Uma chuva forte atingiu toda a cidade de São Paulo e parte da região metropolitana na tarde desta segunda-feira (05), derrubando árvores e provocando alagamentos. O bairro Jardim Rochdale, emOsasco, na Grande São Paulo, foi um dos mais atingidos.
O Centro de Gerenciamento de Emergências, órgão ligado à Prefeitura, colocou todas as regiões de São Paulo em estado de atenção para alagamentos às 15h17. Neste horário, a precipitação era forte na Zona Leste, entre os bairros de Vila Prudente, São Mateus, Itaquera, Aricanduva e parte de Cidade Tiradentes. Também chovia entre Vila Mariana e Ipiranga, na Zona Sul, e entre Pinheiros e Butantã, na Zona Oeste. Pirituba e Jaraguá também foram atingidos por chuva forte, segundo o CGE. Às 16h46, as chuvas perderam força e a capital retornou ao estado de observação.
A chuva também atingiu com força cidades da Grande São Paulo, como Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, Francisco Morato, Franco da Rocha e Guarulhos. Bombeiros informaram que receberam chamadas de pessoas ilhadas no Jardim Rochdale, em Osasco, mas que ninguém ficou ferido. Carros ficaram debaixo d’água em várias ruas.
Segundo a sala de imprensa da Polícia Militar, cerca de 50 pessoas realizaram um protesto pacífico a partir das 19h30 para reivindicar investimentos contra enchentes na cidade. A manifestação ocorreu na Avenida Presidente Médici, perto da Avenida Lourenço Belloli, no Parque Industrial Mazzei.
Parte do forro de uma loja do Osasco Plaza Shopping caiu durante a forte chuva. Segundo funcionários da segurança, foram abertos furos no gesso para drenar a água. Não houve feridos e nem interdição da área. Os bombeiros não chegaram a ser acionados. Segundo um funcionário do shopping ouvido pelo G1, a queda do gesso ocorreu na praça de alimentação.
Em Francisco Morato, na região metropolitana, ruas do bairro Jardim Constância, próximo ao centro, ficaram alagadas por causa da chuva forte. A vendedora Vilma Cunha estava chegando em casa quando viu a enxurrada de lama na Avenida Argentina. "Para chegar em casa do trabalho, eu precisei passar pela enchente", contou.
Semáforos e árvores
Durante a chuva, São Paulo registrou ao menos 51 semáforos quebrados, todos em manutenção. Houve a queda de ao menos 11 árvores, bloqueando vias da capital.
Além disso, nas linhas 1 (azul), 2 (verde), 3 (vermelha) e 5 (lilás) do Metrô, as composições tiveram de circular com velocidade reduzida em alguns trechos. Na linha 12-Safira da CPTM, um raio atingiu as linhas de energia e, devido a isso, os trens circularam com intervalos maiores entre as estações Brás e Calmon Viana.