3 dias. Estou realmente envergonhado. Novamente, peço desculpas a todos”. Leander, por sua vez, disse que tentaria esquecer o acontecido, a fim de se concentrar em sua próxima disputa.