Forums » RPG Maker XP

Criando Baús e Portas

    • 404 posts
    28 de maio de 2015 12:43:50 ART
    INTRODUÇÃO

     

    Olá galerinha, hoje venho ensinar a todos vocês como criar baús e portas com aquele efeito de transição existente nos próprios characters. Mesmo sendo um tutorial bem básico, acredito que vai ajudar à muitos, sejam iniciantes ou não. Sem mais delongas, vamos começar a nossa aula.



     

    DADOS ESPECÍFICOS

     

    Neste tutorial, será usado*:

    • 1 Switch Local
    • 1 Evento com 2 Páginas



    *Será usado separadamente para cada um dos Eventos.


     

    CRIANDO UM BAÚ

     

      --> Para criar um baú é bem simples. Primeiramente você deve criar um novo evento e definir os seguintes parâmetros:
    • Tipo: Fixo
    • Vel.: Lenta
    • Freq.: Baixa

    • Animação [Mov.]

    • Pressionar tecla


      -->Com isto pronto vamos escolher a nossa imagem do baú. Se estiver usando o RTP, pode escolher:
    • 174-Chest01
    • 175-Chest02
    • 176-Chest03
    • 177-Chest04
      -->Eu escolhi o 174-Chest01 para este tutorial, sendo ele o da segunda coluna, mas você pode usar outro de sua escolha. ATENÇÃO: Você precisa escolher sempre a imagem superior, ou seja, o baú fechado, ou não dará certo.
      -->Depois de ter feito isto, as Condições do Evento devem estar semelhantes a isto:

    Imagem Postada

      -->Com os parâmetros definidos, é hora de construir a animação do baú. Para isto, utilize o comando            Mover Evento > Este Evento e faça o seguinte:

    <>Mover Evento : Este Evento
    :                            :<>Olhar à Esquerda
    :                            :<>Esperar : 1 frames
    :                            :<>Olhar à Direita
    :                            :<>Esperar : 1 frames
    :                            :<>Olhar Acima
    :                            :<>Esperar : 1 frames


      --> Em seguida, adicione um Esperar : 3 frames e escolha a SE que será executada. Eu escolhi a "044-Chest01". Se quiser, adicione uma mensagem dizendo ao jogador o que ele recebeu. Esta mensagem pode ser "Você recebeu uma Poção" ou algo semelhante, só depende de você. Agora adicione o comando Mudar Dinheiro/Itens/Arma/Armadura e adicione o que quiser.

    Imagem Postada

      --> Para que o personagem não possa mais realizar esta ação, mude a Opção de Switch Local A ON e crie uma nova página com o gráfico do mesmo baú que você utilizou anteriormente, só que dessa vez com ele aberto. Nas condições do evento desta página, acione a Switch Local A ON.
      --> Dê um OK e Inicie o Jogo para ver o resultado.

    Imagem Postada





     

    CRIANDO UMA PORTA

     

      -->Criar uma porta é semelhante a criar um baú, só é alterada algumas coisas.
      --> Para começar, crie um novo evento e altere os parâmetros:
    • Tipo: Fixo
    • Vel.: Lenta
    • Freq.: Baixa

    • Animação [Mov.]

    • Ao tocar herói

      --> Agora selecione o gráfico da porta. Se for usar o RTP, utilize um destes gráficos:
    • 170-Door01
    • 171-Door02
    • 172-Door03
    • 173-Door04
      -->Neste tutorial, vou usar o gráfico 170-Door01, sendo a porta superior da primeira coluna. Com isso pronto, de um OK. Deve ter ficado parecido:

    Imagem Postada

      -->Vamos criar agora os nossos comandos. Utilize o comando Mover Evento > Este Evento e faça o seguinte:

    <>Mover Evento : Este Evento
    :                            :<>Olhar à Esquerda
    :                            :<>Esperar : 1 frames
    :                            :<>Olhar à Direita
    :                            :<>Esperar : 1 frames
    :                            :<>Olhar Acima
    :                            :<>Esperar : 1 frames


      --> Com a animação da porta pronta, vamos continuar os comandos. Coloque um Esperar : 3 frames e selecione a sua SE. Caso queira usar uma do RTP, as mais apropriadas são:
    • 024-Door01
    • 025-Door02
    • 026-Door03
    • 027-Door04
      -->Vou utilizar a 024-Door01, pois se torna mais apropriada para o meu tipo de porta. Em seguida, adicione um evento de Teletransporte para o mapa que quiser e deixe aSwitch Local A em ON.

    Imagem Postada

      -->Agora, surge um problema: quando você sair do local em que a porta o tinha levado, ou seja, quando voltar ao mapa em que a porta estava, ela ainda estará aberta. Para que isso não aconteça, crie uma nova página com os seguintes parâmetros:
    • Switch Local A ON

    • Tipo: Fixo
    • Vel.: Lenta
    • Freq.: Baixa

    • Animação [Mov.]

    • Processo Paralelo

      -->Novamente crie um comando Mover Evento > Este Evento e faça o seguinte:

    <>Mover Evento : Este Evento
    :                            :<>Olhar à Direita
    :                            :<>Esperar : 1 frames
    :                            :<>Olhar à Esquerda
    :                            :<>Esperar : 1 frames
    :                            :<>Olhar Abaixo
    :                            :<>Esperar : 1 frames


      -->Para finalizar, desative a Switch Local A e dê um OK.

    Imagem Postada





    Bem galerinha, isso é tudo! Espero que tenham gostado da nossa aula. Se tiverem alguma dúvida é só perguntar que eu respondo, OK? Para os que não entenderam alguma coisa, ou que não tenham tempo para ler e realizar cada uma das etapas, segue em anexo o download do sistema. Abração galerinha, fui!