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Sistema de plantação

    • 683 posts
    22 de maio de 2015 14:46:55 ART

    Meus caros amigos da JRPG, estou aqui para compartilhar com vocÊs um sistema de plantação.
    O sistema precisará de 1 switch e uma variavel por quantidade de plantas.
    e + 1 switch pelo próprio sistema.

    Crie um evento de uma pessoa, coloque em pressionar tecla, se quiser coloque um movimento e nos comandos adicione um texto, ex: "quer trabalhar na fazenda pra mim?"
    coloque uma mostrar escolhas (sim, não). no "sim" adicione um switch de nome plantar e deixe-o ON, coloque um texto: "tome essas sementes".
    Vá no database crie um item chamado semente e volte ao NPC.
    em baixo do texto ("tome essas sementes"), coloque um adicionar item e coloque 10 sementes.
    o evento ficará assim:


    Citar

    <>Texto: quer trabalhar na fazenda pra mim?
    <>escolher:  sim/não
    :[sim] caso
    <>Mudar switch:    [0001:Plantar]Tornar-ON
    <>Texto: tome essas sementes
    <>Mudar itens:  Semente->10 Somar.
    <>
    :[não] Caso
    <>
    :FIM caso
    <>


    Crie um evento com um charset de balde (tem no chipset do rtp, ou até mesmo coloque um de poço-de-agua, que fica mais "rural"), coloque em press. tecla e coloque um texto, ex: "Pegar água?".
    depois coloque uma mostrar escolhas com as escolhas: 1 litro, 2 litros, nada.
    agora, vá denovo no database e crie outro item, chamado água, feche o database, abra o evento que estavamos editando e dentro de cada opção vc coloca:
    dentro de 1 litro: adicionar item, 1 "água".
    dentro de 2 litros: adicionar item, 2 "água".

    o evento ficará assim:


    Citar

    <>Texto: Pegar água?
    <>escolher:  1 litro/2 litros/nada
    :[1 litro] caso
    <>Mudar itens:  agua->1 Somar.
    <>
    :[2 litros] caso
    <>Mudar itens:  agua->2 Somar.
    <>
    :[nada] caso
    <>
    :FIM caso
    <>


    Agora finalmente a planta.
    Inicialmente vá ao database crie um item, sei lá, pode ser até de cura, dê o nome que quiser mas sabendo que ele vai ser o fruto.
    você irá precisar deste char.

    Imagem Postada

    Crie um evento sem gráfico, e no nível do herói.
    este evento será a planta.
    coloque essa planta sob a condição do switch plantar (aquele do NPC)
    coloque em press. tecla e ao nível do herói.
    escreva uma mensagem dizendo "semear?"
    coloque escolhas sim e não.
    no sim coloque um remover item (comando adicionar item, só que com o botão remover ativado) e remova uma unica semente.
    coloque um novo switch, de nome "plantou" e ative-o (ON)

    o evento ficará assim:


    Citar

    <>Texto:semear?
    <>Escolher:  sim/não
    :[sim] caso
    <>Mudar itens:  semente->1 Reduz.
    <>Mudar switch:    [0002:Plantou]Tornar-ON
    :[não] caso
    <>
    :FIM caso
    <>


    agora vem as partes difíceis.

    crie uma nova página nesse evento as condicionais dessa pagina são o switch "plantou" e coloque um gráfico de tralha (tem um no world map  do lado da caveira) e adicione os seguintes comandos:


    Citar

    <>Texto: Regar?
    <>Escolher:  sim/não
    :[sim] caso
    <>IF-THEN:agua item poss.                                (((pra ver se ele tem a água)))
      <>Mudar itens:  agua->1 Reduz.
      <>Variável: [0001:planta1]+ , 1              (((é o cresimento da planta)))
      <>
    Escessão - ELSE
      <>Texto: Você não tem água                (((quer enganar a natureza...)))
      <>
    :FIM caso
    <>
    :[não] caso
    <>
    :FIM caso
    <>


    Crie outra página com um gráfico da plantinha bem pequena, a condicional dessa página é o switch "plantou" e a variavel "planta1" sendo maior ou igual a 5, para que não fique doido, coloque com o gráfico fixo.
    adicione os mesmos comandos acima.
    faça mais 2 páginas com o mesmo switch e a mesma variável e os mesmos comandos.
    o que vai diferir é, o valor da variavel:(na condição da pagina) ja foi 5, agora 10, depois 15.
    o gráfico, pois a planta tem que crescer no 5 eu ja expliquei, no 10 coloque ela um pouco maior, no 15, com o fruto quase pronto.

    Até ai foram 5 paginas, crie uma sexta, com condição do switch "plantou" e a variavel "planta1" maior ou igual a 20 o gráfico é da planta com o fruto pronto pra colher.
    ai é só programar:

    Citar

    <>Texto:Colher?
    <>Escolher:  sim/não
    :[sim] caso
    <>Variável: [0001:planta1]Set , 10
    <>Mudar itens:  Fruto->1 Somar.
    :[não] caso
    <>
    :FIM caso
    <>


    é só isso, meu tutorial de sistema de plantação está ai.
    Obs: 1- é nescessário 1 variavel e 1 switch por planta
          2- Créditos a mim, fui eu que fiz o tutorial e o sistema
          3- sei que é simples e tem alguns bugs mas você pode modificar de acordo com o contexto do jogo, no meu caso eram plantas mágicas.