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Efeito de visão do personagem!

    • 225 posts
    28 de maio de 2015 13:46:28 ART

    Introdução:

     

    Estou apresentando neste tutorial um efeito simples que pode ajudar o seu projeto a ter um diferencial!
    Esse efeito a que me refiro é o seguinte: O personagem está dentro de uma casa com alguns cômodos, e certos cômodos ficam invisíveis a ele. Ao chegar perto do cômodo, ele aparece, dando um efeito visual bem interessante, de como você estivesse olhando os cômodos pela visão do personagem.
    Observação: Este sistema pode ser utilizado nas outra engines!



    Efeito:

     

    Coloco aqui, um vídeo para demonstrar o que o efeito faz.



    TutorialEscurecer por Eventos


    [move]Utiliza apenas 1 switch![/move]


     

    Spoiler 
    Você deve estar imaginando como a sala está invisível, se estou usando apenas eventos.
    Para deixar a sala invisível, coloquei eventos que escurecem-a.
    Neste tutorial, você escurecerá o cômodo por meio de eventos.

    :mrm=linha:

    Inicialmente, abra o paint, novo arquivo, e redimensione-o para 96x128.
    Nomeie este arquivo com um "$" no ínicio e este arquivo transformará-se em um character. 
    Agora, use a ferramenta "Formas" e faça um quadrado qualquer, com a cor preta. Use o botão direito do mouse e redimensione o quadrado para 32x32 (utilizando a opção "pixels".)
    Spoiler Parte 1 
     


    :mrm=linha:

    Posicione o quadradro para o canto superior esquerdo, sem extrapolar nenhum pixel!
    Spoiler Parte 2 
     


    :mrm=linha:

    Pronto, agora você deve abrir seu projeto e escolher a sala com efeito de visão do personagem.
    Para usar o tile que escureça, abra o Resource Manager, escolha "Graphics/Characters" e importe o arquivo.
    Spoiler Parte 3 
     


    :mrm=linha:

    Aparecerá uma janela com as configurações de transparência e translucidez. Clique com o lado esquerdo do mouse na parte branca e apague a opção de translucidez.
    Spoiler Parte 4 
     


    :mrm=linha:

    Faça um mapa simples para testar. Olhe como está o meu mapa:
    Spoiler Mapa 
     


    :mrm=linha:

    Crie um evento. Ele será o evento que escurece a sala.
    Terá duas abas: Na primeira, com a imagem que escurece, na segunda, sem imagem. 
    Na segunda aba, coloque a opção "Switch = 1 ON" para aparecer.
    Perceba que o efeito de escurecer desaparecerá com a switch, tornando o mapa visível.
    Spoiler Parte 5 
     


    :mrm=linha:

    Espalhe este evento pelo cômodo escolhido!
    Spoiler Parte 6 
     


    :mrm=linha:

    Bom... Precisamos ativar esta switch de alguma forma. Isso deve ser feito com o andar do personagem.
    Vamos criar o evento que ativa a switch. Ele deve ficar abaixo da sala que será aberta: "Ao tocar herói = Switch 1 ON".
    E o evento que fecha a sala, com "Ao tocar herói = Switch 1 OFF": Ele deve possuir uma condição de "Personagem Abaixo", pois só pode ser ativado se o personagem sai da sala. 
    Observe os eventos concluídos:
    Spoiler Parte 7 
     


    :mrm=linha:

    Posicione o primeiro evento que você criou acima do segundo.
    Assim ficará o mapa, completamente programado:
    Spoiler Fim 
     


    :mrm=linha:

    Mas, linyank, e se eu quero eventos dentro do mapa?
    Faça o seguinte, amigo: Escolha a posição do evento, e abra o evento que escurece aquele tile.
    Por exemplo, há um baú dentro da sala. Faça o baú na segunda aba, pois esse evento só vai aparecer se a sala aparecer. Quando o baú dar o item, e fazer "Switch Local A", deixe o "Switch 1 = ON" junto com o "A".
    Veja na imagem a seguir, como fica programado um evento dentro de um que escurece a sala:
    Spoiler Evento 
     


    :mrm=linha:

    Customizações: Você pode criar sistemas diferentes deste, tendo em mente a visão do personagem! Seja criativo!

     

     

    TutorialEscurecer por Imagens


    [move]Utiliza 1 switch e 2 variáveis![/move]


     

    Spoiler 
    Coloquei este segundo tutorial, pois o efeito de visão do personagem pode ser feito de mais de uma maneira. Neste tutorial, você escurecerá a sala por meio de uma imagem.

    :mrm=linha:

    Para fazer por imagem, primeiro faça o seu mapa (de preferência simples, para testar), e escolha o cômodo que será escuro. Este é o meu mapa:
    Spoiler Mapa 
     


    :mrm=linha:

    Agora, você terá que fazer uma imagem escura do tamanho exato do cômodo. 
    Para isso, tire uma "screenshot" do seu mapa no modo "Edição de Eventos".
    Mostro aqui, onde o botão que salva uma imagem situa-se, normalmente.
    Spoiler Teclado, Parte 1 
     


    :mrm=linha:

    Abra o paint, e dê um Ctrl+V!
    Selecione apenas o cômodo que será invisível e recorte bem no limite de um tile para o outro, para a imagem não afetar o outro cômodo.
    O meu ficou assim:
    Spoiler Parte 2 
     


    :mrm=linha:

    Nesta parte, você faz a imagem: Apenas use o Ctrl+A, para selecionar tudo, e apague tudo. 
    Agora, simplesmente pinte tudo com balde, com a cor preta.
    Deu! Você possui agora a imagem que vai escurecer a sala!
    Spoiler Parte 3 
     


    :mrm=linha:

    Abra seu projeto. Vá em "Resource Manager" e em "Graphics/Pictures". Importe a imagem, apagando os efeitos de transparência e translucidez.
    Spoiler Parte 4 
     


    :mrm=linha:

    Amigos, é nesta parte que você configura a posição da imagem e fazer ela aparecer.
    Ela deve estar mais ou menos no centro da sala. Faça um evento ali, e coloque, em processo paralelo:
    "Opções de variável 1 = Coordenada X da Tela."
    "Opções de variável 2 = Coordenada Y da Tela."
    "Mostrar imagem 1 (selecione a imagem escurecedora), Centro, Especificar por variável 1 e 2."
    Na segunda aba, coloque "Switch 1 = ON" para aparecer. Isso significa que o switch 1 vai desativar a imagem.
    Mostro também, onde ficou o centro da minha sala:
    Spoiler Parte 5 
     


    :mrm=linha:

    Precisamos ativar a switch. Isso pode ser feito com o andar do personagem.
    Vamos criar o evento que ativa a switch: Ele deve ficar abaixo da sala que será aberta: "Ao tocar herói = Switch 1 ON" e com o comando "Deletar imagem 1".
    E o evento que fecha a sala, com "Ao tocar herói = Switch 1 OFF": Ele deve possuir uma condição de "Personagem Abaixo", pois só pode ser ativado se o personagem sai da sala. 
    Observe os eventos concluídos:
    Spoiler Parte 6 
     


    :mrm=linha:

    Finalmente, posicione o evento de abrir a sala acima do de fechar, e pimba! Efeito concluído!
    Assim deverá ficar a posição dos eventos no final, para o meu mapa:
    Spoiler Fim 
     


    :mrm=linha:

    Customizações: Você pode criar sistemas diferentes deste, tendo em mente a visão do personagem! Seja criativo!

     



    Termos de Uso:

    Em seu projeto, não é necessário créditos.
    Você pode repassar esta ideia para qualquer fórum, contanto que coloque no tópico:
    [o] Créditos.
    [o] Um link para este tópico, por ideia originalhttp://www.mundorpgm...?topic=108817.0