Forums » RPG MAKER 2K e 2003

Pedras Rolando - do freitaz

    • 683 posts
    28 de maio de 2015 11:30:31 ART

    Créditos do Tutorial: freitaz por criar e TAXD por disponibilizar, re-formatar e criar a BETA/DEMO.
     

    HISTÓRICOS
    Esse tutorial foi exposto na extinta RPG Maker Brasil, e uma vez me pediram pra fazer a beta do mesmo, por isso estou expondo aqui, a criação original é do antigo membro Freitaz.

    PEDRAS ROLANTES
    Idéia básica: Pedras que rolam de um lado para o outro ou pra cima e para baixo... se bater no herói leva um dano muito forte (ou game over).

    Mão na massa:
    1- Crie um mapa com corredores (paredes ao lado), pode ser tanto na vertical quando na horizontal.

    2- Crie o evento da PEDRA (ao lado da parede) com os seguintes critérios [gráfico= pedra qualquer / Ao tocar (evento, herói) / Mesmo nível que o herói / Ciclo Esquerda-Direita ou Cima-Baixo, dependendo do corredor / Velocidade = 5]
    Claro que estes atributos estão definidos à sua escolha, coloquei apenas o básico do básico... ou seja, o tipo de pedra que normalmente faço. Se quiser aumentar a velocidade ficará bem difícil... se diminuir ficará bem fácil. Isso é relevante.

    3- Comandos do evento Pedra:
    <> Efeito sonoro: "Earth 5" (qualquer um que se pareça com uma pedra batendo)
    <> Flash em Personagem: "Herói" 0.3 seg (Esperar)
    <> Flash em Personagem: "Herói" 0.3 seg (NÃO Esperar)
    <> Receber Dano: 50 pontos (se utilizar o RM2000 é melhor baixar o dano pra 10 ou 20)
    <> Esperar 0.2 seg

    4- Agora é só colocar as pedras na parede e, ao jogar, fugir delas com o máximo cuidado possível.

    Comentários de acabação finais:
    Para Iniciantes este tuto pode soar bem legal e interessante. Mas para os avançados na arte técnica do Rpg Maker isso é tão fácil quanto mijar fora da privada. Portanto vou dar idéias mais avançadas de recursos que vocês podem colocar para inovar este sistema:

    Pedras nascem de um buraco e terminam jogadas à lava (fiz isso no jogo THENGS, muito bom porque fica realista. É preciso utilizar uma "rota" para o evento e uma switch que ative seu sumiço e reaparecimento).

    Pedras desviam trajetória ao bater no herói (nunca fiz isto, mas seria legal colocar... seria criada uma switch para quando a pedra bater a switch for ativada e surja outra pedra (do mesmo evento) com outra trajetória de rota).

    Pedras surjem do buraco aleatoriamente (também fiz isso no THENGS, coloquei uma variável "pedras" de 1 a 3, na qual quando se é 1= espera 0.2 seg pra reaparecer... 2= espera 0.6 seg... 3= espera 1.0 seg... assim vai).

    Pedras jogadas por um inimigo (essa é bem complexa, vale bastante inteligência técnica para fazer isso. Mas sei que voces são capazes. Cria-se um inimigo emcima de um palanque/palco e om pedras à frente dele. Estas serão jogadas cada vez que o inimigo passar por elas (ativando rotas e variáveis de cordenadas para o evento do inimigo) daí as pedras cairão do palco e rolarão até baterem numa parede e se quebrarem (gráfico de pedra destruída). Se a pedra bater no herói ainda pode deixar uma mensagem do inimigo dizendo: "HAHA, TE PEGUEI!" e dando um gameover ou apenas causando dano. Enquanto isso, um tempo será definido logo no começo e que no fim do tempo a caverna exploda, sei lá... ou então as pedras do inimigo acabam... ou melhor: o herói precisa passar por um corredor grande onde vários inimigos jogam pedras, até chegar no final (clímax) onde conseguirá fugir da caverna).

    O resto já é criatividade de vocês. Porque Rpg maker não é só técnica e gráfico, os melhores jogos são aqueles criativos... que puxam os jogadores para dentro da tela e não o deixam sair de jeito nenhum!

    Obrigado por lerem,
    Danilo FreitaZ.

    Demo Aqui