Iae galera, beleza? Estou aqui com um tutorial para iniciantes do RPGMaker2003 bem simples, a respeito de Baús. Muitos tem essa dificuldade com baús, pois muitas vezes o personagem abre o baú, pega o item, mas depois de sair e voltar ao mapa, o item está lá denovo, e fazendo isso você pode pegar o mesmo item várias vezes sem esforço algum, além de apelar o jogo. Por isso serve as "Switchs". Bem, vamos começar:
Primeiramente, no lugar onde quer o baú no seu mapa, crie um novo evento.
Agora clique em Set e selecione um gráfico de um baú. (o mesmo tem no próprio RTP em object1 )
Agora crie um evento, clique na 3ª aba e depois clique em Play sound effect, e depois é só escolher algum som que se assimile a um baú abrindo.
Mude a Animation Type para Fixed Graphic. O evento deve ficar assim:
Mas obviamente você pode escolher outro gráfico de baú se você tiver e quiser.
Agora crie um Switch, para isso crie um evento, e na 1ª Aba, selecione Switch Operations.
Agora, depois de estar marcado com um pontinho as opções Single Switch e Turn ON, clique no ... e crie uma switch do número0001 até o 0100 (se quiser, pode aumentar o limite de números) e de o nome que quiser, eu dei o nome de Baú. Depois clique em OK,
Agora crie outro evento, clique na 1ª Aba e clique em Message.
Escreva algo relacionado à "Você achou Item!" ou coisas assim. Pode ser qualquer item, eu coloquei Poção Vermelha I que é um item que eu editei na Database. Eu coloquei esses "códigos" para mudarem a cor da fonte. Caso você não saiba, essa letra Y com dois risquinhos, na verdade é a tecla \, ou seja, eu escrevi: \c[18] para mudar de cor, e para voltar ao normal, eu escrevi: \c[0]
Estamos quase terminando. Crie outro Evento, na 1ª Aba clique em Item Management.
Agora deixe marcado as opções Add Item, Specific Item e Fixed Amount. Agora você pode selecionar qualquer item, e quantos, que no caso eu selecionei Uma Poção Vermelha I. Depois de terminado clique em OK.
Clique em New Page que irá abrir a 2ª Página.
Marque a opção Switch e escolha o seu switch que você fez, no meu caso eu fiz a switch 0001: Baú.
Clique em Set, depois nos gráficos do baú, clique em Up e depois em OK.
Por último, crie um Evento (lembre-se que é na 2ª Página) e depois na 1ª Aba vá em Message e escreva algo que aparecerá na tela depois do personagem já ter aberto o baú. Pra finalizar clique em OK.
Pronto, você terminou, se segui os passos corretamente, verá isso acontecer: