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Modificando o Enter Hero Name do RM2K3

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    28 de maio de 2015 11:27:06 ART

    Tutorial: Modificando o Enter Hero Name do RM2K3
    Criado por: Da Silva Denis ([email protected])


    Baixe este tutorial em PDF aqui: http://www.mediafire...xr2b3e45zdu5994

    Eu criei este tutorial para ajudar àqueles que possam estar passando pelos mesmos problemas que passei: estava desenvolvendo um projeto no RPG Maker 2003 1.09 da Maker Universe (ou RM2K3MU) por causa do suporte à acentuação da língua portuguesa no Enter Hero Name, bem como por ser a tradução da última versão lançada pela Enterbrain. Resolvi aplicar alguns patches do Cherry (http://cherrytree.at/cms/) para otimizar meu jogo, mas me deparei com o fato que os patches só funcionam no RPG Maker 2003 1.08 do RPG Advocate (ou RM2K3A). Apesar desta versão ser em inglês, para mim não seria dificultoso, todavia fiquei com um empecilho: o Enter Hero Name desta versão não suporta acentos.
    Tentei usar programas que editam executáveis, como o XN Resource Editor (http://www.wilsonc.d...ourceeditor.htm), mas não descobri nenhum lugar no RPG_RT.EXE (executável dos jogos) que pudesse alterar o Enter Hero Name, nem o da MU, nem o do Advocate. Então, tentei usar um editor hexadecimal. No RPG_RT.EXE da MU, não consegui muita coisa por ser um arquivo “protegido”, mas no do Advocate achei onde mudar o Enter Hero Name. Fiz alguns testes e fui bem-sucedido. Então resolvi compartilhar com as comunidades makers o que descobri.

    Eis o que você precisa:
    O RM2K3A (não funciona no RM2K3MU e não testei no RPG Maker 2000, ou RM2K). Caso não tenha, ou tenha outra versão, baixe aqui: http://2drpg.com/2003.php
    O editor hexadecimal freeware XVI32 (http://www.chmaas.ha...xvi32/xvi32.htm)

    Agora, como fazer as modificações:
    1. Pelo Windows Explorer, vá até a pasta do seu jogo (ou crie pelo RM2K3A um projeto só para teste);
    2. Faça uma cópia do arquivo RPG_RT.EXE, caso algo saia errado;
    3. Abra o XVI32;
    4. Vá em File\Open, procure pelo RPG_RT.EXE do seu jogo e abra-o;
    5. Vá em Search\Find, marque a opção Text String caso já não esteja selecionada e, na caixa de texto, escreva “TLcfNameScene” (sem as aspas). Clique em OK;
    6. Uma tela semelhante a do anexo será mostrada (a região hexadecimal onde fica o Enter Hero Name);
    7. Repare que há várias sequências do tipo “ÿÿÿÿr[3 espaços][um caractere][3 espaços]ÿÿÿÿr” (sem as aspas). O caractere dentro dessa sequência é o que aparece no Enter Hero Name quando o jogo está sendo executado;
    8. Você pode modificar esses caracteres por quais quiser, mas recomendo não mexer nos que estão dentro desses tipos de sequência: “ÿÿÿÿr[3 espaços]$[um caractere][2 espaços]ÿÿÿÿr”. São caracteres que representam as figuras que são mostradas nos textos durante o jogo, e mudar as sequências pode deixar o Enter Hero Name estranho esteticamente;
    9. Há sequências do tipo “ÿÿÿÿr[7 espaços]ÿÿÿÿr”. Dentro delas, você pode acrescentar mais caracteres, desde que respeite a sequência “ÿÿÿÿr[3 espaços][o caractere que você colocou][3 espaços]ÿÿÿÿr”, e que o caractere não seja o $;
    10. Há também as sequências “”, “” e “”. Você pode alterá-las (traduzi-las) como quiser, desde que respeite a posição onde os textos estão e o tamanho máximo de 6 caracteres para manter a estética ( e tem cada um 7 caracteres, então fica esteticamente feio durante o jogo. Pode diminuir para 6 caracteres sem problemas);
    11. Salve as alterações, feche o XVI32, abra o RM2K3A e/ou rode o seu jogo, já com um evento de Enter Hero Name engatilhado. Se tudo correr bem, seu jogo rodará sem problemas com o Enter Hero Name modificado.

    Espero que este tutorial te seja útil, como foi para mim.

    Grato pela atenção,

    Denis