Forums » RPG MAKER 2K e 2003

(DestinyScript) 2 - Salvar, Carregar, Iniciar e Sair

    • 683 posts
    13 de maio de 2015 15:23:37 ART

    Aulas Anteriores


    • 1 - Criando a Tela de Título


     

    Introdução


    Esse tutorial será bem simples de entender e fazer. Ele é um complemento da primeira aula. Eu não coloquei esses comandos na tela de título criada anteriormente para dar ênfase à mecânica da title. Pois bem, é bom que tenha o sistema da aula anterior para que possamos aproveitá-lo. Se não, baixe-o ou crie um sistema novo. Não tenha pressa, eu espero. ... Pronto!

     

    Salvar


    O comando salvar é muito simples. Basta utilizar o seguinte código em algum comentário: $ Game.Save(N); (Onde N é o nº do slot) que, automaticamente, o jogo será salvo. Cabe a você saber explorar e dinamizar esse comando em diversas situações.

    • Autosave

    • Salvar Feito Emulador

    Há também um modo de salvar em um ponto específico mas eu não fiz essa demo. Basta criar um evento em Pressionar Tecla e utilizar o comando de salvar após os detalhes do save.

     

    Carregar


    O comando de carregar também é simples, se você for 'safo' já deve ter pensado em como deve ser: $ Game.Load(N); (Onde N é o nº do slot) e lembrando que todos os script's do destiny devem começar com $ e terminar com ;, menos as condições, elas não são obrigadas. O único problema e o motivo pelo qual a coisa complica um pouco é que o RPG Maker não carrega algo que não está salvo. Se você chegar e mandar o $Game.Load(1); sem ter criado o $Game.Save(1); vai dar erro e o jogo vai 'quebrar'. Para isso utiliza-se uma condição específica com o seguinte código:

    $ if(Game.SlotExists(N))   Game.Load(N); endif;


    Esse código é ideal para ser usado na tela de título, permitindo que o jogo carregue perfeitamente.

     

    Iniciar


    Muitos jogos começam de maneira diferente mas a maneira mais prática, rápida e fácil de se iniciar um jogo a partir da tela de título é dando um comando de teletransporte. Você deve fazer com que o herói se mova de um mapa para o outro, basicamente, alterando certos comandos que representam certos atributos do herói que não estavam presente na tela de título, como por exemplo o gráfico do char.

    Talvez o comando de 'iniciar' seja o mais fácil porque é só dar um 'teleport'. Você enviará o herói ao mapa desejado com as coordenadas desejadas. Claro que você pode usar esse comando por eventos mas como o tutorial é sobre o DestinyScript, então usaremos o comando por DestinyScript. Capiche?!
    Código: $ Command.Teleport(Z,X,Y);

    Nota¹: A maioria dos comandos por eventos, na linguagem do DestinyScript, começa por "Command".

    Nota²: Onde Z é a ID do mapa. X é a coordenada do eixo do X na qual o herói será enviado. Y é a coordenada do eixo do Y na qual o herói será enviado.

     

    Sair


    Esse comando é maravilhoso. Não tem mistério e eu o utilizo em todas as minhas demo's com telas de títulos. Para permitir com que o jogador feche o jogo na própria title sem ter que clicar no x da janela, basta utilizar o seguinte comando: $ Game.Quit(); e aí a mágica acontece.