Forums » RPG Maker XP

11 Passos para deixar seu jogo melhor e mais realista.

    • 404 posts
    14 de maio de 2015 01:47:18 ART

    11 Passos para deixar seu jogo melhor e mais realista.

    Passo Nº 1:
    No mundo real ora é noite, ora é dia. Logo, um jogo reslista não deve ter sempre a mesma cor de tela. Use o comando "Cor da Tela" (Abaixo) e escureça ou clareie a tela como o mapa pedir. Podes também mudar o tom de cinza da tela, assim com os tons vermelho, verde e azul.

    Spoiler 
     



    Passo Nº 2:
    Adicione aos mapas do seu jogo a névoa, ela é muito importante. A névoa pode ser útil tanto para mapas sombríos quando para mapas alegres, basta saber bem como mudar o tom e a opaidade.
    Use o comando: Opções do Mapa
    Marque: Opções de névoa
    Selecione o gráfico, a opacidade o tom e o movimento da nevoa. Assim com outras configurações.
    Você também pode usar comandos específicos, por exemplo, o comando "Opacidade da névoa" define o quão transparente ela será.

    Passo Nº 3:
    O Movimento de tela permite mover a tela do seu jogo sem mover o jogador nem os eventos. Vamos supor que o jogador chegue num mapa com monstros. Você quer simular a visão do jogador, logo "Rola" a tela na direção dos monstros, e depois "Rola" de volta na direção do herói.
    Use o comando "Movimento de Tela" para isso.
    A imagem abaixo é de um evento do meu projeto:

    Spoiler 
     



    Passo Nº 4:
    Ilumine o seu jogo. Quer dizer, no mundo real á sol, não?
    Pegue uma picture de iluminação (É fácil de achar pelo google), depois use o comando "Mostrar Imagem", selecione o gráfico de iluminação, e deixe a opacidade em algo em torno de 100, dependendo da força que você quer dar para o sol.
    Você pode fazer a opacidade ir aumentando aos poucos, como eu fiz abaixo. O número que você vê aumentar; 10, 20, 30, 40, é a opacidade do "Sol".

    Spoiler 
     




    Passo Nº 5:
    Faça a fauna do seu projeto. Se não sabe o que é isso, me refiro aos animais do jogo. Por exemplo, em uma mapa de montanhas, crie um evento com gráfico de gavião (Tem no RTP), configure o movimento com quiser e marque as opções "Atravessar" e "Alta prioriade" no quadro "Opções".
    Para um mapa de porto, use uma gaivota, para um mapa comtemporâneo, uma pomba, para uma floresta, um coelho, para um mangue, um sapo, enfim, seja criativo.

    Passo Nº 6:
    Quando for escrever diálogos, não use gírias como "Vc sab onde tá o rEi?". Mas não apele: Se seu presonagem é burro, ele pode falar coisas erradas, mas dê a impressão que é de propósito.
    Outra: Gírias atuaisnão eram usadas na época medieval e provavelmente não serão usadas no futuro, lembre-se disso.

    Passo Nº 7:
    Mude a windowskin do jogo. As pessoas pensam que isso é meio rídiculo, mas tem muita gente que não sabe e acaba usando a padrão do RTP, que é feia e geralmente não combina com os estilos de jogos (Futurísticos, 
    Mediavais, etc...)
    Se você não sabe fazer uma Windowskin, procure ajuda no fórum, deve encontrar.

    Passo Nº 8:
    Jogos não são feitos só de partes jogáveis. Faça pequenos "Filmes", partes em que o herói não pode interferir, como por exemplo, introduções. Para você ter uma idéia, o jogo que estou fazendo por enquanto já tem duas introduções, com todos, ou quase todos os itens anteriores.

    Passo Nº 9:
    Use efeitos de "Flash" e "Tremor de tela" quando necessário. Lembre-se que o que vale é a criatividade: Você pode tremer a tela desde quando houver um terremoto, até quando um personagem estiver furioso.
    O efeito "Flash" deve ser usado poucas vezes, ao repetí-lo deixamos o jogador cansado. Ou seja, use com moderação: Pode ser usado quando alguém leva um ataque, quando se passa tantos dias, quando se entra num sonho, seja criativo.

    Passo Nº 10:
    Use músicas durante o jogo. BGM e BGS são fundamentais para um bom jogo. Procure criar as próprias ou pedir para alguém fazer, pois as do RTP estão meio gastas. Use e abuse também dos efeitos sonoros. Sempre que alguém gritar, um objeto cair, um pássaro voar, tente acrescentar uma SE ou ME.

    Passo Nº 11:
    IMPROVISE!!
    Vou contar uma história que aconteceu comigo ontem enquanto construía o meu jogo:
    Eu estava arrumando a introdução Nº 2, em que não vou entrar em detalhes, mas uma hora o personagem leva uma espadada e sangra.
    Eu tinha criado um pássaro que sobreovava o local, e tive a ideia de fazer o sangue espirrar no pássaro. Então fui lá, fiz o gráfico da ave com sangue, mudei a rota, e ficou muito mais profissional. Muito melhor mesmo.

    Scripts que podem te ajudar:
    Se os 11 passos não bastaram, recorra a ajuda de alguns scripts:
    http://www.mundorpgm...p?topic=72729.0 - Efeitos de luz
    http://www.mundorpgm...p?topic=78616.0 - Sombras (Tem defeitos)
    http://www.mundorpgm...p?topic=76206.0 - Respiração
    http://www.mundorpgm...p?topic=76823.0 - Gera Sangue (Uso na minha introdução)

    Recorra também a outros sistemas por eventos:
    http://www.mundorpgm...54527#msg154527 - Chuva Avançada
    http://www.mundorpgm...18528#msg518528 - SE por terreno
    http://www.mundorpgm...09750#msg709750 - Dia e Noite