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Como fazer um jogo de Zombies

    • 404 posts
    14 de maio de 2015 01:24:03 ART

    :zombie: Criando um jogo de Zombies :zombie:

     

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    1° Passo

    Resources Gráficos

     

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    Os resources gráficos são muito importantes para um jogo de Zombie, pois o jogo é bem mais divertido quando se passa numa cidade em ruína e tal, aqui você vai encontrar des de tilesets até chars

    Neste Link você vai encontrar super mercados, escolas, hospitais e outros (Não configurados)

    Neste Link você vai encontrar uma cidade em ruína, com: Carros destruídos, prédios, casas danificadas, entre outros (Boa parte configurada)

    Neste Link você vai encontrar um pack de resources de terror, como chars de zombies (todo mundo esperava) chars de cachorros, animações de chars, tilesets, etc...

    OBS: Mais abaixo terá uma pequena aula de mapeamento de Cidades

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    2° Passo

    Resources Sonoros

     

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    Você deve ter todos os tipos de sons que possam te ajudar a criar um ambiente "zombie" mais realista e alguns sons que possam ser classificados como de "Horror" aqui você vai encontrar alguns desses sons e algumas dicas de como usa-los!

    Neste Link você encontra sons dos clássicos que aparecem nos filmes de zombie, que são: Zombies, Cachorros e Corvos, e agora as dicas de como usar os sons contidos no link

    • Os sons da pasta "Zombies" podem ser usados da seguinte maneira: tem sons que são quando os zombies estão a distância, ou seja vcoê reproduz o SE quando o zombie está um pouco longe de você, o efeito que dá é de um "eco", outros sons podem ser usados quando o zombie ataca o herói, existem vários, como o do zombie gritando ou gemendo, outros podem ser usados quando os zombies morrem, tem SEs para zombies mortos dos dois sexos, outros sons podem ser usados quando os zombies te mordem, e um som quando o zombie da um passo, útil para quem usa som nos passos, e entre outras coisas que se pode fazer com os SEs contidos no link

    • Os sons da pasta "Corvos" podem ser usados da seguinte maneira: Tem sons do bater das asas dos corvos, útil para quem usa som nos passos, isso servirá para o som do bater das asas do corvo, tem sons de ambiente de corvos, onde há vários sons que eles fazem, som deles atacando e morrendo além de simples "gritos" que eles dão

    • Os sons da pasta "Cachorros" podem ser usados da seguinte maneira: Tem sons dos latidos deles, tanto perto quando longe (eco), sons deles atacando, comendo, andando, uivando entre outros

      Neste Link você encontra sons de alguns ambientes, como: Esgoto, Ruas, etc...
      nem preciso dizer onde se usa cada som

      Neste Link você encontra sons variados, como: Gritos, Hits, etc...
      você vai encontrar sons de janelas quebrando (úteis para assustar os players quando tudo está calmo  :malvado:) sons de portas sendo abertas e fechadas, sirenes, etc...

      Neste Link você aprende a criar músicas de terror

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      3° Passo

      Sistemas


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      Os sistemas são muito importantes para um jogo de zombie, como sistemas de efeitos no mapa, funcionalidade de sistemas e sistemas de batalha, que é o principal para um jogo de zombie ser bem melhor, abaixo estão links de sistemas que podem deixar seu jogo de zombie mais legal:

    • Chuva Avançada
    • Light Effects
    • Corrida com stamina
    • Sons por Terreno [Eventos] 
    • Sons por Terreno [Scripts]
    • PR Sound Distance
    • Cross Multifog System
    • Lampião
    • Portas Trancadas X Senhas

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      Xas Hero - Um sistema ABS que combina com esse tipo de jogo, porém na demo do sistema, tem tudo para que faça um jogo mais para o estilo Medieval, então para você criar seu jogo de zombies, você terá que editar bastante coisa nesse sistema

      Sistema de Tiro Cristianoforce - Sistema muito bom, sua demo já vem com granadas, armas, facas, essa demo foi feita para jogos de zombies, além disso há muitas outras coisas nesse sistema que vão deixar seu jogo de zombies mais legal

      RE Shooting System - Um sistema especial para jogos de zombies! tem um ótimo sistema de limite de itens igual ao do Resident evil, além de ter as opções nos itens: "Checar", "Usar" e "Equipar" possui uma HUD indicando os batimentos cardiacos e a munição da arma equipada e também um sistema de Files que contém no Resident Evil também, porém esse sistema requer que você baixe o conteúdo deste link e descarregue-os na pasta "data" da demo que baixou no início para corrigir bugs

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      4° Passo

      História


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      O que não pode faltar parar seu jogo é uma História! aliás, a história não pode faltar em jogo nenhum, porém para um jogo de zombies, você deve criar uma história para a infecção e tal, geralmente você cria uma história que tenha experiências biológicas, toxinas, etc.. porém a parte que gera o apocalipse zombie é por sua conta! você pode criar sua própria história, ou simplismente usar uma existente, a mais usada é o do jogo Resident Evil, mas para que o jogo não fique igual ao do Resident Evil, você usa a história do jogo, mas faz com que os personagens sejam simples sobreviventes, em vez de usar os personagens do Resident

      Agora que criou sua história, você deve criar as histórias individuais de cada personagem no jogo, pois em um apocalipse zombie,NUNCA tem todos amigos, familiares, conhecidos juntos! todos não pelo menos, então seus personagens devem se conhecer durante o jogo e formar um grupo e tal, é mais legal quando você vai juntando membros para sua equipe ao decorrer do jogo, não começar com um feito, na minha opinião, começar sozinho e juntar um grupo fica mais legal

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      5° Passo

      Mapeamento


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      Ninguém gosta de jogar um jogo com um mapeamento terrível, por isso aqui vai um pequeno Tuto de como mapear cidades:

      1° Passo


      Primeiro escolhemos o tamanho do nosso mapa, nesse tutorial vou faze-lo o mais pequeno possível (Preguiça! XD)


       

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      2° Passo


      Vamos colocar nossa Rua no mapa


       

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      3° Passo


      Agora colocaremos as calsadas nos dois lados da rua, e tem calsadas com detalhes, como você pode ver na imagem abaixo:


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      4° Passo


      Agora vamos espalhar uns prédios pelo mapa, na parte de cima e na de baixo, deixando um espaço para os becos


       

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      5° Passo


      Agora vamos colocar os postes no mapa, sempre coloque os postes na mesma distância um do outro, deixei 8 tiles de distância um do outro, e use os postes conforme for o bairro, não coloque postes chiques em um bairro que parece de marginais XD olhe os postes abaixo:


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      6° Passo


      Agora deixe os becos mais detalhados, coloque lixeiras, ratos, etc... e se quiser deixar brechas, para que você vá para outro mapa, fica legal também


       

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      7° Passo



      O mais legal de todos, temperar o mapa! coloque carros nas ruas, mas os coloque em sentido normal, indo direito (não na contra mão) carros destruídos, as portas dos préditos (chars), Zombies, e etc... você pode usar os tiles abaixo para fazer um tipo de susto, uma janela normal, e do nada ela quebra e sai um bixano de lá! é claro que com a ajuda dum som de janela quebrando e uma BGS bem calminha ajuda para o susto ser maior! XD


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      Resultado


      Agora com a ajuda de alguns sistemas que estão ditos mais acima, seu mapa vai ficar bem mais legal, além de uma cor de tela mais escura, Fogs, etc... emfim, olhe o resultado!  :hahaha!:


       

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      Exemplos


      Abaixo está links de alguns jogos de zombies que têm no fórum, inclusive o meu


    • Day of Death
    • Resident Evil Survivor
    • 4 Biohazard
    • Infected
    • Petroville - O enigma da cidade amaldiçoada
    • Zero Spin

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      Créditos:

      A Mim: por criar o tutorial



      A um tempo atrás decidi fazer várias coisas para ajudar o pessoal da MRM, no total foram 10 tópicos, e este é o 8°, confira todos os tópicos postados abaixo: