Forums » RPG MAKER 2K e 2003

Salvar, Carregar e Slots pelo Destiny

• 683 posts
    18 de maio de 2015 14:49:36 ART

Destiny Tutorial
    by Utiru

Imagem Postada
    Imagem Postada

Introdução:

Embora não tenha sido o único, o membro Avenger_B7 através de suas dúvidas me motivou a querer fazer esse tutorial. Porém eu ainda sou extremamente preguiçoso e não tive vontade de tirar screens do passo-a-passo, mas é bem simples, então acho que uma única demo irá ensinar aqueles que querem aprender.

Informações do sistema:

Nesse sistema você irá aprender a criar um menu próprio no RPG Maker (sem ser aquele que vem com ele) de forma que ainda te permita a salvar, carregar e olhar equipamentos. Porém, quanto a parte dos equipamentos eu não fiz nenhuma mudança (chama o menu original), mas não é complicado de fazer e quem tiver dúvidas eu ensino ou até atualizo aqui numa boa.

Lembrando que a lógica do Save do RPG Maker e do Destiny é a seguinte:
    O arquivo que será criado (Save001.lsd) contém informações quanto todas as níveis, itens, magias, stats, etc do herói e todas as variáveis e switches, além da posição e do mapa onde o herói estava por fim. Caso você em seu projeto utilize dados específicos do Destiny, como strings, floats e doubles, você precisará usar o DestinySave, que cria um arquivo a parte específico do destiny contendo estas informações. Mas não é complicado, seria o MESMO processo (inclusive, as condições pra checar o slot podem ser as mesmas), mas só que quando fosse salvar E carregar, fizesse com o do destiny junto.

Outro detalhe: vá para o segundo mapa pelo editor e veja os eventos de lá (de preferência após jogar). Você só precisa entender como funciona o evento "key" e o NPC que carrega, e o segundo mapa só contém isso (e o npc pra voltar pro primeiro), só estudar por esses dois eventos.

Screens:

Infelizmente ainda não tirei nenhuma screen (mas talvez o faça logo mais)

Considerações Finais:

O uso do Destiny é bem pequeno, apenas (justamente) pra permitir o uso da tecla (embora eu tenha usado ESC, dava pra fazer pelo RM) e poder salvar, checar slots, carregar o jogo de uma forma funcional.

Download:

Save e Load - Destiny

Atenciosamente,
    Utiru