Agora vamos criar o sistema, no data base, vá em eventos comuns e crie um sistema chamado Forjar Arma Simples. Ele pode ser automático ou paralelo e deve ser chamado por um Switch que eu nomeei Forjar Arma Simples.
Dentro dele coloque um Mostrar Escolhas com as opções: Fabricar, Tornar Obra Prima, Tornar Elemental e Não quero Forjar nada.
Crie outro evento chamado Fabricar Armas com Condição Chamar.
Nele, crie uma Mostrar Escolhas com as opções de arma que você criou e permitirá fabricar, no caso desse pequeno tutoria, a primeira escolha será a Espada de Aço. As outras você fica livre pra decidir.
Agora vem o sistema de forjar a arma, o primeiro passo é criar uma variável chamada Minérios Possuídos. Nela você vai Setar a quantidade de itens Minério que o jogador possui.
Na linha de baixo você chama uma condição If, pra ver se a Variável Minérios Possuídos é igual ou maior a 1. Se for 0 quer dizer que o player não item pra fabricar. Por isso deixe uma condição Else ligada.
Dentro do IF, se for positivo (1 ou maior) coloque o comando, Mudar Itens, Minério, Setar 1, Reduz (Excluir Item).
Isso faz com que dando certo ou errado o jogador gaste a matéria prima.
Na linha de Baixo, Crie a segunda variável e a chame de Dificuldade Forja. Ela representa a chance em porcentagem de você ser bem sucedido, eu setei 60 (60% de chance de conseguir fazer a arma e 40% de falhar).
Na linha de Baixo, crie a terceira variável chamada de Sorteio. Sete ele com Aleatório 1 a 100.
Na linha de baixo, abra mais um IF, com a condição variável sorteio, igual ou abaixo, variável dificuldade da forja.
Isso quer dizer que se o número sorteado foi 0 a 60, você teve sucesso, se for 61 a 100 você falhou. Deixe o else ligado.
Dentro do IF, coloque um efeito sonoro e uma mensagem: “Espada de Aço fabricada com Sucesso”.
Na linha de baixo, Mudar itens, Espada de Aço, Setar 1, Somar (Adicionar Itens).
Na exceção coloque um efeito sonoro, e a mensagem: “A forja falhou, você perdeu os materiais”.
No outro Else, que é aquele que testa se o jogador tem minérios, coloque uma mensagem: “Você não possui minérios para a forja”.
Esse comando diz que o jogador tem 0 minérios, nós testamos no começo com o IF lembra-se?
Esse evento está pronto, volte no evento Forjar Armas Simples e dentro da escolha Fabricar, coloque o comando Chamar Evento e escolha o evento Fabricar arma.
Isso quer dizer que o jogador escolher fabricar a arma, o sistema vai testar se ele tem minérios, se não tiver da uma mensagem, se tiver ele joga a chance de 60%. Se der certo ele acrescenta a arma aos seus itens, se falhar da uma mensagem.
Coloque logo abaixo Mudar mudar Switch Forjar Arma Simples = OFF, ou ele vai ficar repetindo a habilidade.
Até aqui temos a base do sistema de fabricação, ou seja, se quiser fabricar outra arma, basta colocá-la na segunda escolha do evento fabricar arma, copiar tudo e alterar o que quiser.
Ex: Se eu criar uma Adaga de Aço, posso mudar a porcentagem pra 80 (seria mais fácil de fazer).
Se eu criar um Machado de Aço, poderia pedir 2 minérios (no teste de minérios, sete a variavel com 2 ou maior).
Como vê a quantidade e variação só depende da sua vontade e criatividade.