Forums » RPG MAKER 2K e 2003

[AULA-1] Introdução ao RPG Maker 2000

    • 683 posts
    28 de maio de 2015 11:29:11 ART

    Imagem Postada

     

    Imagem Postada

     
    Indice de Aulas

    [#] [AULA-1] Introdução ao RPG Maker 2000
    [#] [AULA-2] Criando o primeiro jogo com o RM 2k9 Ultimate.




     

     



     
    Sobre as Aulas

    Começo agora uma série de aulas/tutoriais sobre o RPG Maker 2000 e suas funções.
    Na aula de hoje veremos uma introdução para quem está chegando ao mundo da criação de games, não entende muitas coisas e está afim de aprender um pouco sobre as diversas engines.

    Porque não o 2003? Bom, na verdade até um certo ponto das aulas a maioria das coisas poderá ser aplicada no 2003, mas em alguns momentos, como quando explicarei algumas coisas do Destiny, o 2003 não será suportado. Além do que toda a exemplificação e explicação será dada com base no 2000.


     



     
    O RPG Maker 2000

    O RPG Maker 2000 foi a primeira engine voltada para a criação de jogos para PC que ficou "pop" aqui no brasil, e em alguns outros países. Muitos tiveram a primeira experiencia com criação de jogos com essa engine. Ela é simples de usar e com algum empenho proporciona a criação de jogos muito bem feitos. Se você tiver os gráficos certos pode até fazer jogos ao melhor estilo SNES.


     

     

     
    Utilitários

    O RPG Maker 2000 infelizmente foi ficando meio "obsoleto" em alguns aspectos se comparado aos irmãos mais novos (XP e VX), porém alguns programadores conseguiram modificar de alguma forma o original para abrir novas opções e funções a ele.

    Nas aulas futuras irei falar sobre dois deles, talvez os mais importantes, mas com certeza muito utéis.
    São eles:

    Destiny Patch - Por BananenJoe
    Permite usar a Destiny DLL que possibilita quebrar diversas barreiras dos eventos.

    RPG Maker 2009 Ultimate - Por Cherry
    É um patch que "atualiza" o visual da criação dentro do maker. As linhas antes pretas e brancas, miúdas e dificeis de ler agora teêm cor e uma ótima visualização, basicamente o XP ou VX, com a vantagem que você pode modificar várias coisas facilmente.

    Mas deixemos de lado essa parte, por agora.


     



     
    Porque o RM 2000?

    Não tem um "porquê" para se usar uma engine, ela deve satisfazer suas expectativas. Se você quer criar jogos com alto design e gráficos muito trabalhados, o XP é mais recomendado. Isso vai de maker para maker, não existe a "engine certa", existe a que melhor se adapta a suas necessidades. 

    Eu gosto do 2000 pelo simples motivo dele ser nostalgico e criar jogos que pareçam com os bons clássicos.
    Além do que essa engine tem um estilo gráfico que ao meu ver é muito mais interessante que, por exemplo, os do VX. O 2000 também tem uma gama maior de gráficos e recursos encontrados na internet, afinal, ele está ai a mais tempo, isso facilita em muita coisa.

    Enfim, não importa o motivo, e sim como é usado.

     


     
    Jogos em RM 2000

    Aqui alguns bons jogos:

    Legion Saga III - Por Kamau
    Jogo gringo feito pelo maker Kamau. É simplesmente um clássico dos jogos em rpg maker. Sistemas muito bem feitos e uma ótima história, rendeu inspiração a muitos criadores. Os dois anteriores também são recomendados, embora um pouco menos bem feitos.

    Rygar e os Soldados do Rei - Por JPA
    Jogo brasileiro. Clássico da comédia e do gênero "tosco". O jogo fez tanto sucesso que foi distribuido junto com outros jogos de rpg maker em uma revista famosa (Digerati), mesmo sem a autorização do autor. Eles usaram o nome de Phygar e os Soldados do Rei só para não ter de pedir autorização. Quem nunca jogou não sabe o que está perdendo. Inclua as continuações Rygar contra o império do mal e Rygar e o reino perdido, esse ultimo foi criado no (2k3).

    Bom, esses foram os que eu mais joguei e que ainda lembro. Se tiverem outros, manda que eu adiciono.


     


     
    Questão "Evential"

    O RM 2000 tem um total de 90 comandos padrões dentro de seus eventos (3 páginas de 30).
    Leva um tempo para pegar o jeito da maioria (alguns menos usados), mas com bastante treino você decora onde cada coisa fica e como usa-la. Entre as mais usadas estão: Váriaveis, Switches, Forks (condições) e Labels.


     


     
    Ta, onde eu baixo?

    Pode encontrar aqui na MRM, o que eu recomendo.
    RPG Maker 2000 e RPG Maker 2003


     


     
    Dúvidas Frequentes

    Muita gente mal começa a mexer com a engine e já cria tópicos com dúvidas já respondidas e algumas até com a resolução fixada. Antes de tudo leia este tópico:

    [F.A.Q] Várias Perguntas do Fórum Aqui! - Por Utiru

    Se ainda assim tiver alguma dúvida, ai sim crie um tópico na área de Suporte para 2000/2003.

     


     
    Finalizando

    Essa foi apenas a aula introdutória, logo mais pretendo postar uma aula por semana explicando vários aspectos do 2000 e suas "extensões". Não espere apenas ter que ler, pretendo colocar alguns muitos exercicios!

    A próxima aula será:
    Criando o primeiro jogo com o RM 2k9 Ultimate.

    Irei falar sobre como utilizar o RPG Maker 2009 Ultimate criado pelo Cherry, algumas de suas funções e ensinarei a fazer um jogo simples. 

    Se acha que faltou algum conteúdo ou afins, poste aqui que eu coloco.

    Nos vemos por ai,

    Até