Sobre o sistema:
Esse sistema é bem simples, ele tem como finalidade criar o efeito de velocidade, tornando o personagem mais veloz ao segurar a tecla "Z" ou "Enter", não é necessário ser feito no RMVX pois o SHIFT faz com que ele corra.
Mas aqui além de fazer o "personagem" correr você também aprenderá a mudar o gráfico dele dependendo da velocidade.
Para se criar este efeito no RMXP você deve usar as Forks(Condições) só que nele funciona de um outro modo.
Criador do sistema: eX-Arus (Arus).
Alterado por: TânatosMaker.
Tutorial: TânatosMaker.
Nível: Médio.
Plataforma: Rm2K e Rm2k3.
Download:
http://tanatosmaker....segurando_.html
O autor original ou melhor dizendo o jogo de onde descobri o sistema pertence a uma pessoa que se chama Arus ou eX-Arus um Italiano das antigas, o sistema foi usado no jogo dele próprio chamado "Genesis Saga: Pandora's Box".
Para desenvolver a tutorial eu usei o Rm2k em inglês, então preste bem atenção na hora de criar isso num Rpg Maker em português.
Esse tutorial é de nível 3, mas deixei ela bem detalhada com exemplos para que qualquer usuário mais novato possa entender o sistema.
A tutorial foi dividida em cinco partes:
(A parte 4 é totalmente opcional, ou seja você não é obrigado a usar, só serve para mudar o gráfico dos personagens quando estiverem correndo.)
Exemplo:
Citar
[move][/move]
Andando.
[move][/move]
Correndo
Observações:
Este sistema é compatível com sistema de escadas e pontes(Mover na diagonal).
É compatível com Caterpillar(Fila indiana), você pode encontrar essa combinação no sistema "CBS de Chrono Trigger".
E também é compatível com o sistema 8 direções desde que você faça as alterações necessárias.
Na Engine tem um método que fiz baseado nas escadas do jogo "Genesis Saga: Pandora's Box" do eX-Arus.
http://www.dream-mkr...n=games&view=46
Parte 1: Criando uma função de tecla.
No Rpg maker abra o Banco de Dados(Tecla F8) e vá na última aba "Common Events"(Eventos Comuns).
Crie um Evento chamado "Corrida".
http://img525.images...72/32445088.png
Defina o Event Start Condition como Parallel Process e na "Apperance Conditions Switch" crie uma Switch chamada de "Corrida-ON".
http://img525.images...60/96361937.png
Dentro do evento crie "Set PassWord"(O 7° item da 3° Aba do Event Commands).
A varivel escolhida em "Change PassWord" deve se chamar "Tecla-Corrida", retire a opção "Wait untill Key hit"(Esperar pressionar tecla).
E por fim selecione em "Input Passable Key" a Direction(1,2,3,4) e a Decision(5), de modo que fique assim:
http://img682.images...98/62318059.png
Agora crie uma Fork(Condição), coloque a opção "Variable" em "SET" mude o valor para 5 e deixe em "Same"(Igual) que significa "Quando a varivel for igual a 5" que é o valor da tecla "Enter" ou "Z".
Em "Option" deixe a opção "Add ELSE Case"(Exceção) ou seja "Caso o valor valor não for igual a 5".
Ficará assim no Rm2k:
http://img406.images...43/53562007.png
Ficará assim no Rm2k3:
http://img406.images...29/92198241.png
Após este processo tudo ficará assim:
http://img42.imagesh...53/94912216.png
Parte 3: Cancelando o sistema temporariamente.
Essa é uma parte essencial para o sistema funcionar fluentemente com o jogo.
Crie um novo evento, e o nomei como "Finalizar Sistema", em "Event Start Condition" deixe em "Call" sem a opção Switch.
Após isso ainda dentro da Fork crie um "Change Switch" que troque as Switchs "Corrida-ON" e "Segurando Tecla" em OFF.
Sendo "Corrida-ON" e "Segurando Tecla".
Crie um "Move Event" igual ao anterior exceto pela rota que deve ser a seguinte:
6 Move "Speed Down", 2 "Move Speed Up" e um "End Slip Trough"(StopSlipTrou), a frequência deve ser 8.
Após isso coloque um "Move All", na realidade essa função significa "Esperar fim do movimento".
http://img163.images...49/13084732.png
Deve ficar assim:
http://img205.images...82/53925823.png
Citar
Caso use o sistema de mudar gráfico você deve criar uma "Set Hero Walk GFX"(Mudar gráfico do Heroi).
Altere o gráfico do herói para ele andando, repita o procedimento para cada um dos personagens que você poderá ter durante o jogo.
Ficando assim:
http://img21.imagesh...15/61593442.png
Como usar o sistema:
No momento em que se iniciar um evento em que os movimentos sejam automáticos, tipo aquilo que chamamos de "filminho" ou "historinha", você deve usar um Call Event e chamar este evento "Finalizar Sistema".
Mas preste bem atenção isso deve ser bem no início do evento automático.
Exemplo:
http://img121.images...33/15211335.png
Para reativá-lo basta seguir o procedimento da próxima parte.
Parte 4: Alterando o gráfico do personagem.
Essa parte é totalmente opcional, ou seja você só coloca se quiser.
Primeiramente você deve ter um gráfico de cada personagem andando e um correndo.
Caso não tenha pegue estes.
http://img163.images...73/chrono01.png
Agora vá na primeira ABA "HEROs" altere o gráfico do seu personagem para este andando:
http://img205.images...86/17720027.png
Agora volte ao Evento Corrida, dentro da Fork da variavel 5 tem a Fork da Switch "Segurando Tecla" dentro desta Fork que está vazia você deve criar uma "Set Hero Walk GFX"(Mudar gráfico do Heroi).
Altere o gráfico do herói para ele correndo, repita o procedimento para cada um dos personagens que você poderá ter durante o jogo.
http://img121.images...14/50154870.png
Se preferir coloque um comentário acima disso para que não se esqueça para que serve essa Fork.
http://img442.images...59/44403848.png
Agora vá até a Exceção da Fork 5 e dentro da Fork da Switch "Segurando Tecla" em ON e acima do "Move Event" crie um "Set Hero Walk GFX".
Só que desta vez o gráfico deve ser andado, repita o procedimento para cada um dos personagens que você poderá ter durante o jogo.
Se quiser acima disso crie uma cometário para que não se esqueça para que serve está Fork:
http://img260.images...23/15636259.png
Agora faça os testes, se não funcionar releia a tutorial ou você ainda não sabe como funciona "Fork Conditions".
Parte 5: Como fazer funcionar.
No final da introdução do seu jogo basta criar dois comandos, coloque um Call Event chamando o evento "Finalizar Sistema" para que a velocidade do Player diminua antes de iniciar o jogo.
Logo após um Change Switch tornando a Switch "Corrida-ON" em modo ON.
http://img137.images...30/45998387.png
Agora faça os testes, se não funcionar releia a tutorial ou você ainda não sabe como funciona "Fork Conditions".
Considerações finais:
Esse sistema é um dos mais interessantes para melhorar a jogabilidade, talvez seja um dos sistemas simples de ser feito mais atrativo em vários jogos famosos de ABS e RPG feitos para console, como Chrono Trigger, Secret of Mana ou Legacy of Goku 2 e 3.
FAQ (Dúvidas frequentes):
P: "Posso usar em outro rpg maker, VX, XP ou ACE?"
R: Sim, mas não vale a pena no VX e no ACE, pois ambos já possuem o sistema de corrida por tecla via scripts sem necessidade de customizar.