Forums » RPG MAKER VX

Comandos de Eventos do VX - Mexendo e Funções

• 225 posts
    23 de maio de 2015 10:45:17 ART

Imagem Postada

Criado por xX Alemao Xx

Digitado desde 11/03/10 até 16/03/10

:mrm=linha:

Imagem Postada

Então pessoal...Esse é o tutorial ideal, creio eu, para vocês aprenderem eventos em RMVX.Nesse tutorial será explicado todos os comandos que se podem fazer por um evento.Assim, você aprende TUDO e não precisa ficar pedindo sistemas por eventos...Você estará instruido e saberá TUDO sobre eventos...Podendo fazer os próprios sistemas.É realmente um pouco complicado...A leitura é demorada mas explica TUDO...Todos os comandos.Então..Está afim de aprender tudo sobre eventos???
    Então...Venha comigo...Curtir esse grande tutorial que fiz com grande dedicação e esforço para vocês...Iniciantes....Novatos...Intermediários ou até Avançados.

Imagem Postada

Então...Aki vou colocar uma lista de comandos.Eu explicarei comando por comando...Espero que entenda tudo.E, vou te dizer uma coisa...Fazer um sistema é apenas pegar os tijolos que são os eventos e construir uma parede que é o sistema.
    Boa sorte no aprendizado!

Primeira Página

Página de Evento

Spoiler 
    Imagem Postada
    Antes de começar a trabalhar com eventos você precisa conhecer a página em que você trabalha.Aí está a página.Listei números nela e aki vai o que eles significam.
    Então...Vamos lá!!!
    * - Condições de evento.Se aquela switch estiver ativada, aquela página do evento se ativa.
    * - Se aquela variável estiver com um certo número ou maior que o certo número, ativa aquela página do evento.
    * - Se aquela Switch Local estiver ativada, ativa aquela página do evento.
    * - Se o personagem tiver um certo iten, o evento irá ativar aquela página.
    * - Se você tiver desbloqueado aquele herói, ativará aquela página do evento.
    * - Ali você define o movimento do seu personagem.Em tipo você pode colocar:
    Fixo: Fica parado.
    Aleatório: Fica andando para qualquer lado.
    Seguir Herói: Ele segue o personagem.
    Pré-Definido: VocÊ define aonde ele irá.
    Também tem a velocidade, que é a velocidade que o evento anda e a Frequencia que é o tempo de espera para o personagem dar o próximo passo.
    * - Prioridade.Se ele estiver acima do herói irá aparecer acima do herói e o personagem poderá passar por ele.Se tiver Abaixo do Herói, o personagem também pode passar pelo evento, porém o personagem aparecerá acima do evento.E junto ao herói, o personagem não pode passar nem por cima nem por baixo do evento.
    * - Iniciar Quando, é onde vocÊ define quando o evento irá iniciar.VocÊ tem essas opções:
    Pressionar Tecla: Somente quando o personagem apertar enter perto do evento ele irá ativar.
    Início Automático: O evento ativa automaticamente e o personagem não pode se mover enquanto o evento está executando.
    Processo Paralelo: O evento fica ativado sempre...Aí você pode se mexer enquanto o evento executa.
    * - Opções...Veja o que elas fazem:
    Animação (mov): Ela só faz a animação (andar, brilhar, se mexer...) se ela executar um movimento.O personagem é uma animação (mov) só faz a animação dele quando se move.
    Animação (fixa): Aí...A animação acontece somente se você estiver parado...É bom para fazer o fogo se mecher...Espada brilhar..Etc...
    Direção fixa: Se você falar com o evento, ele vai continuar olhando para o mesmo lugar.
    Atravessar: Usado quando você quer que um evento atravesse o outro, ou seja, fique em um mesmo quadrado.
    * - É aí que você coloca os eventos para fazer o sistema...Etc...

Mostrar Mensagem

Spoiler 
    O mostrar mensagem é mostrar uma fala, é um meio de comunicação jogador-Dono do jogo...
    É só escrever dentro da caixa o que quiser que mostre...Também pode colocar uma face(no canto esquerdo da mensagem).Existem alguns comandos que podem ser úteis...Vou mostrar alguns:
    - \c[x]: Define a cor x[\b] define que as próximas palavras será da cor x.Cores:
    \c[1] - Azul
    \c[2] - Vermelho
    \c[3] - Verde
    \c[4] - Azul Claro
    \c[5] - roxo
    \c[0] - Deixa a cor da letra branca novamente.
    Tem outras....Uma variedade enorme de cores!!
    - \v[x]: Mostra o número da variável x.
    - \n[x]: Mostra o nome do personagem x.Coloque a ID do personagem do x assim: \n[001]
    Que eu sei são só esses.
    Veja uma demonstração...
    Imagem Postada
    * - Fundo da Mensagem, você pode escolher três:
    Janela Normal - Mostra uma janela normal com a windowskin.
    Fundo Escuro - Mostra o fundo apenas uma "nuvem" preta.
    Fundo Transparente - o fundo é só transparente.
    * - Aki você define onde aparece a mensagem, no meio da tela, em cima ou em baixo.

Mostrar Escolhas

Spoiler 
    Então...O mostrar escolhas é muito simples...Você coloca as escolhas e em baixo dela o que acontecerá depois da escolha que o personagem fez.Se acontece uma coisa em especial, você coloca dentro, se acontece a mesma coisa pra eles depois,você coloca o resto depois do FIM.Uma coisa que o pessoal não entende é porque tem o cancelamento...
    Assim...Se você colocar uma escolha digamos: "Não" é a 3ª escolha...Então coloque no cancelamento escolha 3.Então, se na escolha do não você não colocar nada, vai parar o evento...Se você colocar alguma coisa vai continuar o evento e se você não colocar escolha 3, o evento vai continuar depois do não.

Armazenar Número

Spoiler 
    Pessoal, essa função pode parecer inútil para alguns mas é muuuito útil.Pra que inserir número?Exemplos:
    Serve pro cara digitar uma senha...
    para ele inserir o número de dinheiro pra ser inserido...
    Entre outras ocasiões.Bem, você precisa inserir em algun lugar né???
    Tem que escolher em qual variável...Depois nós iremos ver sobre elas.Você também pode colocar lá quantidade de números que pode ser inserido.

Switchs
    Switch Normal

Spoiler 
    Switchs..Existem dois tipos:Normais e Locais.
    Vamos falar primeiro das normais!!Então...Imagine...Eu tenho que falar com uma pessoa para poder abrir uma porta...
    E como se faz isso?No cara, selecione uma switch e deixe ela ON...Você vai ligar ela.(sempre coloque nome nas switchs para se organizar melhor.)
    Então...Agora vai no evento da quest e crie uma nova página...(preste atenção, você tem que colocar os gráficos...Iniciar quando e etc TUDO DE NOVO!!!)E então, no condições de evento, marque a switch que tem que ficar ON para ativar aquela página do evento.E lá naquela página você coloca o que acontece quando você termina a quest...O que acontece quando você fala com o outro cara.
    Também pode ser usado para fazer alguma coisa sumir...Mas isso é mais usado na próxima, a Switch Local!!Espero que tenham entendido.Para desligar uma switch é simples, apenas clique em vez da operação ficar ON, coloque operação OFF.
    ATENÇÃO!!!Nunca use a mesma switch para várias ações...Ex: Ativo uma switch por terminar uma quest...E aí na outra quest você precisa ativar essa mesma switch para conseguir terminar a quest...Então imagine: Você vai terminar uma quest e a otra vai terminar sem você fazer ela!

Switch Local

Spoiler 
    Agora, entendam a diferença entre Switch Normal e Swith Local: Se eu usar uma local em um evento, só usa naquele evento!Se usar uma switch local para funcionar com outros eventos não vai funcionar!!!Só a switch normal serve para isso.
    Então, ela é bastante usada para fazer um evento desaparecer, para mudar a fala de um evento e etc...Então...Para usar uma switch Local é só você ativar ela na primeira página..Depois crie uma nova página e no condições de evento ative a Switch Local...Assim...Quando ativar a switch Local, aquela página do evento que estiver ativada com switch local que irá funcionar.
    Entenda outra coisa, eu posso usar a switch Local A nesse evento e usar em outro, pois não irá interferir...Espero que tenha entendido!

Variáveis

Spoiler 
    A maioria dos eventers se atrapalham aí...Mas se você quer fazer um jogo...É IMPOSSÍVEL você não usar variáveis...Se quiser fazer o jogo bom, claro.Bem..A variável é um número.
    Quase tudo que você vai fazer (sistemas e etc) é usado variáveis.Mas claro, depende do que você vai fazer!!Então...Primeiro vou mostrar como vocês podem fazer mostrar quanto dinheiro tem, itens, ataque do personagem etc...
    Vá no opção de variável...
    Imagem Postada
    Comandos
    1 - Individual é uma única variável, você está selecionando apenas aquela variável para executar uma tal ação.Escolha uma variável, elas sempre começam com o valor 0, e também coloque nome nelas para se organizar.
    2 - Desde desde x até y desde a variável x até a variável y.Ex: Desde a variável 1 até a 3...
    3 - Bem, operação, é ali que tudo acontece.Você pode substituir o valor atual por um que você vai definir ali em baixo, no operandos.Ou pode adicionar, ou substituir etc....É assim que funciona.
    4 - Fomos agora para os operandos.No constante, você define o número, o valor.que, dependendo da Operação, você executa o que é dito.Ex: Quero que a variável 1 adicione 5 nela, ai eu coloca individual, variável 1, adicionar constante 5.Pronto.
    5 - Variável...Agora você faz na variável um, a operação com a variável 2.Ex: Quero que a variável 1 fique com o mesmo valor da 2, eu pego a variável 1, coloque Substituir e no Operandos, coloque Variável, e selecione a variável 2...Simples não?
    6 - No Aleatório, você define o número "no dado", aleatoriamente, na sorte.Aí você coloca para sortear...Ex: Quero que na variável 3 sorteie um número de 1 á 3.Aí eu vou ali no Operandos Aleatório e na primeira caixinha eu coloco 1, na outra 3.
    7 - Ali você seleciona um iten e coloca naquela variável quantos você tem daquele iten.Ex: Eu tenho que ver quantas poções o personagem já pegou...Aí eu coloco na variável 1, operação, substituir e no operandos Item, seleciono o iten poção e aí vai aparecer na variável a quantidade de poções que o personagem tem.
    8 - Aki você seleciona o herói, e o atributo...Ex: Seleciono o herói Adam e seleciono Ataque.Pronto, na variável que eu armazenei vai estar o ataque do personagem.Isso é muito usado em ABS por eventos para definir Ataque,MP,HP,Defesa e etc...
    9 - Também é usado em ABS por eventos.Digamos que eu quero criar um slime.Eu seleciono o Inimigo Slime, e depois o ataque dele e armazeno em alguma variável, depois a defesa em outra variável..E assim vai.
    10 - Aki você pode ver as coordenadas de um evento, onde ele está.Por exemplo...Se a bola estiver na Coor X tal e na Coor Y tal eu posso fazer acontecer alguma coisa.
    11 - No outro você seleciona outras coisas que você quer colocar na variável, dinheiro, timer, Nº de passos etc...

Bem...São esses os comandos de variável...Espero que tenha aprendido á mecher e como usar.

Controle de Tempo

Spoiler 
    Alguns confundem com clima, mas isso é outra coisa, no controle de tempo você coloca um tempo para alguma coisa...Ex:Um cara tem tantos minutos e tantos segundos para atravessar o labirinto.Aí eu coloco lá...Controle de Tempo, Iniciar e a quantidade de minutos e segundos.
    Aí digamos que eu cheguei no local, vai no timer e coloca na operação, parar.

Condições

Spoiler 
    Acho que o jogo gira em torno disso...QUASE TODOS os sistemas usam condição...Nem é necessário explicar muito mas vou dar uma dica:
    Não coloque Condição Iten tal adquirido...5 vezes...Para ele ter adquirido um iten 5 vezes...Se você tem 1 daquele iten o resto das condições não vai prestar para nada..Por isso use variáveis.

Ciclos
    Iniciar Ciclo

Spoiler 
    Inicia um ciclo, em vez de continuar o evento, irá ficar repitindo o ciclo.

Romper Ciclo

Spoiler 
    Quando você quiser que pare o iniciar ciclo e que prossiga o evento, coloque isso.Aí vai parar de rodar o ciclo e continuará o evento.

Parar Evento

Spoiler 
    Aki, você para o evento, digamos que quero que não prossiga o evento depois de eu ganhar um iten, use isso.

Evento Comun

Spoiler 
    Selecione o evento comun que irá executar.Ex: eu fiz um ABS e deixei em evento Comun para poder usar em vários monstros...Porém não precisa ficar copiando o ABS, apenas coloque Evento Comun tal...Aí ele vai executar o que acontece no tal evento comun.

Labels

Spoiler 
    Digamos que eu coloco algumas escolhas aí eu coloco uma escolha ser outros...Aí aparece outras escolhas..Aí também tem a escolha voltar...Como eu vou fazer para voltar?Refazer o evento?Não.Fazer um ciclo?Não...Faça assim:
    Coloque em cima das primeiras escolhas uma Label..E coloque o nome de Escolhas(é só um exemplo, você pode colocar outro nome)...E aí você coloca na escolha Voltar o evento Ir para Label, e coloque o nome EXATO da Label definida anteriormente.

Comentário

Spoiler 
    Aki você pode colocar comentários, quando vai fazer um sistema, para explicar como funciona...Não interfere em nada...Mas ás vezes interfere em scripts...Ex: no script Lighting Effects...Se você coloca o comentário FIRE, o evento começa a brilhar como se fosse fogo.

Comandos de Grupo: Mudar
    Mudar Dinheiro Até Mudar Armadura

Spoiler 
    Aki você adiciona ou retira itens, dinheiro e etc do personagem.Aí você escolhe no constante quantos daquele iten/dinheiro você quer dar...Ou você escolhe uma variável.Digamos..Falei com um evento lá atrás e eu fiz um mini-game, de acordo com a minha pontuação este evento aki me daria certa quantidade de itens/dinheiro...Ex: tirei 3 pontos no evento lá...Falei com esse e aí vou em mudar itens, seleciono a variável que armazenei a pontuação e coloco pra adicionar poções.Pronto!Ele vai receber em poções a quantidade de pontos que ele fez no mini-game.

Mudar Grupo

Spoiler 
    Aki você define se deseja adicionar um herói para o grupo...Ou se quer retirar.Quando for adicionar...Se você já usou personagem anteriormente, ele saiu do grupo e agora está voltando, desmarque a opção Nível Inicial...Aí ele continuará no nível que ele estava.

Comandos do Herói
    Mudar HP

Spoiler 
    Aumenta ou diminui o HP do personagem, também pode aumentar de acordo com uma variável.

Mudar MP

Spoiler 
    Aumenta ou diminui o MP do personagem, também pode aumentar de acordo com uma variável.

Mudar Status

Spoiler 
    Aqui você adiciona ou retira um status do personagem.

Curar Tudo

Spoiler 
    Apenas selecione quem curar.Coloca 100% de HP,MP e tira todos status negativos.

Mudar Experiencia

Spoiler 
    Aumentar ou diminuir,Todos ou apenas algun...E se quiser que mostre que passou de nível(se passar) Marque a opção abaixo.

Mudar Nível

Spoiler 
    Aumentar ou diminuir,Todos ou apenas algun...Mesma coisa que aumentar experiencia, porém aumenta o nível.

Mudar Parâmetros

Spoiler 
    Aumenta ou diminui certos parâmetros do personagem.Também pode aumentar conforme uma variável.

Mudar Habilidades

Spoiler 
    Adiciona ou retira uma certa habilidade.

Mudar Equipamento

Spoiler 
    Apenas troca o equipamento atual do personagem pelo escolhido ali.TIRA o atual..E SUBSTITUI pelo o selecionado ali.

Mudar Nome do Herói

Spoiler 
    Escolha o herói que deseja mudar o nome e insira o novo nome.

Mudar Classe

Spoiler 
    Muda a Classe do personagem.Selecione a classe que ele vai ir e qual personagem...Ele permanece com as habilidades da classe anterior (eu axo)

Fim da Primeira Página!!!
    Começo da Segunda Página!!!

Teletransporte

Spoiler 
    No teletransporte, você pode especificar onde  você quer que o personagem chegue.Ou especificar por variável...Como??Por variável você pode definir a ID do mapa, a Cordenada X e a Y.
    Assim...Você pode fazer um sistema de gravar o seu lugar e depois usar um iten/Habilidade para se teletransportar para lá.

Posição de Veículo

Spoiler 
    Você define a posição do veículo (teletransporta o veículo), você pode especificar na hora ou por variável.

Posição de Evento

Spoiler 
    Você teleporta um evento.Pode especificar, especificar por variável, ou trocar posição com outro evento.Além disso, defina a direção que ele vai estar quando ficar lá.

Movimento da Tela

Spoiler 
    Move a tela por uma certa direção. apenas defina qual, a distancia e a velocidade.

Mover Evento

Spoiler 
    Bem...O mover evento não precisa ser muito explicado..Você apenas seleciona qual evento mover, se repete o movimento, se vai ignorar se não der pra passar ou se vai esperar até o fim.E no comandos de movimento você define como ele se move.

Entrar/Sair do veículo

Spoiler 
    Ele só entra se o veículo estiver na frente dele e se ele estiver virado em direção do veículo.E ele sai somente se o barco estiver virado para um lugar livre.

Mudar Transparencia

Spoiler 
    Isso deixa o personagem transparente, ou seja, ele desaparece.

Mostrar Animação

Spoiler 
    Você faz aparecer uma animação no personagem.

Mostrar Expressão

Spoiler 
    Faz com que o personagem mostre uma expressão...Aparece um balão acima da cabeça dele e mostra sua expressão.Selecione em qual evento aparecer e a expressão.

Apagar Evento Temporário

Spoiler 
    Apaga um evento enquanto você está naquele mapa, depois se você voltar no mapa ele vai reaparecer.
    ATENÇÃO: Se você quer que um evento Suma para sempre use Switchs Locais.

Fade Out

Spoiler 
    Faz a tela desaparecer em preto.

Fade In

Spoiler 
    Faz aparecer a tela após o Fade Out.

Cor da Tela

Spoiler 
    Muda a cor atual da tela.Você define pelos parâmetros lá.Em tempo, você define quantas frames demoram para a cor da tela terminar de mudar.E se você quer que espere pra continuar o jogo, marque a opção esperar até o fim.

Efeito Flash

Spoiler 
    é a mesma coisa que a cor da tela, só que apenas pisca, não fica.

Efeito Tremor

Spoiler 
    Você define a força, a velocidade e o tempo de demora.E você também define se tem que aguardar até o fim do efeito para continuar o jogo.

Esperar

Spoiler 
    Faz um tempo de espera PARA AQUELE EVENTO.Se o personagem estiver falando com aquele evento ele ficará paralisado até o fim...Se for processo paralelo não vai.

Mostrar Imagem

Spoiler 
    No mostrar imagem, como já diz, você mostra uma imagem.Então..Para colocar uma, você define o número dela.Escolhe a imagem que tem que estar na pasta Projeto/Graphics/Pictures.
    No ponto inicial, Você tem que colocar digamos....Se eu colocar a imagem aki nesse ponto- . - Se eu escolher naquela opção como centro, o centro da imagem fica no ponto, se eu escolher Esquerda-Acima aí a parte esquerda-cima da imagem vai ficar no ponto.
    Para especificar posição você pode usar variável ou Coordenadas definidas na hora.
    Para acertar direito leva um tempo.Você também pode aumentar a imagem na opção aumento.Aí você define quantos % aumenta na altura e na largura.E em configuração, a opacidade é a transparencia da imagem, quanto menos, mais transparente.E magnitude inverte as cores (eu acho).

Mover Imagem

Spoiler 
    No mover imagem, você define qual a imagem, pelo número dela, e especifica pra onde que é pra ela ir.Aí você define a rapidez por tempo de demora em frames.E também pode escolher se tem que esperar ou não o fim do movimento para continuar o jogo.

Girar Imagem

Spoiler 
    No girar imagem, você define qual imagem (pelo número) e a rotação.

Tonalidade da Imagem

Spoiler 
    É um mudar Cor da Tela só que somente na imagem.

Deletar Imagem

Spoiler 
    Retira a imagem da tela.

Opção de Clima

Spoiler 
    Tome cuidado!Não faça chover dentro de cavernas nem dentro de casas.Mas aí você define qual o clima que vai ficar, A força e o tempo para começar aquele clima.E também tem a opção de espera.

Reproduzir Música

Spoiler 
    Você define qual música passará a tocar.

Parar Música

Spoiler 
    Para a música apenas por um período de frames...E depois volta.
    Se quer que pare de tocar até próxima ordem, vá em reproduzir música e selecione a música Nada.

Reproduzir Som de Fundo

Spoiler 
    No reproduzir som de fundo, você faz tocar um som de fundo (tempestade, chuva, vento fogo etc...)

Parar Som de Fundo

Spoiler 
    Para apenas por um determinado período de frames...Se quer que pare mesmo...Vá em reproduzir Som de Fundo e depois selecione o som de fundo nada.

Reproduzir Efeito Musical

Spoiler 
    É a mesma coisa que efeito sonoro, porém é mais longo e é mais musical.

Reproduzir Efeito Sonoro

Spoiler 
    Reproduz um efeito sonoro.

Parar Efeito Sonoro

Spoiler 
    Para o efeito Sonoro.

Fim da Segunda Página!!!
    Começo da Terceira Página!!!

Iniciar Batalha

Spoiler 
    Você seleciona qual inimigo.Se especificar por variável seria especificar por ID do monstro.Permitir Fuga é desbloquear a opção fugir.
    A opção permitir derrota é se você morrer, em vez de dar Game Over (o normal) acontece o que você definir.

Criar Loja

Spoiler 
    Você insere os itens que quer por a venda e também pode escolher se o NPC compra itens do personagem.

Inserir Nome do Herói

Spoiler 
    Aki, o jogador escolhe um nome para o herói...Mas deixe o herói com nenhum nome porque não dá pra deletar caracteres e aparece os caracteres do nome anterior.

Chamar Menu

Spoiler 
    Com esse comando, o menu será acionado.

Chamar Menu de Save

Spoiler 
    Chama o menu de save para o personagem salvar.

Game Over

Spoiler 
    Acontece Game Over para o personagem.

Voltar á Tela Título

Spoiler 
    Aki, faz com que o personagem volte para a tela inicial.

Mudar Música de Batalha

Spoiler 
    Quando começa uma batalha, agora vai começar com outra música.

Mudar Música Final da Batalha

Spoiler 
    Muda o som de quando acaba a batalha.

Opção de Sabe

Spoiler 
    Aki você escolhe se quer que o jogador possa salvar ou não.

Opção de Menu

Spoiler 
    Aki você escolhe se o jogador pode usar o menu ou não.

Opção de Encontros

Spoiler 
    Aki, se você proibi, em um mapa que se você anda um pouco acontece uma batalha, não vai acontecer.

Mudar Gráficos do Herói

Spoiler 
    Muda os gráficos do herói..Você seleciona o herói e os novos gráficos (face e char).

Mudar Gráfico do Veículo

Spoiler 
    Muda o gráfico do veículo.Você escolhe o veículo e o novo Gráfico.

Chamar Script

Spoiler 
    Isso é usado em alguns scripts...Para chamar uma tela ou alguma coisa parecida.

Comandos de Batalha
    Esses comandos só podem ser usados dentro de uma batalha.

Mudar HP do Inimigo

Spoiler 
    É a mesma coisa que mudar HP do personagem.Porém é com Inimigo.

Mudar MP do Inimigo

Spoiler 
    É a mesma coisa que mudar MP do personagem.Porém é com Inimigo.

Mudar Status do Inimigo

Spoiler 
    Muda o status de um inimigo.(veneno,cegueira,morto etc...)

Curar Inimigo

Spoiler 
    Cura tudo do inimigo.Status, HP e MP.

Aparição de Inimigo

Spoiler 
    Faz aparecer um novo inimigo na batalha.

Transformação de Inimigo

Spoiler 
    Transforma um inimigo em outro.

Mostrar Animação de Batalha

Spoiler 
    Mostra animação de batalha em um monstro.

Forçar Ação Tática

Spoiler 
    No forçar ação tática, faz com que aconteça uma ação na batalha.Aí você define...Se quem faz é o personagem, o inimigo, o que fazer..Se defende, se ataca e etc..

Parar Batalha

Spoiler 
    Para a batalha no mesmo instante.

Fim da Terceira Parte e do Tutorial.Espero ter ajudado vocês!!!

Imagem Postada

xX Alemao Xx - O criador desse imenso tópico ensinando tudo sobre eventos...E também fez o design.
    Jorge Guerra - Me ensinou Muito sobre eventos...
    Pioocara - Aprendi muito sobre eventos com ele.E ele ajudou um pouco...
    Equipe Revolução Eventer - Pelo apoio, equipe criada pelo Jorge Guerra e que faço parte.
    Mega Eventers - Equipe criada por min,interrompemos os créditos para avisar que estamos recrutando. e que também recebi apoio de outros membros.