Bom... estou trazendo um jeito legal de fazer um jogo de tiro no Rpg maker vx usando o Requiem Abs 9, ou melhor, este foi o sistema de batalha que eu testei, não sei se funciona em algum outro abs...
Vamos começar!
primeiro vc tem q baixar o requiem abs 9, para download e melhores informações veja AQUI
para começar, voce tera que escrever alguns códigos no campo de notas de cada arma(Weapon)
antes de qualque coisa escreva o codigo: Ranged para dizer que aquela sera uma arma de longa distancia
Agora escreva o seguinte: Graphic = X onde X sera o nome do character da "bala" saindo do revolver, algumas coisas em anexo podem te ajudar, lembre-se de copiar o nome certo ou ter o character importado nos seus resources
Agora voce vai determinar a velocidade da bala do revolver escrevendo: Speed = X onde X sera o valor da velocidade, não coloque valores muito altos, aí a bala saira tão rapida que vc nem vera ela, para mim o valor 5 esta de bom tamanho
Agora não muito importante sera o alcance da sua arma determinado pelo codigo: Range = X Onde X sera o alcance em "quadradinhos" do seu tile que o tiro ira alcançar , ou seja , se eu marcar o valor 6, depois que a bala percorrer 6 quadradrinhos ela desaparecera não acertando mais nenhum inimigo, o valor 6 esta de bom tamanho
Outra coisa importante é o atraso de sua arma, ou seja , o quanto tempo tera que esperar, em frames, de um tiro para o outro determinado pelo codigo: Delay = X Onde X é o tempo de espera, o normal sera 30, para um revolver, para uma metralhadora , o normal sera 7
agora voce vai determinar o tiro, o icone, do seu revolver criando um item no database nomando como vc quiser, sugiro que voce não coloque para usar, ou seja, nunca usa-lo, pois não da para usar uma bala atravez do menu, ela sera usada na hora do tiro, agora voltando as aremas, coloque o codigo: Ammo1 = X e Ammo2 = Y onde X sera a bala, o nº do item e Y sera a outra bala, uma arma pode usar duas balas diferentes, que sera solto , respectivamente Por A e S, no requiem abs 9, se a arma tiver apenas uma bala, coloque X sendo X = Y
Agora o som que sera solto pela computador quando voce atirar , usando o codigo: Shot SE = X Onde X sera o nome da Mid que voce quer q seja o som do tiro, geralmente é um Se(sound Efect).
Para finalizar vamos usar o ultimo codigo: Path = Line determinando que a "linha" do seu tiro sera em linha reta, outras paths não se encaixam no momento
Algumas coisas sobre armas, alem de usar um icone q se parece com uma arma ou uma bala, não vá colocar um livro e falar q aquilo é uma bala, por exemplo.
Revolver:Dano medio, atraso medio(delay), alcance(range) longe e velocidade(speed) = 5
SubmetralhadoraDano muito pequeno, atraso muito rapido, alcance medio com velocidade rapida
sniper:Dano pequeno, atraso medio, muito longe, e alta velocidade.
o codigo do meu revolver ficou assim(usando os anexos):
Ranged
Ammo1 = 21
Ammo2 = 21
Graphic = $bala
Speed = 5
Shot SE = Tiro
Delay = 30
Range = 6
Path = Line
Alguns anexos estão aqui para voce fazer um revolver, junto com um iconset q contem armas e balas, qualquer duvida só postar aqui q eu ajudo vcs