Forums » RPG MAKER 2K e 2003

Chaos ABS - Sistema de Batalha Complexo [Avaliem]

    • 683 posts
    14 de maio de 2015 22:59:05 ART

    Introdução

    Olá pessoal.
    Em primeiro lugar, se for a área errada, me desculpem, e podem mover!
    Hoje eu estou aqui para pedir vossa avaliação. Eu estou construindo um projeto, e consequentemente, fiz alguns sistemas. Mas hoje, eu peço a avaliação de vocês para o sistema que eu mais trabalhei: o sistema de batalha ABS (Action Battle System), que eu mesmo batizei de Chaos ABS. Pra quem não sabe o que é um ABS, o ABS é um sistema de batalha no mapa estilo Zelda. Eu fiz esse sistema com muito esforço, e durante todo esse mês de março eu procurei inúmeros tutoriais, recursos etc. para eu construir um sistema decente. E eu acho que ficou bom. Mas eu vim pedir a opinião de vocês. O sistema ainda não é editável, mas após a conclusão do projeto talvez eu disponibilize pra galera.
    Sugestões e críticas são muito bem vindas!


    O Sistema

    O sistema tem o sistema de ataque corpo-a-corpo (com a espada no caso), o sistema de ataque a distância, o sistema de Defesa, e o sistema de Limit Break. O sistema de ataque foi muito simples de se fazer, eu diria que fora os cálculos de dano, foi a parte mais simples de todas. Difícil foi encaixar com o sistema de ataques de longe, no início, tinham muitos bugs (muitos, MUITOS mesmo), mas com o tempo eu fui fazendo as adaptações que fizeram o sistema funcionar. Vale lembrar, que eu fiz o meu sistema de ataques de longe graças ao tanatos, que fez o Arco e Flecha em ABS, e eu estudei o sistema, e peguei uns tutoriais na net que me ajudaram bastante. Depois, eu adicionei o sistema de defesa, também foi simples, mas eu não sabia a lógica (a lógica dos ataques corpo a corpo eu já sabia de outro ABS que eu havia feito) por isso foi mais difícil. Por último, mas não menos importante, o Limit Break. Esse sistema é bem interessante, pois eu senti que faltava alguma coisa que desse um Quê no ABS. Então eu pensei em fazer o Limit Break, que funciona assim: A cada ataque executado com sucesso, sua barra de Limit enche um pouco. A cada X ataques (é um valor aleatório entre cinco e dez), o seu ataque sai com o dobro da força. Isso combinado com a variação de força dos ataques*¹ pode causar um dano devastador. Também tem as HUDs, que foram fáceis de fazer, são elas três: HP, MP e Limit. No DEMO tem o sistema de dia e noite que não teve nada a ver com o ABS, e eu me esqueci de tirar. Bom é só isso mesmo, espero que se divirtam pelo menos um pouco.

    *¹(Fórmula: (Ataque + Agilidade + Inteligência) / Número Aleatório Entre 14 e 16, ou seja, partindo do pressuposto que seu ataque, agilidade e inteligência iniciais sejam 26, 18 e 23, seu ataque irá variar entre 5 e 4, que pro jogo é uma grande coisa)

    Comandos

    W, A, S, D => Movimentam o personagem (Cima, Esquerda, Baixo e Direita respectivamente)
    Enter => Ataca corpo-a-corpo
    Shift => Ataque de Longe
    Backspace => Defesa

    Screenshots
    [spoiler=Pesado]
    Ataques corpo-a-corpo:
    Imagem Postada

    Imagem Postada

    Imagem Postada

    Imagem Postada

    Ataques à Distância

    Imagem Postada

    Imagem Postada

    Imagem Postada

    Imagem Postada

    Defesa:

    Imagem Postada

    Imagem Postada

    Imagem Postada[/spoiler]

    Créditos

    [spoiler=Parte Chata]Em primeiro lugar a mim, por criar o sistema.
    Ao tanatos, por disponibilizar o arco e flecha em ABS, que foi material de estudos e fundamental para a criação do sistema.
    A ASCII, por criar o rm2k, e ao Don, por ter pirateado.
    Ao Bananan-Joe, por criar o Destiny Patcher.
    Ao Van Halen, por ter criado Hot For Teacher, música usada no DEMO.
    Ao Goku, por ter salvado a terra.
    As pictures usadas no DEMO possuem autores desconhecidos. Elas estavam num CD antigo de quando eu ia formatar meu PC.
    Os chars foram encontrados no site Charas Project, e o autor disse que não eram necessários os créditos, o char do projétil possui autor desconhecido.
    O Chipset possui autor desconhecido, mas provavelmente é MAC&BLUE.
    [/spoiler]

    Download
    :clique: 

    :rm2k2k3: