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[RM2k/2k3] Mensagens Personalizadas

    • 683 posts
    22 de maio de 2015 14:23:41 ART

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    Este Tutorial + Demo esteve no MRM Recomenda #46!

     

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    Informações Iniciais:



    Sobre a Demo + Tutorial:

    Plataforma: RPG Maker 2k/2k3
    Autor: Ulrich
    Breve descrição: Nesse tutorial + demo, lhe ensinarei a fazer um 
    sistema rápido de abertura/fechadura de moldura de janela. Em uma
    linguagem técnica do RM, deixaremos todas a mensagens com fundo 
    transparente e inseriremos uma picture no lugar do system. A demo 
    ainda inclui mais estilos, métodos e ideias para a customização de 
    mensagens personalizadas.

    Sobre o Patch Unlock:

    Plataforma: RPG Maker 2k/2k3
    Autor: Cherry
    Descrição: Permite a exibição e o movimento de Pictures durante
    as mensagens.

    Tags: mensagem, personalizadas, diferente, moldura, janela, texto,
    window, skin, bigfaces, pictures, faces, RPG, Maker, 2003, 2000, patch, unlock.

     

     

     

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    Introdução

     

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    Neste tutorial você irá aprender usar pictures ao invés do system do RPG Maker 2003/2000. Na verdade o que iremos fazer é substituir a moldura do system por várias pictures com estilos de molduras diferentes.  E ainda, foi incluído um patch, chamado Unlock, que permite que as pictures sejam exibidas e movimentas durante as mensagens!

    Mas, por quê usar uma moldura baseado por pictures? 
    R: Para enriquecer seu jogo graficamente:
    O system do RPG Maker perde muita qualidade gráfica. O que acontece é que o fundo do system, apenas se expande dentro de uma moldura. Já quando usamos pictures, a qualidade gráfica se torna efetiva e customizável. 

    Se você tem interesse, continue lendo esse tutorial!

    NOTA: A demo possuí dois níveis de mensagens personalizadas: básico e médio. No nível básico possuímos dois métodos de moldura de mensagem (A1 e A2), e no nível médio são três (B1; B2 e B3). Nesse tutorial, apenas ensinarei usar o nível básico, método A1. Todos os métodos tem o mesmo princípio.  Demo possuí outros sistemas também.

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    Instruções


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    O que precisaremos?
    4 – Variaveís
    1 – Switch
    2 – Eventos Comuns
    X – Pictures de Molduras de Janelas


     


    Passo-a Passo:

    1 – Você precisa ter os gráficos das molduras prontos e já tenha-os  na  pasta Pictures do seu projeto. Você pode usar templates disponibilizados na Demo para criar suas próprias molduras.

    2 – Entre no Database>Eventos Comuns

    3 – Em Eventos Comuns, iremos criar dois eventos: Abrir – Janela MSG e  Fechar - Janela MSG. Porém, primeiramente vamos editar Abrir – Janela MSG.

    4 – No evento  Abrir – Janela MSG, crie uma variável chamada “X – Picture MSG” e sete 160. Essa variável representará a posição horizontal da moldura de janela. Toda vez que você chamar esse evento, moldura ficará centralizada.

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    5 – Agora iremos atribuir três valores de posição vertical para a moldura: topo, meio e abaixo.
    Criaremos três Condições Forks; cada uma com a condição da variável “Posição da Mensagem”.
    Sete na primeira condição fork igual a 0; na segunda igual a 1 e na terceira igual 2.
    Ficará assim:

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    Respectivamente: 
    Posição da Mensagem = 0 = abaixo
    Posição da Mensagem = 1 = meio
    Posição da Mensagem = 2 = topo

    6 – Dentro de cada Condição Fork, sete um valor para uma nova variável “Y – Picture MSG”
    O valores serão: posição abaixo = 200; posição meio = 120; posição acima = 80.
    Ficará assim:

    Imagem Postada

    7 – Você precisará  também configurar as opções de mensagem para cada Condição Fork. Entre em Comandos de Eventos logo na segundo opção: opções de Mensagem. Você deverá setar em todas as Forks o tipo de janela com fundo Transparente. Na Posição de Janela seterelacionando a posicao da fork.
    Resultado:

    Imagem Postada

    8 – Nessa etapa será exibidas os estilos de mensagem. Isso tudo depende a quantidade de estilo que você criou. Para falar sobre esse passo, irei me basear na demo. 
    Logo abaixo das posições já atribuídas você deverá criar várias Condições Fork condicionadas pela variável “Estilo de Mensagem”. Cada estilo representará um número e cada número uma picture.

    9 - Com as Condições Fork criadas (criei 6 estilo diferentes) em cada Fork você deverá Mostrar Picture. Todas as pictures deverão ter 100 % de transparência, magnificação 50 % e posicionadas com as varáveis de referência “X – Picture MSG” e “Y – Picture MSG”.
    Resultado:

    Imagem Postada

    Na demo temos esses estilos de mensagem. É claro que você pode criar vários estilos!

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    Veja os estilos do nível básico Demo nesse spoiler:


     

    Spoiler 
     

     


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    10 – Agora trataremos de criar a animação de abertura das mensagens. Você viu que atribuímos 50 % de magnificação nas pictures: É justamente isso que iremos trabalhar, a picture será animada aumentando até 100 %. Se você ver o estilo de mensagem 4 na demo, ele possuí uma abertura diferente. Você deverá fazer o seguinte para ter o mesmo efeito:
    Crie uma fork com a Swtich “MSG System” ON marcado na opção Else-Case.

    11 – Dentro da fork apenas coloque Mover Picture da mensagem com  0 segundo (marque esperar), com magnificação 100 % e transparência 0 %. Acrescente um Break Loop; Quebra de Ciclo.
    Ficará assim:

    Imagem Postada

    12 -  No Else-Case crie uma condição Fork condicionada com a variável “Estilo de Mensagem” igual a 4 marcada com Else-Case. 
    Dentro desta fork insira Mover Picture da janela de mensagem com 100 % de magnificação, 80 % de transparência e esperar 4 segundos para o movimento.
    No Else-Case desta  fork, insira Mover Picture da janela de mensagem com 100 % de magnificação, 0 % de transparência e esperar 2 segundos para o movimento.
    Ficará assim:

    Imagem Postada

    13 – Depois disso tudo dê Switch ON em “MSG System” e Break Loop.

    14 – Vamos partir para outro Evento:  Fechar - Janela MSG. Nesse evento crie uma Condições Fork condicionadas com  a variável “Estilo de Mensagem” igual a 4 marcada com Else-Case. 
    Dentro da fork, insira Mover Picture da janela de mensagem com 100 % de magnificação, 100% de transparência e esperar 3 segundos para o movimento (marque a opção esperar) . 
    Já no Else-Case insira também  Mover Picture da janela de mensagem com 50 % de magnificação, 100% de transparência e esperar 2 segundos para o movimento (marque a opção esperar). 

    15 – Em seguida basta Apagar Picture da Janela de Mensagem e dar  Switch OFF em “MSG System”.

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    16 – Com os sistemas PRONTOS, vamos aplicá-los!
    - Toda vez que você querer exibir uma mensagem, você deverá inserir essa linha de código antes:

    <> Variable Ch:[00XX:Estilo de Mensagem Set, X número]
    <> Variable Ch:[00XX:Posicao da Mensagem Set, X número]
    <> Call Event: Abrir MSG System


    - Depois disso exiba as mensagens que você quer.
    - Você pode alterar os estilo ou a posição da mensagem de imediato (entre uma mensagem e outra). Para isso apenas insira o código acima novamente.

    - Para fechar a mensagem apenas insira o código após as mensagens mostradas:

    <> Call Event: Fechar MSG System

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    Screenshots


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    Spoiler 
     

     


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    Downloads


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    Demo Mensagens Personalizadas + Patch Unlock:
    Tipo: .zip
    Tamanho: 2,56 Mb
    Download: Clique aqui
    Apenas Patch Unlock:
    Tipo: .zip
    Tamanho: 35 kb
    Download: Clique aqui


     





    Bem, eu espero ter ajudado!

    Se alguém tiver alguma dúvida, por favor me contate!

    Ulrich ^-^