Baú com Itens Aleatórios !! (Todos Rpg Makers)
(( INTRODUÇÃO ))
Procurei na MRM se já havia um tópico como este, mas não achei.
Me desculpem caso já exista um tutorial sobre este assunto.
Como podem perceber apenas pelo nome do tópico, é uma coisa muito simples de se fazer, mas muitos iniciantes tem essa dúvida.
Espero que seja útil pra alguém... Vamos ao tutorial.
(( REQUERIMENTOS ))
1º Ter o Rpg Maker Instalado. (Usei o RM2K3, mas pode ser pra todos os Makers)
2º Conhecimento de Database (Eventos e Variáveis)
(( INICIANDO ))
Abra o RPG Maker e crie um Novo Evento no Mapa e defina uma váriavel com valor aleatório. No tutorial, usarei os valores entre 0 e 3, porém, pode-se utilizar qualquer valor. Depois de definir uma váriavel com valor aleatório, crie uma condição para quando a váriavel tiver o valor 0,1,2 e 3.
E em cada uma o herói ganhara um item diferente.
Veja a imagem abaixo:
Você depois de testar percebera que o baú não para mais de
dar itens, toda vez q voce ir nele.
Para desativar isso, basta adicionar uma switch logo depois de receber o item.
Veja a imagem:
Mas se deixar apenas desse jeito, continuará dando itens sem parar. Para que isso não aconteça, crie uma segunda página e defina o que acontecerá quando a Switch: 0002:Baú Vazio estiver ligada (ON), ou seja, na segunda página não é preciso colocar condições para o valor da váriavel, apenas uma mensagem esclarecendo que o baú está vazio. E não se esqueça de colocar o gráfico do baú na segunda página também, a menos que queira que o baú desapareça do nada.
Veja a imagem: