Forums » RPG MAKER VX

Efeito de visão do personagem!

• 225 posts
    28 de maio de 2015 13:46:28 ART

Introdução:

Estou apresentando neste tutorial um efeito simples que pode ajudar o seu projeto a ter um diferencial!
    Esse efeito a que me refiro é o seguinte: O personagem está dentro de uma casa com alguns cômodos, e certos cômodos ficam invisíveis a ele. Ao chegar perto do cômodo, ele aparece, dando um efeito visual bem interessante, de como você estivesse olhando os cômodos pela visão do personagem.
    Observação: Este sistema pode ser utilizado nas outra engines!

Efeito:

Coloco aqui, um vídeo para demonstrar o que o efeito faz.

TutorialEscurecer por Eventos

[move]Utiliza apenas 1 switch![/move]

Spoiler 
    Você deve estar imaginando como a sala está invisível, se estou usando apenas eventos.
    Para deixar a sala invisível, coloquei eventos que escurecem-a.
    Neste tutorial, você escurecerá o cômodo por meio de eventos.

:mrm=linha:

Inicialmente, abra o paint, novo arquivo, e redimensione-o para 96x128.
    Nomeie este arquivo com um "$" no ínicio e este arquivo transformará-se em um character. 
    Agora, use a ferramenta "Formas" e faça um quadrado qualquer, com a cor preta. Use o botão direito do mouse e redimensione o quadrado para 32x32 (utilizando a opção "pixels".)
    Spoiler Parte 1 

Posicione o quadradro para o canto superior esquerdo, sem extrapolar nenhum pixel!
    Spoiler Parte 2 

Pronto, agora você deve abrir seu projeto e escolher a sala com efeito de visão do personagem.
    Para usar o tile que escureça, abra o Resource Manager, escolha "Graphics/Characters" e importe o arquivo.
    Spoiler Parte 3 

Aparecerá uma janela com as configurações de transparência e translucidez. Clique com o lado esquerdo do mouse na parte branca e apague a opção de translucidez.
    Spoiler Parte 4 

Faça um mapa simples para testar. Olhe como está o meu mapa:
    Spoiler Mapa 

Crie um evento. Ele será o evento que escurece a sala.
    Terá duas abas: Na primeira, com a imagem que escurece, na segunda, sem imagem. 
    Na segunda aba, coloque a opção "Switch = 1 ON" para aparecer.
    Perceba que o efeito de escurecer desaparecerá com a switch, tornando o mapa visível.
    Spoiler Parte 5 

Espalhe este evento pelo cômodo escolhido!
    Spoiler Parte 6 

Bom... Precisamos ativar esta switch de alguma forma. Isso deve ser feito com o andar do personagem.
    Vamos criar o evento que ativa a switch. Ele deve ficar abaixo da sala que será aberta: "Ao tocar herói = Switch 1 ON".
    E o evento que fecha a sala, com "Ao tocar herói = Switch 1 OFF": Ele deve possuir uma condição de "Personagem Abaixo", pois só pode ser ativado se o personagem sai da sala. 
    Observe os eventos concluídos:
    Spoiler Parte 7 

Posicione o primeiro evento que você criou acima do segundo.
    Assim ficará o mapa, completamente programado:
    Spoiler Fim 

Mas, linyank, e se eu quero eventos dentro do mapa?
    Faça o seguinte, amigo: Escolha a posição do evento, e abra o evento que escurece aquele tile.
    Por exemplo, há um baú dentro da sala. Faça o baú na segunda aba, pois esse evento só vai aparecer se a sala aparecer. Quando o baú dar o item, e fazer "Switch Local A", deixe o "Switch 1 = ON" junto com o "A".
    Veja na imagem a seguir, como fica programado um evento dentro de um que escurece a sala:
    Spoiler Evento 

Customizações: Você pode criar sistemas diferentes deste, tendo em mente a visão do personagem! Seja criativo!

TutorialEscurecer por Imagens

[move]Utiliza 1 switch e 2 variáveis![/move]

Spoiler 
    Coloquei este segundo tutorial, pois o efeito de visão do personagem pode ser feito de mais de uma maneira. Neste tutorial, você escurecerá a sala por meio de uma imagem.

Para fazer por imagem, primeiro faça o seu mapa (de preferência simples, para testar), e escolha o cômodo que será escuro. Este é o meu mapa:
    Spoiler Mapa 

Agora, você terá que fazer uma imagem escura do tamanho exato do cômodo. 
    Para isso, tire uma "screenshot" do seu mapa no modo "Edição de Eventos".
    Mostro aqui, onde o botão que salva uma imagem situa-se, normalmente.
    Spoiler Teclado, Parte 1 

Abra o paint, e dê um Ctrl+V!
    Selecione apenas o cômodo que será invisível e recorte bem no limite de um tile para o outro, para a imagem não afetar o outro cômodo.
    O meu ficou assim:
    Spoiler Parte 2 

Nesta parte, você faz a imagem: Apenas use o Ctrl+A, para selecionar tudo, e apague tudo. 
    Agora, simplesmente pinte tudo com balde, com a cor preta.
    Deu! Você possui agora a imagem que vai escurecer a sala!
    Spoiler Parte 3 

Abra seu projeto. Vá em "Resource Manager" e em "Graphics/Pictures". Importe a imagem, apagando os efeitos de transparência e translucidez.
    Spoiler Parte 4 

Amigos, é nesta parte que você configura a posição da imagem e fazer ela aparecer.
    Ela deve estar mais ou menos no centro da sala. Faça um evento ali, e coloque, em processo paralelo:
    "Opções de variável 1 = Coordenada X da Tela."
    "Opções de variável 2 = Coordenada Y da Tela."
    "Mostrar imagem 1 (selecione a imagem escurecedora), Centro, Especificar por variável 1 e 2."
    Na segunda aba, coloque "Switch 1 = ON" para aparecer. Isso significa que o switch 1 vai desativar a imagem.
    Mostro também, onde ficou o centro da minha sala:
    Spoiler Parte 5 

Precisamos ativar a switch. Isso pode ser feito com o andar do personagem.
    Vamos criar o evento que ativa a switch: Ele deve ficar abaixo da sala que será aberta: "Ao tocar herói = Switch 1 ON" e com o comando "Deletar imagem 1".
    E o evento que fecha a sala, com "Ao tocar herói = Switch 1 OFF": Ele deve possuir uma condição de "Personagem Abaixo", pois só pode ser ativado se o personagem sai da sala. 
    Observe os eventos concluídos:
    Spoiler Parte 6 

Finalmente, posicione o evento de abrir a sala acima do de fechar, e pimba! Efeito concluído!
    Assim deverá ficar a posição dos eventos no final, para o meu mapa:
    Spoiler Fim 

Customizações: Você pode criar sistemas diferentes deste, tendo em mente a visão do personagem! Seja criativo!

Termos de Uso:

Em seu projeto, não é necessário créditos.
    Você pode repassar esta ideia para qualquer fórum, contanto que coloque no tópico:
    [o] Créditos.
    [o] Um link para este tópico, por ideia originalhttp://www.mundorpgm...?topic=108817.0