Um vídeo divulgado no Facebook mostra como a pimenta Gota é capaz de corroer moedas. Por conta disso, ela seria prejudicial à saúde. Será mesmo?
Um vídeo publicado no Facebook mostra uma experiência em que a pimenta gota aparentemente corrói uma moeda. De acordo com o vídeo, a pimenta teria ingredientes que corroem a moeda e fazem mal à saúde. Será que isso é realmente verdade?
O vídeo, publicado no início do mês, já foi visto mais de 5 milhões de vezes. O teste é feito com dois molhos diferentes de pimenta: gota e um molho caseiro à base de óleo.
Um homem pinga um pouco do molho de pimenta Gota em uma moeda de 25 centavos e outra pequena quantidade de pimenta caseira em outra moeda.
Depois de 5 minutos, o homem que realiza o experimento limpa as moedas e mostra como a pimenta Gota possivelmente corrói mais o metal do que o molho de pimenta caseiro, já que a moeda com essa pimenta fica mais limpa.
É então que autor do vídeo sugere que os ingredientes da pimenta industrializada podem fazer mal à saúde, já que têm um efeito visível sobre a moeda.
O efeito provocado nas moedas mostrado no vídeo é real, no entanto, a possível corrosão não foi provocada pela ardência da pimenta, dos “carboidratos” ou da “soda cáustica”, como é dito no vídeo.
A pimenta Gota, da mesma maneira que outras marcas desse tipo de molho picante, possui em sua composição ácido acético, mais conhecido como vinagre.
No caso da moeda de 25 centavos, que é revestida de bronze, ocorre oxidação quando o material entra em contato com o ácido cético e o cloro.
Ao colocar a pimenta em contato com a moeda, essas substâncias quebram as moléculas de óxido de cobre e a moeda fica mais clara, pois embora ela seja revestida de cobre, é feita de aço.
O mesmo efeito é verificado no zinco, por exemplo, material que reveste as moedas de 5 e 10 centavos.
A mistura de vinagre e sal podem ter efeito sobre a moeda, mas não fazem mal nenhum à saúde. Além da pimenta, eles também podem estar presentes em diversos alimentos que consumimos com frequência.
O vinagre e o sal são, inclusive, utilizados pela medicina popular em forma de gargarejo como tratamento de dor de garganta, por exemplo.