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Sede de sangue "vampírico" + HUD

    • 225 posts
    28 de maio de 2015 14:27:20 ART

    Introdução

    Aew galera!!!
    esse sistema foi desenvolvido para jogos de vampiros, onde o vampiro necessita de sangue humano, e ao não saciar, algo acontece (tipo game over)
    O sistema só é completo com uma barrinha que mostra o quão sedento ele está, que eu também ensinarei no tuto.


    Requerimentos:


    Nível de dificuldade:

    Imagem Postada

    Vamos precisar de:

    <>: 1 switch 
    <>: 2 eventos comuns
    <>: 1 variável
    <>: 1 pouco de habilidade, rs

    Vamos configurá-los 1 a 1 a seguir


    Começando


    Crie um evento no início do game para ativar a switch, coloque também um comando para uma varável valer 100.
    Essa variável vai dizer o quao sedento o vampiro está, sendo 100 = totalmente saciado, e 1 = morrendo de sede.
    A switch permitirá que os dois eventos comuns aconteçam como processo paralelo. Vejamos:


    Evento Comum (1)


    No evento comum você colocará "processo paralelo" e a switch condicional será a que ativamos antes.
    Agora vc vai colocar uma condição: "se a variável (aquela) for igual a 100", e deixe exceção
    dentro da condição, coloque um comando de "mostrar imagem" e tenha uma imagem para sua barra de sede
    Na exceção, coloque outra condição: "se variável for maior ou igual a 95" e deixe exceção.
    mais uma vez, coloque o comando "mostrar imagem", agora com uma diferença: nesse comando existem propriedades da imagem (altura e largura). coloque a ALTURA para 95%, isso fará a barra encurtar um pouco quando a sede estiver em 95% saciada.
    você deve estar se perguntando: "altura? não seria largura?" Resposta: não sei se é só meu RPG VX, ou se houve problema na tradução, mas a altura muda a largura e vice-vera.
    e assim vc deve seguir, sempre colocando uma condição dentro da exceção anterior, sempre decrescendo: "95, 90, 85... até chegar a 0", mas não coloque 0, coloque 1
    E agora sim, na exceção da condição "variável maior ou igual a 1" vc vai colocar o que acontece quando ele está com a sede ao máximo. No meu caso, ele morreria, gameover.

    Não sei se está complicado do jeito q escrevi, mas não é complicado, é chato de fazer, complicado não.


    Evento comum (2)


    Nesse segundo evento comum, não se preocupem, é fácil. Também é um processo paralelo, com a switch (aquela) como condicional.
    ele só terá 4 comandos:

    1º: uma label - escolha o nome dela
    2º: diminuir a variável da sede em "1"
    3º: esperar - decida o tempo que vai demorar pra aumentar a sede. para demonstrar, eu coloquei 1 segundo, ou seja 60 frames.
    4º: ir para label - a mesma do início


    Finalizações


    Pronto! Seu sistema já está pronto, e pode ser testado e usado.
    Espero q teham gostado do tutorial, e usem em vossos projetos.
    Aida vêm mtos outros por aí, aguardem!


    Demo

    qualquer dúvida, abaixo segue a demo.
    Download


    Bugs

    Spoiler 
    sinto muuito, não existem, rs.



    vlw