Sou novo por aqui, mas gostaria de ajudar em algo. Não sei se vai ser útil, mas eu usei em meu porjeto e tem outras aplicações usando o mesmo sistema, como o sistema de dia e noite que pode ser usado com isto.
Obs.: Eu aprendi a fazer isos com um tutorial na RMB, mas eu não lembro quem foi que postou, então se estiver aqui ou se alguem souber quem foi, pode posta aqui ou manda PM que eu ponho os créditos.
Obs².: Estou usando o RM2K 1.06 em inglês, mas funciona em qualquer RM2K\RM2K3.Mas eu nunca testei em XP nem em VX (alias, nem sem mexer em VX )
Bom, vamos começar.
1° - Abra o database e crie um item chamado Relógio (ou o nome que preferir). Em classification, selecione switch, ponha o preço que desejar e em "Use number of times" selecione limitless (sem limite). Depois, em "ON Switch", crie uma switch chamada "Tempo de Jogo" (ou o nome que preferir) e deixe-a selecionada. Vai ficar mais ou menos assim:
2° - Agora, vá em common events e crie um evento chamado "Tempo de jogo". Deixe em branco mesmo, vamos usa-lo depois. Agora crie outro evento chamado Segundos, e em "Event start condition", selecione Parallel Process. Dê um wait (Segunda aba de eventos, segunda coluna, ultimo comando de cima para baixo, no RM2K) de um segundo, depois clique em "Change Variable", crie uma variável chamada segundos, em set selecione "+", em operand selecione set e ponha 1. Mais ou menos assim:
3° - Agora crie um evento chamado "Minutos", selecione "Parallel Process", crie uma Fork (Terceira aba de comandos de evento, segunda coluna, quinto item de cima para baixo, no RM2K), dentro da fork, selecione "variable", e escolha a variável "Segundos", abaixo deixe marcado como same (igual a), deixe em 60 e de ok.
Ainda na mesma fork, insira um comando para zerar a variável segundos (Change Variavle, selecione segundos, em set marque "set" e em operande marque "set" e deixe como 0).Mais ou menos assim:
4° - Agora cire outro evento (Parallel Process) chamado "Horas", deixe igual ao evento "Minutos", só que em vez de adicionar +1 à variável "Minutos", adicione à variável "Horas" que você vai criar, e ao invés de zerar a variável segundos, zere a variável minutos.Mais ou menos assim:
5° - Agora vamos voltar para o primeiro evento que criamos, o Tempo de jogo. Deixe ele como Parallel Process também, em Appearance Conditons Switch selecione aquela switch que criamos para o item "Relógio", lembra? A switch "Tempo de jogo" (ou seja lá o que você tenha posto). Agora coloque um comando de mensagem (o primeirão mesmo), e coloque assim:
Nos quais:
w = ID da variável horas.
y = " " " minutos
z = " " " segundos
Sem esquecer de mudar o switch para OFF, caso contrário a mensagem vai ser exibid sem parar.
Mais ou menos assim (poxa, eu já gosto desse mais ou menos hein?):
Pronto, agroa é só você colocar o Relógio numa loja, como item de quest, ou o que você achar melhor, e sempre que o jogador usar o item, ele vai exibir uma mensagem com o tempo de jogo .
Bom, é isso aew.Espero que seja de alguma utilidade para vocês. Quaisquer dúvidas, poste aqui ou mande PM (preferência).
Vo posta um demo com o sistema aqui para quem quiser olhar de perto.
Obs.: O demo foi feito no RM2K, então para rodar vai ser preciso ter o RM2K ou o RTP do mesmo instalado no computador.
Demo:http://www.4shared.c...uto.html
/>
P.S.: Esse foi meu primeiro tuto, e putz, eu não sabia que fazer um tuto dava tanto trabalho! Vo começa a postar respostas melhores nos tutos dos outros...
@edited~