S torytelling” é um termo em publicidade que define a capacidade de uma marca de contar histórias relevantes para conseguir a atenção e empatia do consumidor. Muitas empresas que você conhece floreiam um pouco as suas origens, com o intuito de ter um relato mais fácil de entender ou de causar identificação com a realidade do consumidor. A Apple é uma delas.
Steve Wozniak, um dos fundadores da empresa da maçã, acaba de desmistificar um pouco uma dessas histórias: a verdadeira origem do Apple I. A versão oficial contava que o primeiro computador doméstico foi feito em uma garagem, com suor e sangue de jovens empreendedores independentes.
Na realidade, o nascimento do Apple I envolveu inovação e empreendedorismo, mas em um cubículo da Hewleet-Packard em Cupertino, no Vale do Silício. Na época, Wozniak trabalhava para a empresa e ela permitia que o jovem desenvolvesse projetos pessoais.
A garagem tão famosa só era usada pelos fundadores da Apple como local de descanso e lazer. No local não acontecia nenhum planejamento sobre os projetos, não havia esboços e desenhos técnicos espalhados pelas paredes ou produção de protótipos. Foi só uma história bem contada.