Script de 8 direções
Script Por: Syd Barrett Incompatibilidades: 2k3
Olá pessoal. Hoje venho postar aqui pra galera um script que eu fiz. Como todos devem ter deduzido, é um script de oito direções. É algo bem básico mesmo, só pra dar um "Quê" no seu jogo, tornando-o mais realista (ou não). Apesar de simples, demorou um pouco para eu fazê-lo, pois eu sou um merda em scripts, e eu peguei o help do Destiny em Alemão, e me virei aqui. No final deu tudo certo. Vamos ao script.
Aqui ficam dados mais específicos sobre o sistema, Ex:
Nickname: Syd Barrett
Data de criação do sistema: 4 de abril de 2013
Para usar esse script, são necessárias algumas coisinhas, sendo elas nem tão simples. Os itens da receita estão no início do tópico. Caso você já use o Destiny e tenha em HD o RM2K9, ignore essa etapa. Primeiro, baixe o Destiny Patch V2. Logo após isso, faça o download do RM2K9. Instale normalmente o Destiny V2 em seu computador. Após isso, abra o programa. Clique em “Optionen” selecione a única opção e mude o idioma. Caso fale Alemão, ou simplesmente não queira o programa em inglês, ignore o passo anterior. Agora clique em “File” e em “Open...”, procure o diretório do seu projeto. Achou? Não? Tou esperando... Vamos continuar, agora clique em DestinyDLL e marque as opções como na screen.
Depois clique em file, em save e copy destiny.dll. Pode fechar o programa. Agora extraia o RM2K9, e clique no executável. Clique nos três pontinhos e procure seu projeto. Esperando... Achou? Vamos, agora clique no botão RM2K, e abra o seu projeto. Você deve estar se perguntando por qual motivo nós iremos usar o 2k9 né? Pois é. O RM2K, não suporta comentários com mais de 4 linhas, por isso, nós iremos usar o 2k9, que suporta até 20 linhas. E como vocês sabem (ou não), os scripts de 2k funcionam nos comentários. Bom, seu projeto está aberto, agora aperte Ctrl + Alt + E. Seu database está aberto. Crie um evento com o nome de 8 direções em processo paralelo e sem condição de início. Agora vá à terceira aba dos eventos, clique em Comentários(comment ou notas, depende da sua tradução) e cole o código do script. Pronto, agora é só alegria.
PS: Caso não funcione o Ctrl+C, Ctrl+V, digite tudo. Hahuahauhau.
PS²: Eu iria postar mais screens, mas no momento não dá porque eu não to em casa...
[spoiler=Script]
$ if(Keyboard.GetKeystate(VK_S)!=0&&Keyboard.GetKeystate(VK_D)!=0)/*Condição de duas teclas apertadas simultaneamente*/Command.MoveEvent(HERO, MC_STEPRIGHTDOWN);//Movimentona diagonalelseif(Keyboard.GetKeystate(VK_W)!=0&&Keyboard.GetKeystate(VK_D)!=0)/*Condição de duas teclas apertadas simultaneamente*/Command.MoveEvent(HERO, MC_STEPRIGHTUP);//Movimentona diagonalelseif(Keyboard.GetKeystate(VK_A)!=0&&Keyboard.GetKeystate(VK_W)!=0)/*Condição de duas teclas apertadas simultaneamente*/Command.MoveEvent(HERO, MC_STEPLEFTUP);//Movimentona diagonalelseif(Keyboard.GetKeystate(VK_A)!=0&&Keyboard.GetKeystate(VK_S)!=0)/*Condição de duas teclas apertadas simultaneamente*/Command.MoveEvent(HERO, MC_STEPLEFTDOWN);//Movimentona diagonal endif; endif; endif; endif;
[/spoiler]
Esse script foi bem simples de ser feito, eu não usei nenhuma switch ou variável, somente algumas condições e comandos. Na primeira linha, tem o $, que indica que é um script de Destiny, na segunda linha, é uma condição (quase uma Fork, só que muito mais completa) de duas teclas apertadas simultaneamente, no caso, VK_S e VK_D. Porque essas duas? Porque eu uso o sistema de movimento através de W, A, S, D. Caso você não use esse sistema, é só substituir o VK_W por VK_UP, o VK_S por VK_DOWN, o VK_A por VK_LEFT e o VK_D por VK_RIGHT. Dentro dessa condição, eu coloquei o comando Command, que simula um comando do RPG Maker (ou não).Command.MoveEvent( HERO, MC_STEPRIGHTDOWN). Ou seja, caso as duas teclas (if(Keyboard.GetKeystate(VK_S) != 0 && Keyboard.GetKeystate(VK_D) != 0)estejam apertadas simultaneamente, o herói irá se movimentar um passo na diagonal. A lógica é a mesma nas outras partes do comando.