Salve galerinha Maker. A pedido de uma duvida na extinta RMB eu criei um sisteminha simples de Insolação e Hipotermia.
O que é?
Hipotermia: A hipotermia ocorre quando a temperatura corporal do organismo cai abaixo do normal (35ºC), de modo não intencional, sendo seu metabolismo prejudicado. Se a temperatura ficar abaixo de 32ºC, a condição pode ficar crítica ou até fatal. Temperaturas quase sempre fatais, são aquelas abaixo de 27ºC. No entanto, há relatos de sobreviventes com temperaturas inferiores à 14ºC.
Insolação: Os sintomas podem incluir intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura; temperatura do corpo elevada; pele quente, avermelhada e seca; extremidades arroxeadas e inconsciência. E as vezes uma coceira terrivel.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O que eu Preciso?
* Eu usei o maker VX, mas da pra fazer em qualquer um :D
* 2 Switches
* Chão de Gelo e Chão de Fogo ou Deserto
* Entender um Pouquinho de Eventos.
Dificuldade
* Eu diria Fácil, você pode até melhorar, eu não caprixei muito xD
* Se acompanhar com cuidado acho que da pra fazer mesmo com pouco conhecimento maker.
Iniciando
* Desenhe o mapa onde quando o personagem pisar, ele sofra um dos dois estatus (Insolação ou Hipotermia)
* Crie entrada e Saída.
Hipotermia
* Crie eventos na entrada da área onde começa a Hipotermia sem nenhum desenho:
* Nesse evento crie uma Switche Chamada Hipotermia e deixe ela ON:
* Certifique-se de que o evento está abaixo do herói e ao toque do herói
* Crie eventos na saída da área onde tem a Hipotermia sem nenhum desenho:
* Nesse evento mude a Switche Chamada Hipotermia para OFF:
* Certifique-se de que o evento está abaixo do herói e ao toque do herói
Engine Básica
* Crie um evento transparente num local longe
* Ele tem que ser abaixo do Herói e Processo Paralelo
* Coloque nele a condição IF usando a variável hipotermia opção ON
* Dentro da condição, coloque o comando Esperar com 900 frames
Entendendendo o porque: Imagine que você está andando e pise no evento que inicia a hipotermia. (Switche ON) Esse evento, quando isso acontecer, vai contar até 15 segundos que são os 900 frames. Se esse tempo acabar e o char ainda estiver no gelo, da Game Over. Se ele Sair a tempo (Switche ON), nada acontece, ele continua normalmente.
* Agora, embaixo do comando de 900 frames, coloque outro if com a switche hipotermia on.
Ou seja, se ainda ta on, é porque o char não saiu do gelo a tempo.
* Se isso acontecer, coloque dentro desse segundo if uma mensagem e abaixo o game over...
Insolação
* To com preguiça de explicar, mas está na Demo, é a mesma coisa na verdade, mas use a Switche 2 e mude a mensagem e o local dos eventos.
Como Testo a Demo
Fique no gelo ou no calor até dar game over, se quiser pode passar direto pra escapar. São 15 segundos.
Idéias para Customizar
* Com mais conhecimento ao invez de Game Over você pode teleportar o carinha pra um hospital.
* Ao invez de Game Over, você pode dar dano nele de tantos em tantos segundos (60 frames = 1 segundo)
* Colocar obstáculos, crias um labirinto, algo assim
Finalizando
* Se já existe algo igual ou parecido eu não sei, mas esse eu fiz do zero, tirado da minha cabeça :D
* Se for usar no seu jogo, de os créditos, se for postar em outro fórum, de os créditos.
* Obrigado aos que leram e baixaram a Beta :D
Demo/Beta
No 4Shared: http://www.4shared.c...Hipotermia.html :D