Forums » RPG MAKER 2K e 2003

Importando seus Próprios Recourses

    • 683 posts
    22 de maio de 2015 15:00:48 ART

    Importando seus Próprios Recources (ISPR)


    Público-Alvo deste tutorial:
    Para makers que não conseguem colocar seus resources no geral (Pictures, Titles, Chars, Panoramas, etc...) no Rpg Maker 2003/2000.


    Olá, galera! Este é o meu primeiro tutorial aqui no fórum, e com ele, irei responder uma pergunta comum, e ao mesmo tempo nada agradável de vários makers que se prezam pelo mundo afora: "Como colocar meus próprios resources no Maker?".
    Para quem só utiliza o RPG Maker VX/XP, sabe que, para realizar essa tarefa, é preciso apenas ter uma ideia na cabeça, desenhar e salvar no formato que você achar o mais adequado. Definitivamente, sem problemas e rápido. Porém... e no 2000/2003? Será que é realmente necessário apenas fazer simplesmente o que citei acima? Não. Com certeza não...
    É que a resolução dos jogos feitos nessas tais engines são de qualidade um pouco baixa, o que impossibilita o maker a postar qualquer tipo de formato de imagem; Resultado: A imagem simplesmente não aparece, fica tudo preto, e o stress, inevitavelmente aparece! Se você deseja mesmo postar seus recources para o jogo, precisará, infelizmente, seguir algumas regras obrigatórias, para a imagem finalmente aparecer, e o preto sumir. Saiba a principal, que a maioria chega à esquecer:

    ► A imagem não pode passar dos 320x240. 
    • Caso tente colocar seu resource na pasta correspondente do mesmo (Por exemplo: Um picture na pasta "Pictures"), através do diretório do seu jogo, não vai funcionar, ficará tudo preto.
    • Caso tente colocar seu resource através da opção "Import and Export Resources", vai dar erro.

    Agora, a parte mais complicada: O erro "Invalid Color Depth". Que atire a primeira pedra quem nunca se deparou com esse errinho, e ficou super-estressado, sem saber a solução. Como já dito anteriormente, a qualidade da resolução da engine de que estamos no tratando é mais baixa do que a do VX e do XP, e precisamos ser um pouco mais complexos para colocar nossos resources no 2003/2000. Em primeiro lugar, claro, você terá que criar uma imagem no tamanho, no máximo (Sim, dependendo do resource - como, por exemplo, um picture -, poderá usar imagem de tamanho menor.) 320x240, e mais outra coisa importante: é super-recomendado - só pra não dizer que é obrigatório, pois talvez haja outra forma de imagem que a engine suporte, mas enfim - você salvar sua imagem no formato "Bitmap de 256 Cores"(Confira a Imagem Número 1), lembre-se! Motivo? A engine só suporta no máximo esse formato de imagem, o resto deixa a qualidade da imagem horrível. Não que esse formato não afete a imagem (Principalmente se ela for colorida demais. Se for preta-e-branca, não afeta nada!), mas infelizmente, é o único que dá. Enfim, espero tirar a dúvida de muita gente aí, que sempre quis fazer seus resources, mas tinha problemas com isso! 

    Imagem:
    1) Imagem Postada
    Formato de imagem que é necessária, no máximo, para salvar seu resource!
    Créditos:
    ✘ Lucas™: Publicação de imagem e desenvolvedor do texto.

    [center]
    Imagem PostadaImagem Postada