Embora muitas pessoas sequer tenham recebido o Android Lollipop em seus aparelhos, isso não impede que já tenham começado os primeiros rumores da nova versão do sistema operacional. Chamada de Android M até o momento, a novidade deve ter como foco os automóveis, dispensando o auxílio de smartphones e tablets para a realização de diversas tarefas.
Segundo informações obtidas pela Reuters, o sistema deve representar a próxima evolução do Android Auto, que deve ser lançado em alguns veículos específicos em 2015. A solução atual da empresa tem entre suas principais críticas a dependência de aparelhos externos, o que torna ela pouco prática.
Ao que tudo indica, o Android M vai tentar repetir o sucesso que aGoogle obteve no mundo mobile, só que dessa vez no universo dos automóveis. O foco nesse segmento também teria caráter estratégico, impedindo que aApple e sua plataforma CarPlay ganhem espaço entre os fabricantes.
O novo sistema poderia integrar os serviços da fabricante a câmeras, sensores, medidores de combustível e à conexão wireless que alguns veículos mais luxuosos já apresentam. Pouco se sabe de concreto em relação à plataforma, no entanto, embora não seja improvável que ela vá permitir que diferentes fabricantes invistam em interfaces personalizadas para cada uma de suas linhas de produtos.