Para muitas pessoas, o Bluetooth é simplesmente uma tecnologia para conexão de fones de ouvido sem fio e nada mais do que isso. No entanto, esse protocolo de comunicação wireless guarda muito mais utilidades do que a simples ligação entre um headset e um smartphone, e sua próxima evolução está aí para mostrar que isso é verdade.
O Bluetooth 4.2, anunciado pelo site Bluetooth SIG recentemente, vai trazer recursos que vão tornar as experiências com esse protocolo ainda mais interessantes. O destaque fica por conta da possibilidade de um dispositivo se conectar diretamente à internet se estiver utilizando esse padrão, algo ainda inédito para essa tecnologia. O objetivo final é óbvio: fortalecer ainda mais o conceito de Internet das Coisas.
Porém, a evolução do Bluetooth ainda tem muitas outras novidades e a segurança é um dos aspectos que também recebeu atenção. A partir da atualização, dispositivos que tentarem se conectar a um aparelho com esse padrão só conseguirão se tiverem permissão do emissor do sinal. Além disso, todo dado que for transferido por meio dessa tecnologia será encriptado, assegurando a proteção das informações trocadas.
“Bluetooth 4.2 tem tudo a ver com continuar a fazer o Bluetooth Smart a melhor solução para ligar toda a tecnologia em sua vida – desde sensores pessoais até a sua casa. Além das melhorias para a própria especificação, um novo perfil conhecido como IPSP permite o IPv6 para o Bluetooth, abrindo inteiramente novas portas para a conectividade de dispositivos”, comentou Mark Powell, diretor executivo da Bluetooth SIG. “O Bluetooth Smart é a única tecnologia que pode crescer com o mercado e prover os desenvolvedores com a flexibilidade para inovar e a fundação para a Internet das Coisas”.
Além de mais confiável, o Bluetooth 4.2 também será mais rápido: os desenvolvedores envolvidos na criação desse padrão afirmam que ele será 2,5 vezes mais rápido que a especificação atual. Em adição a isso, os pacotes transmitidos através desse novo protocolo conseguirão armazenar 10 vezes mais informação que a versão anterior.
“O céu é o limite”. Esse é o lema estampado no site oficial que divulga as novidades dessa especificação. Será que veremos uma nova era para o Bluetooth e passaremos a utilizá-lo cada vez mais? Suas novidades prometem muita coisa, mas só o tempo dirá como o mercado vai reagir diante de tantas inovações.