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[Tutorial + Engine] Barra de hp na tela

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    28 de maio de 2015 12:10:20 ART

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    Barra de hp e mp na tela

    Introdução


    Este tutorial foi feito para a jogosRPG a um bom tempo, é o meu primeiro tutorial de sistemas e como não vi nada semelhante aqui, decidi posta-lo.
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    Olá a todos, estou aqui colocando o meu primeiro tutorial, do primeiro sistema que consegui fazer sozinho. Há alguns dias atras eu procurei aqui um tutorial sobre esse assunto e fiquei indignado por não encontrar um tutorial de algo tão comum que a gente vê em muitos jogos por ai. Então a saida foi quebrar a cabeça e tentar fazer isso por conta própria, pois não tenho experiência com sistemas, estou recem começando a aprender. Chega de papo e vamos ao assunto.

    Transformado HP em percentual


    Bem, para fazermos a barra de hp (ou mp, tanto faz, o processo é o mesmo), teremos que primeiramente transformar o valor do hp em um valor percentual para podermos relacionar com as figuras da nossa barra. Mas pra que isso??? Ora, nós sabemos que quando o herói passa de nível, o seus valores hp e mp máximos aumentam, portanto se a gente fizesse a barra direto em cima do valor máximo do hp do herói, quando o mesmo aumentar de nível, a barra vai ficar desregulada. É preciso fazer com que a barra seja de acordo com o hp do herói em qualquer nível que ele esteja, ok?
    Bem, então primeiro nós temos que fazer uma variável para armazenar o valor máximo do hp do herói. Vá em eventos comuns e crie um evento chamado Barra de hp, coloque em processo paralelo. Em seguida, nesse evento, crie uma variável e de o nome de HP máximo e defina como: herói >> HP Max. Em seguida precisaremos criar uma variável para armazenar o valor do HP atual do herói, então crie outra variável com o nome HP Atual e defina como: herói >> HP Atual. A seguir vamos fazer o cálculo que transformará o valor do HP em percentual utilizando essas variaveis. Então em alterar variaveis, selecione a variável HP Atual e multiplique por 100. E logo em seguida, novamente em alterar variaveis, selecione a variavel HP Atual e divida pela variável HP Máximo. Nesse momento a variável HP Atual representa o percentual do HP do herói e é ela que vamos utilizar para relacionar com as figuras da barra de HP. O código desses calculos deve ficar mais ou menos assim:

    Imagem Postada

     

    Colocando as figuras


    Agora já podemos colocar as imagens que representam a nossa barra. O ideal é fazer 100 imagens para a barra, uma para cada unidade dos 100%. Acredito que a colocação dessas imagens não precisa ser explicada nos mínimos detalhes, se você prestar bem atenção no código vai entender como é feita. É só colocar as condições para que cada figura apareça. Na engine você pode ver melhor como isso funciona. 

    Download da engine:

    http://rapidshare.co...a_tela.lzh.html

    href="http://www.4shared.com/file/89967278/60018a59/Barra_de_hp_e_mp_na_tela.html">http://www.4shared.c...mp_na_tela.html