• Introdução
Níveis: Novato / Básico / Intermediário / Avançado.
Antes de mais nada, para você entender esse tutorial terá que ter um certo avanço em eventos. Mas o que seria ser um maker do nível básico?
Básico, na minha opinião. --> Tem um conhecimento sobre Forks, Variáveis e Switches. Como assim? Simples. Sabe usar a Switch não só para abrir baús ou portas. Sabe usar as variáveis não só para alterar a fala de um NPC. E saber usar Forks, relacionando com senhas, o ideal para esse tutorial.
• Primeira etapa
Então, eu gosto de aprender as coisas e explicar de uma maneira mais simplificada. É o que farei aqui. Passo a passo de uma maneira muito bem explicada. Qualquer dúvida é só comentar nesse tópico. Para isso, irei pegar o menu (simples) que eu fiz como exemplo.
É bom você ter um programa editor de imagens. É ideal. Você viaja criando do 0, fazendo uns efeitos lindos e que combinam com o tema do seu jogo. (Eu uso o Photoscape)
Alguns criam uma imagem do zero e os ícones por fora, mas isso é mais complicado.
Ex:
Eu prefiro criar de outra maneira. Que maneira? O layout do menu já com os itens nele. Muito mais prático.
Ex:
Mas isso fica a critério de cada um.
A parte gráfica ainda não acabou. Precisamos de um cursor, um sinalizador que a opção estará sendo escolhida.
Ex:
(Repara que o azul é para ser a transparência.)
• Segunda etapa.
Agora sim a parte gráfica acabou. Simples, não? Então vamos importar os gráficos. Se você for um maker do nível básico já saberá como fazê-lo. Ok, agora a parte mais divertida, a programação. Você quer que seu menu possa ser aberto em todos os mapas, né? Então, isso faz dele um evento comum. Vá na aba de Eventos Comuns no Database e crie algumas situações. Só para organizar, vamos refletir. Quais situações?
- Abrir e fechar o menu.
- Mover o cursor.
- Escolher o item.
São essas três. Certo, vamos por parte.
• Abrir o menu
- Dê um nome qualquer ao seu evento comum, eu chamo de 'chamar menu'. Ficaria muito estranho se você chamasse o seu menu e o padrão do maker também aparecesse, certo? Então, antes de mais nada, primeiro comando será o Disable Menu. Ok, em seguida, dê um Enter Password e cria uma variável 'chamar menu' para ele, não se esqueça de marcar, apenas, a caixa do 6. Agora crie uma Fork setando a variável chamar menu igual a 6. Por que 6? Porque é a ID para chamar o menu. Agora o que acontecerá caso você chame o menu? A imagem do menu que você criou terá de aparecer. Certo, então coloque um Show Picture número 1 no centro 160x120 mas não se preocupe que o centro já é automático. 'Magnification' em 60% (eu uso por gosto) e transparência (none). Mas aqui, uma pergunta básica? Seria estranho se o seu char pudesse andar durante o menu, né? Para evitar isso, coloque um Set Chara Movement Hero, Wait (Repeat Action, apenas) antes de mostrar a imagem do menu. Agora você tem que mostrar a imagem do cursor também para facilitar o processo. Então, crie um Show Picture de segunda imagem, cursor magnification 60 e transparência stir. A direção não deverá ser no centro porque ficaria em cima do segundo item, então você coloque-o mais para a esquerda e para cima, vai testando até achar o ponto ideal. Repare no plano cartesiano onde quando mais pra cima maior o y e mais pra direita maior o x. No rpg maker é diferente. O x permanece nessa ordem mas quanto mais pra baixo maior o y, ou seja, é o contrário. Agora que está quase pronto, crie duas switches. Uma que indicará que o cursor está no primeiro item, por coincidência chama-se 'item'. E a outra permitirá um outro evento comum, o 'mover escolhas'. Logo, crie duas switches: 'Item' e 'Mover Escolhas'.
• Fechar menu
- O mesmo processo, praticamente. Dê um Ctrl + A e um Ctrl + V, sim. Duplique os comandos, separe-os por 'Comentários' para melhorar na organização. Agora, façamos alguns ajustes porque você está abrindo o menu duas vezes. Na segunda parte, troque o mostrar pictures menu e cursor por apagar pictures menu e cursor. Dê um Erase Picture para cada uma. Mude o 'Set Chara Movement' Hero sem ações (ignored if can't be moved). Agora desligue as duas switches que você criou. Item e Mostrar escolhas.
Se tudo der certo, se você fez cada passo da maneira correta, então deverá ficar assim.
• Mover cursor
a) Item
- Repare que a switch Item está ligada, então, isso indica que o cursor está no item 'Item'. Esse menu é simples, então, como o menu é simples e eu estou seguindo a demo (você pode modificá-la depois caso mude os ícones, dando os devidos créditos) você não vai poder subir o cursor porque o item 'Item' já é o primeiro. Então, só há a possibilidade de descer. Crie um evento comum chamado Item. O que terá nesse evento? Simples. Dê um outro 'Disable Menu' seguido de um 'Enter Password' com, apenas, a caixa do direcional marcada. Em seguida uma 'Fork' com a variável setada 1. Por que 1? Porque a ID para o cursor descer é 1. Agora você pensa 'O que vai acontecer se eu descer?' O cursor vai descer, e como faço para que isso aconteça? Vamos dar um 'Move Picture' para a coordenada ideal. Coloque um Play SE, só para dar um charme, 'Cursor 1'. Agora desligue a switch 'Item' e ligue a switch 'Load'. Por que? Simples, apenas para indicar que o cursor saiu do item 'Item' e desceu para o item 'Load'.
Ex:
b) Load
- Nota-se que a switch 'Load' está ligada, então, podemos perceber que o cursor indica o item Load, Ótimo! Vamos nos basear aí. Como o item Load é o do meio, ele tem duas possibilidades. Subir e descer. Vamos criar cada uma delas passo a passo.
-- Subir --> Crie um evento comum com o nome de Load Cima ou Load Subir, qualquer um que indique que estará subindo. Vamos fazer separado para facilitar. O processo é parecido. Dê um 'Disable Menu' novamente e crie um 'Enter Password' marcando, apenas a caixa do direcional. Como está subindo, crie uma 'Fork' setando a variável mover escolhas igual a 4. Dê um 'Move Picture' para a coordenada original de quando o menu foi mostrado. E um Play SE 'Cursor 1' para dar um toque, literalmente. Desligue a switch Load e ligue a switch Item para indicar que o cursor está no item 'Item'.
Ex:
-- Descer --> O processo é, praticamente, o mesmo. Acontece que você irá criar um evento Load Baixo ou Load Descer. Repita o processo, copie e cole os comandos. Apenas modifique a 'Fork' que em vez de setar 4 (para subir) irá setar 1 (para descer). E o 'Move Picture' que irá para as coordenadas do item 'Quit'. A mágica está agora também. Porque, de qualquer forma, você irá desligar a switch 'Load', o x da questão é qual você irá ligar. Se você subir com o cursor irá ligar a switch Item. Mas como irá descer, você irá ligar a switch Quit. Sabe por quê? Eu sei que sabe. Sim. Só para indicar que o cursor está no item 'Quit'.
Ex:
c) Quit
- Agora a última parte dessa seção. O cursor está no Quit. Resumindo, só a switch 'Quit' está ligda. E quais comandos devemos atribuir à essa opção? Simples, só a de subida visto que a demo é para makers do nível básico. Mas se você quiser pode modificar, deixando-a mais complexa desde que mude os gráficos e dê os devidos créditos. Então, basicamente, você deverá criar um evento comum chamado Quit Cima ou Quit Subir com as mesmas características dos anteriores. Basta modificar a 'Fork' setando 4 (para subir) e o 'Move Picture' (na coordenada ideal). E não se esqueça de desligar a switch 'Quit' e ligar a switch 'Load'.
Ex:
Note que cada evento comum está em processo paralelo e começa com uma condição.
•Escolher o Item
- Essa é a última parte do tutorial, a hora da escolha. Crie um evento comum Pressionar Z ou Escolha, sei lá. Seus comandos serão: 'Disable Menu' > 'Enter Password' (variável escolher) > 'Fork' (com, apenas, a caixa do 5 marcada que é a do meio) setando 5. E mais 3 'Forks' dentro desta. Por que? Simples, para cada situação. Aí a importância das switches. Crie uma 'Fork' para cada switch caso esteja ligada. E dentro de cada fork coloque o seu comando.
Ex:
• Legenda
Verde - Opcional
Vermelho - Obrigatório
Isso é tudo, pessoal! Espero que tenham gostado.