A FDA, agência responsável pelo controle de produtos de saúde e drogas nos Estados Unidos, aprovou a comercialização de um aparelho de combate à obesidade que tem funcionamento parecido ao de um marca-passo, mas para o estômago.
Chamado de Maestro Rechargeable System, o aparelho é implantado cirurgicamente sob a pele do abdômen, com anexos fixados onde o esôfago se encontra com o estômago. Dali, ele causa interferências no nervo que controla o coração e a função digestiva.
A ideia é fazer com que diminuam os impulsos de fome que a pessoa sente mesmo após ter recebido a quantidade de alimento necessária, fazendo com que o paciente perca peso. Mas nem a FDA tem certeza se a tecnologia de fato funciona.
No documento de aprovação, divulgado pela NBC, a agência ressalta conhecer a teoria por trás do aparelho, mas que os mecanismos específicos que levariam a perda de peso devido ao uso da tecnologia são desconhecidos.
Foi o primeiro produto de combate à obesidade aprovado pela FDA em sete anos, e nos EUA este é um problema de saúde bem sério. Em testes, o aparelho reduziu apenas 8,5% do excesso de peso em um ano se comparado a pessoas que faziam tratamento com placebo e a agência quer que cheguem a pelo menos 10%.