Forums » RPG MAKER 2K e 2003

#01 - Tempo de Jogo por Pictures ( + DEMO )

• 683 posts
    14 de maio de 2015 23:11:07 ART

Imagem Postada

[box class="titlebg2"]

O Que é?

[/box]
    [box class="roundframe"]Tutoriais Básicos é o nome que eu criei para a série de tutoriais e sistemas que serão postados, na medida do possível, em todos os fóruns/comunidades de RPG Maker. A maioria dos tutoriais e sistemas dessa série será retirada do pacote que o Tanatos me disponibilizou. Com o tempo eu irei organizar a explicação e, se possível, criar uma demo para facilitar a compreensão.[/box]

Imagem Postada

[box class="titlebg2"]

Tempo de Jogo

[/box]
    [box class="roundframe"]

Tempo de jogo é um sistema criado por mim para ser o primeiro dessa série. É muito fácil criar um sistema desse embora seja trabalhoso. Acompanhe a explicação logo abaixo.

[/box]

[box class="titlebg2"]

Primeiro Passo

[/box]
    [box class="roundframe"]

Criaremos um evento no mapa em Início Automático com os seguintes comandos: variável 'segundos' = 0 / variável 'minutos' = 0 / variável 'horas' = 0... Esse comando é meio inútil já que as variáveis começam com um valor nulo. Eu os coloquei aí para nomear as ID'sAdicionar um item : Tempo de Jogo. E um "Erase Timer Events". Se tudo deu certo, deverá ficar assim:

Spoiler 

[/box]

[box class="titlebg2"]

Segundo Passo

[/box]
    [box class="roundframe"]

Aperte F8 para abrir o Banco de Dados. Vá na aba Eventos Comuns  e coloque os seguintes comandos, lembrando que nesse primeiro evento comum iremos atribuir o sistema de relógio. Ou de hora. O corpo dele será que a cada segundo aumenta a variável 'segundos' em uma unidade:Wait 1.0s > Agora aumente a variável segundos em uma unidade. Variável 'segundos' Set + 1 > Devemos informar o que irá acontecer caso var[segundos] seja igual a 60. Fork: var[segundos] = 60, então var[minutos] + 1 e var[segundos] = ). Agora adaptemos caso minutos seja igual a 60. Repita o processo, invertendo as variáveis. Fork: var[minutos] = 60, então var[horas] + 1 e var[minutos] = ). Veja como ficou:

Spoiler 

[/box]

[box class="titlebg2"]

Terceiro Passo

[/box]
    [box class="roundframe"]

Aqui criaremos o mecanismo de quando abrir o Tempo de Jogo, aparecer as HUD's e quando clicar, novamente, apagá-las. Porém, a contagem irá continuar, óbvio. Crie um outro evento comum em Processo Paralelo, com uma switch de disparo igual à switch do item // Utilizei 'Controle de Switch'. Crie uma Fork com uma outra switch // que fará a relação do tempo, mostrando a HUD. Eu chamei de Tempo de Jogoe marque a caixa de exceção. Se a segunda switch estiver ligada, desligue as duas switches anteriores e um Wait 0.2 para não dar lag. Caso ela já esteja desligada,ligue esta mesma switch e desligue a switch de disparo, seguido de um Wait 0.2s. Comandos:

Spoiler 

[/box]

[box class="titlebg2"]

Quarto Passo

[/box]
    [box class="roundframe"]

Esse passo é o mais chato. Sugiro que copiem e cole os códigos no teu projeto, diretamente. Eu não o explicarei por completo, vejam a demo. > Crie um Evento Comum em Processo Paralelo começando pela mesma switch de antes. // Tempo de Jogo. Só por precaução, a switch de disparo desse evento não é a mesma do anterior. (y) O esquema aqui é criar uma condição para cada valor possível de segundos, minutos e horas. Ou seja, 60. Pois é, amigo, você vai ter que criar 180 condições. s2 ... Fork: var[segundos] = 0 então mostre a HUD [1] representando 0 nas coordenadas desejadas. E apague a HUD [2]. // Por que apagar a HUD [2], sendo que eu nem a declarei? Pois é, os segundos, minutos e horas têm dois dígitos, então precisaremos de duas imagens para cada um deles. Ao todo, 6 imagens são necessárias. Fork: var[segundos] = 1, então mostre a imagem [1] que represente o algarismo 1. Lembrando que o número dentro dos colchetes [] representam a ID da picture. Repita o processo para todos os outros valores para as variáveis segundos, minutos e horas. Exemplo: [spoiler= Veja a demo para conhecer o código completo.]Imagem Postada[/spoiler]

[/box]

[box class="titlebg2"]

Quinto Passo

[/box]
    [box class="roundframe"]

Bem, esse é o mais tranquilo. Crie mais um evento em Processo Paralelo sem switch de disparo com o seguinte comando: Fork:[Tempo de Jogo = OFF] então apague todas as mensagens: 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Ficando dessa maneira:

Spoiler 

// Eu poderia ter colocado esse comando no primeiro evento comum que também não tem switch de disparo mas ele tem um Wait de 1.0s que atrasaria o fechamento do contador.

Tome de brinde o status de como o item deve ser criado:

Spoiler 

[/box]

[box class="titlebg2"]Imagens[/box]

[box class="roundframe"]

Spoiler 

[box class="titlebg2"]

Créditos

[/box]
    [box class="roundframe"]Avenger_B7 pela criação do sistema.

B.loder pelos buttons.

Tanatos pelo pacote de tutoriais.[/box]

Imagem Postada