Forums » Notícias e Acontecimentos

Facebook quer impedí-lo de postar fotos embaraçosas

    • 814 posts
    11 de dezembro de 2014 11:20:57 ART

    Facebook quer impedí-lo de postar fotos embaraçosas quando estiver bêbado

    Facebook está trabalhando em uma nova ferramenta que promete evitar muitos casos vergonhosos de pessoas que beberam além da conta e acabaram postando fotos das quais vão se arrepender mais tarde na rede social. Trata-se de um sistema inteligente que serviria como um assistente digital, capaz de reconhecer quando você posta imagens embaraçosas e impedindo-o de fazê-lo – ou ao menos avisando-o do que está fazendo.

    Para tal, a empresa utilizaria um sistema chamado “deep learning”, que consiste, basicamente, em um sistema de inteligência artificial com um aprendizado extremamente avançado. Usando isso, o assistente seria capaz de distinguir, através uma imagem, se a pessoa está sóbria ou não – o que não é uma ideia muito distante, considerando o atual nível a que o reconhecimento facial chegou no próprio Facebook.

    Yann LeCun, o pesquisador que atualmente lidera o laboratório do Facebook encarregado do projeto, explica um pouco de sua ideia sobre o sistema, de maneira resumida. “Imagine que você tinha um assistente digital inteligente que poderia mediar sua interação com seus amigos, e também com o conteúdo no Facebook”.

    Adeus, privacidade?

    Embora a ferramenta tenha seu potencial, não há como negar que ela pode juntar um bom número de pessoas insatisfeitas com relação à proposta. Afinal, ter um assistente pessoal como esses significa ter o Facebook vigiando suas informações ainda mais do que já faz – e a rede social já enfrenta uma boa dose de pessoa que reclamam da falta de privacidade do serviço.

    LeCun, no entanto, pensa que o caso é justamente o contrário: o software estaria dando a você ainda mais controle sobre sua identidade online, afirma o site Wired. Usando isso seria possível, por exemplo, descobrir se alguém que você não conhece postar uma foto sua no Facebook sem sua aprovação, avisando a pessoa de imediato. “Você vai ter um único ponto de contato para mediar sua interação, mas também para proteger suas informações privadas”, explica.

    Agora, será que o Facebook vai conseguir equilibrar o melhor dos dois mundos? Teremos que esperar para descobrir.

    FONTE(S) 
    IMAGENS