Forums » RPG MAKER VX

Animação de objeto mudando (cortina abrindo, etc)

• 225 posts
    23 de maio de 2015 11:10:31 ART

Primeiramente, olá a todos!
    Estou aqui para ensinar a todos como criar uma animação de um portão abrindo, ou de uma cortina abrindo, ou uma lareira acendendo, ou qualquer coisa que sua mente possibilitar!
    Vou ensinar o que eu pessoalmente acho o mais "complicado" de fazer, pois quem conseguir aprender a fazer isso conseguirá fazer pelo menos o básico.
    Ensinarei a fazer uma cortina grande se abrir aos poucos, após ser ativada uma passagem secreta numa pedra.

Ok, então vamos lá! Preciso que voces desconsiderem qualquer "Wait" ou ação de ligar switch nas fotos, exceto na última, da estátua, Ok? (Pois eu ia ensinar de um jeito mas descobri outro mais fácil, viu como se aprende ensinando? ahuahuhua)

Spoiler 
    1- Primeiramente vamos começar com os eventos da cortina!
    Teremos de fazer os gráficos dela como eventos, para que possam ser modificados posteriormente durante o jogo por alguma switch.

Então, crie um mapa qualquer, e coloque um piso qualquer.
    Então crie um evento e coloque o gráfico da cortina vermelha do RPG maker VX (tile set C), como na figura a seguir:

Imagem Postada

Então, faça isso repetidamente até ficar como na imagem:

Imagem Postada

Então, re-faça igual ao anterior, mudando apenas o gráfico pra parte de baixo da cortina, como na figura abaixo:

Imagem Postada

Ficará assim:

Imagem Postada

2- Agora começa a ficar difícil. Vá nas cortinas do meio e da parte de baixo e crie uma segunda página no evento, e coloque para ser "iniciada automaticamente" quando a switch "teste" for ativada (dai voce cria a switch "teste"), e coloque o gráfico da parte de cima da cortina presa (calma, vou por screen pra facilitar). (se se enrolar, leia o PS grande que coloquei mais abaixo. Estou me referindo as cortinas [A], e ficarão como na própria figura do PS, mas sendo ativadas pela switch "teste" e não "teste2", e tem um gráfico, diferente da imagem do PS):

Imagem Postada

Repare que coloquei "Iniciar quando: Início automatico", e pra iniciar quando a switch "teste" estiver ON, NÃO PODE SE ESQUECER DESSES DOIS DETALHES!

Depois, faça o mesmo, porém com as cortinas do lado oposto, afinal, elas abrirão do meio para os lados (começando do centro, e terminando dos lados).

Imagem Postada

Depois com as partes de cima de ambos os lados...

Imagem Postada

Agora, vai ficando cada vez mais difícil.

3- Vamos agora trabalhar por partes, primeiro com as cortinas do meio, que serão as primeiras a se abrir!
    Vou referir-me a elas como se fossem um gráfico só por cortina, e não dois separados (parte de cima e parte de baixo), pois facilitará a compreensão.
    Crie uma terceria pagina para as duas cortinas do meio, que serão as primeiras a se abrir, e coloque para ser iniciado automaticamente como nas anteriores, mas coloque para ser ativado quando a switch "teste2" (que voce também criará) estiver ON, e coloque SEM GRÁFICO NENHUM. Sim, não precisa mudar o gráfico dessa vez, portanto, nem mecha nele, deixe aqueles quadradinhos azuis e pretos que significam sem gráfico.
    Ficará assim:

Imagem Postada

PS.: Repare que marquei os quadrados com X de cores diferentes.
    Fiz isso para voces saberem a quais me refiro e em qual ordem eles abrirão.
    Primeiro trabalharemos com as cortinas [A], que são as marcadas com um X amarelo, que são as do meio e as primeiras a se abrirem, e são as que estamos trabalhando agora.
    As [ B ] são as marcadas com um X verde, são as segundas a se abrir e a se trabalhar, e as com um X azul são as [C] que serão as últimas e serão o final da cortina, aonde ela terminará de se abrir.

Repita o passo anterior nas cortinas [A].

Agora vamos para as cortinas [ B ]!

4- Crie uma segunda página nas cortinas [ B ], coloque para ser ativada com a switch "teste2" como fizemos com as cortinas [A], e coloque para ser iniciado automaticamente. Coloque o gráfico da cortina se abrindo, como fizemos no passo 2 com as cortinas do meio! A diferença será que ela será com as cortinas [ B ] e será iniciada pela switch "teste2" e não "teste", como na figura:

Imagem Postada

Faça isso em todas as cortinas [ B ], mas tomando cuidado com os gráficos que tem que ser diferentes, os da direita com os da esquerda.

5- Repita o passo 3 nas cortinas [ B ], deixando-as sem gráfico, mas coloque para iniciar quando a switch "teste3" (que voce criará) estiver ON, e não a switch "teste2" como no passo 3.
    Ficará assim:

Imagem Postada

6- Agora nas cortinas [C] não será difícil.
    Apenas crie uma segunda página, coloque para ser ativada pela switch "teste3" e coloque o mesmo gráfico dos passos 2 e 4, ficará como na figura a seguir:

Imagem Postada

Pronto! A parte difícil já foi!
    Agora só precisamos ativar as switchs na ordem certa!
    Crie uma estátua com eventos, como fizemos com as cortinas, e coloque exatamente como na figura:

Imagem Postada

Pronto, agora é só ficar de frente pra sua estátua e apertar o botão de ação, e a cortina se abrirá!

Voce pode fazer isso com diversas coisas, é só ter imaginação!
    Abraços, espero ter ajudado, pois deu um trabalhão fazer isso ! ahuhauhuaa
    Até a próxima galera!