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sistema de mapa-mundi por imagens [basico]

    • 225 posts
    23 de maio de 2015 11:47:34 ART

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    sistema de mapa-mundi por imagens [basico]

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    [box class="catbg3"]
    Sistema Por: gabrielbrag                                          
    Engine: Rpg maker vx ace                                                                



    [box class="catbg2"][o]sobre o sistema:[/box]
    esse é um sistema que criei para responder uma duvida de um usuario aqui no forum e agora resolvi disponibilizar ele aqui,como o proprio nome diz ele permite você criar um mapa-mundi para o seu jogo que funciona assim
    aparece o mapa do mundo inteiro,com pequenas miniaturas das localizaçoes para o jogador selecionar para onde deseja ir
    como nessa imagem do jogo Angellus(eu acho)

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    [box class="catbg2"][o]Dados Específicos:[/box]

    • Número de Switches: 1 para cada localização
    • Número de Condições: 1 para cada localização

      [box class="catbg2"][o]como fazer[/box]
      1-primeiro crie os mapas que você vai usar como localizaçoes
      2-depois crie um mapa com 17x13 com um panorama que será o mapa mundi(atenção não coloque as casinhas nele só mesmo o mapa mundi sem as localizaçoes e o tamanho do panorama tem que ser 544x416)
      eu por exemplo usarei esse pergaminho(pois não tenho uma boa imagem de um mapa-mundi)

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      3-depois clique no icone de propriedades lá em cima depois você deve ter um tile transparente e deixa-lo com o icone de passagem "o" como na imagem abaixo

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      4-cubra  mapa com o tile transparente
      5-crie os eventos das localizaçoes com o grafico que desejar e condição de inicio "ao tocar evento"
      como na imagem

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      5-agora com um editor de imagens crie imagens somente com o nome das localizaçoes(uma imagem por localização),com o tamanho que desejar(recomendo não muito grande)
      como na imagem(recomendo deixar transparente quando for colocar no maker) 

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      6-importe a imagem para a pasta pictures do rmvx 
      7-agora vá nos eventos das localizaçoes que você criou e coloque esses comandos
        mostrar imagem[coloque a imagem com o nome da localização,as cordenadas onde vai aparecer e a opacidade:50
        mover imagem[coloque o numero da imagem do nome da localização,mude a opacidade para 100,deixe o tempo em 10 frames e desmarque a caixa "esperar fim do movimento"]
      8-va repetindo o comando mover imagem aumentando a opacidade para 100,depois 150,200,255
      9-crie uma switch com o nome da localização que representa aquele evento
      10-crie uma condição:pressionar tecla e desmarque a caixa de inserir exceção[escolha a tecla que o jogador vai apertar para se teletransportar para aquela localização]
      11-depois dentro dos comandos pressionar tecla coloque:teletransporte[mapa daquela localização]
      12-depois dentro dos comandos da condição pressionar tecla vá fazendo igual ao numero 8 só que ao inverso,150,100,50,0 e depois de 0 coloque o comando deletar imagem
      13-nos comandos de switch deixe a switch daquela localização em OFF
          seu evento deve ter ficado mais ou menos assim
         

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      14-faça eventos em volta dos eventos das localizaçoes com condição de inicio "ao tocar evento",nas condiçoes do evento marque a caixa switch e selecione a switch que representa o evento da localização que esta no meio deles e deixe-os sem graficos(trasparentes)

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      14-nos comandos desses mesmos eventos coloque
          mover imagem[imagem da localização que esta no meio dos eventos,opacidade 150,esperar 10,desmarque a opção esperar até o fim do movimento]
          mover imagem[imagem da localização que esta no meio dos eventos,opacidade 100,desmarque a opção esperar até o fim do movimento]
          mover imagem[imagem da localização que esta no meio dos eventos,opacidade 50,desmarque a opção esperar até o fim do movimento]
          deletar imagem[imagem da localização que esta no meio dos eventos]
          opçoes de switch:[switch que representa a localização que esta no meio dos eventos]OFF
      deve ter ficado assim

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      o sistema esta pronto
      teste e veja se funciona e caso não funcione comunique nos comentarios para mim corrigir
      NOTA:a um pequeno bug que desejo corrigir logo:se o jogador ficar um tempo parado em cima de uma localização ele não consegue se teletransportar a não ser que ande um pouco.

      [box class="catbg2"][o]Créditos:[/box]
      a mim por criar esse sistema