Pode até parecer mentira, mas os piores funcionários não são os que trazem mais problemas para as empresas. Como a identificação desse tipo de profissional é mais rápida, a companhia consegue uma solução rapidamente.
O maior problema para as organizações são os colaboradores que parecem fazer um bom trabalho, mas que na verdade estão destruindo lentamente o desempenho, o engajamento e a moral das pessoas ao seu redor, são os profissionais negativos, segundo artigo publicado no World Economic Forum.
Mas como o colega negativo pode atrapalhar o trabalho? Veja abaixo 8 formas em que as pessoas negativas afetam a rotina da empresa:
Quanto menor a empresa, maior a necessidade de se ter funcionários que se adaptem a mudanças e que façam o que for necessário para obter bons resultados. Isso pode significar ter que ajudar a carregar um 'caminhão' e a cuidar de problemas que não são da sua área.
Mas, o profissional que diz que 'isso não é o meu trabalho' ou que só se importa consigo mesmo pode trazer problemas para a empresa, já que essa atitude pode acabar com o desempenho geral e ainda transformar uma equipe coesa em uma coleção disfuncional de indivíduos.
O profissional foi responsável por grandes resultados no ano passado, mês passado e até mesmo ontem, mas isso não significa que nada mais deve ser feito.
A cada dia, o empregado deve trazer uma nova contribuição para a empresa. Além de deixar uma boa impressão, essa atitude pode incentivar outros colegas.
A experiência realmente é um quesito muito importante, mas isso não é sinônimo de melhores competências, melhor desempenho ou maiores conquistas.
Sabedoria, lógica, competências e habilidades são as qualidades que devem estar aliadas à experiência. Uma experiência que é apenas uma experiência é um desperdício.
Durante a reunião questões são levantadas, ideias são discutidas e decisões são tomadas. Todos concordam e o encontro termina. Mas o que o funcionário negativo faz? Ele começa a questionar ou a discordar do que foi decidido na conversa que acabou de terminar e continua a 'reunião'.
Os profissionais que têm esse tipo de atitude passam a impressão de que vão concordar com qualquer coisa, mas que não necessariamente vão fazer o que foi acordado. Esse tipo de pessoa precisa encontrar um local de trabalho que tenha mais a ver com sua forma de ver o mundo.
Dizer: 'você ouviu o que ele fez?' é como dizer: 'eu não tenho nada melhor para fazer do que falar sobre outras pessoas'. Os funcionários não só perdem tempo fazendo fofocas, ao invés de ter conversas produtivas, mas também desrespeitam os colegas de trabalho e ainda podem causar saias justas e problemas no futuro.
Um novo funcionário começa a trabalhar na empresa e atinge grandes resultados ou bate metas. E eventualmente ouve de um colega que está trabalhando demais e fazendo os outros fazendo o resto ficarem mal. Profissionais negativos não querem fazer mais, eles querem que outros façam menos para que eles não 'percam'
Um grande profissional não se compara aos outros, ele se compara a si mesmo.
O funcionário pode até ter feito quase todo o trabalho, conseguindo superar diversos obstáculos. E talvez sem ele, a equipe não tivesse alcançado o resultado obtido. Mas, nada é feito sozinho, mesmo que algumas pessoas gostem de agir como se isso fosse verdade.
Um bom profissional e uma boa equipe compartilham a glória e bons resultados. Ele dá crédito para quem merece, elogia e permite que outras pessoas brilhem.
Um cliente reclama ou se sente enganado ou um problema aparece e isso nunca é culpa do profissional com postura negativa. Mesmo que o funcionário realmente não seja o culpado, ele não deve apontar para outro colega e simplesmente culpá-lo.
Nessas situações, o melhor é que todos assumam a culpa, como um time, e mostrem que estão no mesmo barco.