Forums » RPG Maker XP

Mapeamento Básico: O que são layers e aspecto

    • 404 posts
    14 de maio de 2015 00:30:50 ART
    #1 Tutorial de Mapeamento Básico: O que são layers e aspecto
     
     
       Olá, tudo bem? Espero que sim. Aqui estou iniciando um tutorial de mapeamento básico, pois compartilhar conhecimento nunca é demais. Lembrando que isso é um tutorial básico de mapeamento, e não avançado. Enfim, vou dividir o tutorial em três partesTerrenoObjetos e Layer superior, sendo hoje o primeiro tutorial explicando as noções básicas para então irmos para as três partes.
     
     
    O que são Layers
     
     
       Layers são as camadas de seu mapa. No RPG Maker XP, temos esse sistema para usarmos qualquer tipo de tilesets com mais liberdade e clareza. Explicando os layers e suas funções, podemos dizer isso deles:
     
     
    layer 1 é o terreno.
    layer 2 são os objetos. (O layer 2 fica acima do layer 1).
    layer 3 são complementos. (O layer 3 fica acima de todos os layers).
     
     
    Aspecto
     
     
       Aspecto é nada mais e nada menos do que o desenho imaginário ou não do mapa. Por exemplo, quando você for fazer um mapa, não deve jogar objetos aleatórias e coisas aleatórias nele. Podemos dividir Aspecto em três categorias:
    1 - Tem que planejar o caminho que o jogador tem que fazer e deixar esse espaço escancaradamente amploExemplo: Esse bosque servirá para o jogador chegar em uma outra cidade, então vou traçar um caminho com isso aqui e não vou botar muitos objetos bloqueados no caminho traçado.
    2 - Não esqueça de evitar simetrias para deixar seu mapa mais natural. Se preferir, use o google para pesquisar mapas com ao mesmo tema que o seu, assim você terá uma ideia de como fazer. Exemplo: Quero fazer um castelo, vou procurar um mapa de castelo no google feito em RPG Maker XP.
     
    3 - Esse é o Aspecto mais comum de se ter erros. O mapa SEMPRE tem que ter suas extremidades COBERTAS aonde não tem um teleporte ou algo do tipo ali. Ou seja, só não cubra o que for útil. Exemplo: Bom, nessa floresta terei apenas um teleporte ao norte, então vou cobrir todos os outros lugares que não tem teleporte com árvore, ou com algum objeto, etc etc...