criar músicas complexas a partir de aparelhos eletrônicos que não foram feitos para tal já não é novidade para ninguém. Aqui no TecMundo, por exemplo, já mostramos uma boa dose de leitores de disquete, discos rígidos e até mesmo scanners reproduzindo canções famosas do mundo nerd. Mas você já viu isso ser feito em uma impressora 3D? É provável que não.
Nesse caso, basta ver o vídeo acima para ter uma ideia de como é o resultado. Nele, temos uma Makerbot Replicator reproduzindo a famosa Marcha Imperial de Star Wars. O resultado é bastante impressionante, já que o aparelho realmente consegue criar uma versão muito próxima da música original – se considerarmos que os instrumentos dão lugar a uma série de ruídos, é claro.
Talvez o mais incrível de tudo isso seja o fato de que criar uma música como essas é menos trabalhoso do que parece. Como explicado pelo site3DPrint.com, basta hackear um arquivo de áudio para a linguagem utilizada pela maioria das impressoras 3D (o que quer dizer, por sua vez, que praticamente todas elas são capazes de tocar músicas). Se necessário, é possível até mesmo utilizar programas feitos especialmente para ajudar no processo, então está aí uma boa chance de dar uso para sua impressora que estava parada nos últimos tempos.