Forums » RPG MAKER 2K e 2003

Puzzle de coleta

    • 683 posts
    28 de maio de 2015 12:05:44 ART

    Olâ gente...esse é meu 2° ou 3° sistema por eventos...não lembro... :LOL:


    Esse tutorial consiste em fazer um puzzle que lhe dara um determinado tempo para coletar um item... 


    [move]TUTORIAL[/move]


    :Pressione F8, vá na aba itens e crie um item qualquer, ele será o iten que será coletado.

    :Va na aba eventos comuns e crie um evento com o nome tempo de jogo em processo paralelo...(ele será usado para marcar o tempo do puzzle (obvio)) 

    em appearance  condition switch crie uma switch com o nome do iten que você criou

    nele coloque assim:

    Timer operation create[xxx]  [xxx é o tempo que você dará para completar a tarefa]
    Timer operation start time    [start time fara o tempo se iniciar.]
    Wait:[xxx]                              [xxx é o valor que se deve colocar para ficar igual ao marcado no timer...EX:timer 20 segundos....wait:200]
    show menssage:você perdeu.
    add/remove iten[inten que você criou]
    timer operation:stop timer
    change switch[switch criada por você com o nome do iten] em OFF


    Pronto agora vamos aos eventos no mapa....

    :crie um evento qualquer com um gráfico qualquer de npc.
    nele coloque assim:



    Show menssage:perdi meu gato poderiaachalo para mim? [é só um exemplo]

    Show choice:SIM/NÃO

    [sim]case:

    menssg:ele saio da vila você tem [xxx]tempo para acha lo,lhe darei[xxx] de recompensa.
    Change switch:[swich criada para o evento comum]


    [não]case:


    Volte quando quiser.


    End case

    neste mesmo evento crie uma nova aba e coloque como condição de inicio possuir o iten criado por você.
    nele coloque assim.

    stop time.
    show menssage:você conseguiu.
    tome sua recompensa.
    increase money[xxx]
    crie uma nova switch em ON com o nome finalizar.

    Crie uma terceira pagina neste mesmo evento e coloque como condição de inicio a switch finalizar.


    Agora vem a parte mais facio.


    :no local que desejar crie um novo evento com um gráfico que desejar para o item coletavel.

    nele coloque assim:

    Show menssage: achei\^  ["\^" esse comando fará a mensagem fechar sozinha]
    add/remove iten[iten criado por você]

    neste mesmo evento coloque uma nova pagina com condição de inicio possuir o iten criado  por você.


    Pronto...Esta comcluido o puzzle.


    Galera peguem leve porque sou um eventer iniciante...
    mais espero que seja utiu.
    :tchau:




    Talvez não entendam, o tutorial então vou botar uma demo...aguardem.



    [edit] link da demo:http://www.4shared.c...jtgkE/demo.html