A analista de sistemas Mariana Rosa, de 26 anos, tem registrado todo mês com fotografias o avanço do emagrecimento desde que decidiu mudar hábitos alimentares e o peso apontado na balança. Até agora, em apenas quatro meses, já emagreceu 25 quilos: passou de 119 para 94 quilos, média de 6,25 quilos ao mês. O segredo, diz ela, é frequentar a academia seis vez na semana. “Estou muito feliz. Minha saúde e autoestima são outras, mas ainda não é o que quero. Pretendo perder mais 20 quilos", afirma a jovem de 1,73 metro de altura.
Mariana começou a pensar no processo de emagrecimento em julho de 2014, quando procurou ajuda médica. Em setembro iniciou a reeducação alimentar. “Mudei muita coisa. Já era vegetariana, o que ajuda, mas tirei fritura, refrigerante, pães, doces, até arroz e feijão. Hoje como no tempo certo: no café da manhã só pão integral, no almoço muita salada, legumes e ovo, e durante o resto do dia outros alimentos leves, como cereais e frutas. É claro que às vezes eu me alimento com algo fora do comum, mas o mais difícil é o chocolate, principalmente na TPM (risos)”, comenta.
Desde que começou na academia, em outubro de 2014, malha seis vezes por semana, de segunda-feira a sábado. Só em ocasiões especiais, como por exemplo no carnaval, é que sai da rotina. A determinação em conseguir o corpo que deseja rendeu a fama de “caxias” entre amigos. “Eles não se conformam, pois dizem: ‘de novo na academia? Já foi ontem, não dá para deixar outro dia?’. Mas não posso parar, eles têm que entender ou me acompanharem. Iria até no domingo se não estivesse fechado”, brinca.
A rotina atual da analista de sistemas é bem diferente daquela que levava há algum tempo. Isso porque no período de aproximadamente um ano e meio engordou 49 quilos. Pesava 70 quilos no fim de 2012, e desde que fez uma cirurgia plástica na orelha começou a ganhar peso até chegar aos 119 quilos em junho de 2014. “Fui relaxando, comendo um monte de besteira e quando vi já era muito difícil perder o que tinha ganhado. Decidi dar um basta depois que comecei a ter problemas no fígado e nos joelhos. Percebi que estava acabando com a minha saúde. Agora olho para as fotos de todos esses meses e percebo que não quero voltar atrás, e isso me motiva”, finaliza.