[box class="titlebg2"]
O Que é?
[/box]
[box class="roundframe"]Tutoriais Básicos é o nome que eu criei para a série de tutoriais e sistemas que serão postados, na medida do possível, em todos os fóruns/comunidades de RPG Maker. A maioria dos tutoriais e sistemas dessa série será retirada do pacote que o Tanatos me disponibilizou. Com o tempo eu irei organizar a explicação e, se possível, criar uma demo para facilitar a compreensão.[/box]
[box class="titlebg2"]
Dia e Noite
[/box]
[box class="roundframe"]
Dia e Noite {Hora do PC} é um sistema, pioneiramente, criado por Faalco. Acompanhe o tutorial abaixo e tome a demo de presente. Esteja ciente de que para utilizar este sistema você precisará de alguns comandos no Destiny Script. Sugiro que faça esse tutorial após realizar algumas mudanças no seu executável. Para saber como utilizar o Destiny Script no seu projeto clique aqui. Aproveite este tutorial e demo criados por mim. Créditos não são necessários devido à facilidade do sistema.
[/box]
[box class="titlebg2"]
Primeiro Passo
[/box]
[box class="roundframe"]
Criaremos um evento em Início Automático no mapa, cuja prioridade é abaixo do herói. Esse evento terá, apenas, dois comandos. Ligar a Switch "Dia e Noite". O nome é, sempre, opcional. Essa switch terá a função de determinar onde esse sistema estará presente. Por exemplo: Dentro de uma casa o Dia e Noite fica indeterminado, então, é a deixa para desligar a switch. O segundo comando é Clear Timer Events. ( Erase, tanto faz. ) Esse comando irá fazer com que esse evento de disparo feche. Note que esse tipo de evento é, geralmente, usado em introduções. Caso o seu jogo não tenha introdução esse evento não deverá existir mas o sistema continuará sendo regulado por uma switch. Isso é fundamental. Não colocarei uma imagem explicando porque não é necessário. Só há dois comandos.
[/box]
[box class="titlebg2"]
Segundo Passo
[/box]
[box class="roundframe"]
Vamos fazer a parte chata do sistema. Sim, pois é. Repare que sistemas que mexem com horas, minutos, etc, são providos de demasiadas condições. Todo o tempo você deve verificar a hora atual para que o programa (rpg maker) possa executar um determinado comando. Então, sem conversa fiada, crie um Evento Comum > Processo Paralelo > Switch de Disparo ( Determinada acima. ) O nome é opcional mas tenha em mente que esse evento irá verificar as condições, apenas. E para cada hora ele irá modificar a tonalidade da tela. Dessa maneira:
Note também que, na imagem, as condições só aparecem até a 7. Esse número significa as horas do dia. Faça de 0 até 24. Nunca se sabe qual hora aparece no computador da pessoa, né? Por via das dúvidas deixe os dois. Sendo que eles serão iguais. Felizmente, não é preciso converter as horas porque o computador faz isso sozinho. Só precisamos das condições. O problema maior é achar a tonalidade ideal. Isso é muito chato. Como exemplo, eu utilizei os múltiplos de 7. Mas você deve alterar a seu gosto para que possa ficar ideal, à sua maneira.
[/box]
[box class="titlebg2"]
Terceiro Passo
[/box]
[box class="roundframe"]
Essa é a parte mais tranquila ou uma das. Crie um outro Evento Comum > Processo Paralelo > Sem switch de disparo com os seguintes comandos:
A primeira linha de comando, v[1], atribui à variável de ID nº1 o valor da hora do PC. No meu caso, são 21:04, então v[1] = 24. A segunda variável é só para ser mostrada nas mensagens visto que faremos as condições só com as horas! Se quiser deixar mais dinâmico, faça condições com os minutos também. Desejo sorte.
Se tudo der certo, ficará assim:
[/box]
[box class="titlebg2"]Imagens[/box]
[box class="roundframe"]
[box class="titlebg2"]
Agradecimentos
[/box]
[box class="roundframe"]
B.loder pelos buttons.
[/box]