Forums » RPG MAKER VX

Sistema de Alquimia 2.0

    • 225 posts
    28 de maio de 2015 14:35:00 ART

    ~ Sistema de Alquimia 2.0 ~



    ATENÇÃO: Se for divulgar esse tutorial em outro fórum, por favor, fale comigo antes e coloque o nome do verdadeiro autor (Tio Bob). Obrigado.

    ~ Introdução ~


    Bem, algumas pessoas já leram esse tutorial, estava bem simples. Então, resolvi estudar um pouco sobre variáveis (área na qual não tinha conhecimento até então) e incrementar o sistema. Daí surgiu o Sistema de Alquimia 2.0, com diversas melhorias. Para evitar o flood de tópicos com o mesmo tema, resolvi apenas editar o antigo.

    ~ Novidades ~


    - Chance de falha na fabricação (perde-se os itens caso falhe).
    - Possibilidade de criar vários itens de uma vez, deixando o processo mais ágil.
    - Demo em anexo no final, para você poder ver o evento de perto.

    ~ Vamos ao que interessa ~


    Então, vou ensinar algo bem básico e simples: Criar poções. Obviamente, esse sistema também serve para criar outras coisas além de poções, como bombas ácidas, líquidos tóxicos, etc. O que criar fica a seu critério.

    Pois bem, vamos começar.

    O evento necessário é um pouco extenso, por isso eu acho melhor que você crie um Evento Comum, para evitar a embolação.

    Comece abrindo seu Database. Primeiro, iremos precisar criar os itens necessários para a formação do produto. Vamos começar com uma Poção Vermelha. Para isso, vá em itens e crie uma Poção Vermelha qualquer.

    Agora, será necessário criar os itens que seriam usados para fabricar uma Poção Vermelha. Vamos criar então três itens: Uma Erva Vermelha, uma Garrafa Vazia e uma Vasilha de Mistura (se você que está lendo joga Ragnarök, já sabe de onde tirei essa idéia =D). Esses três últimos, de preferência, devem ser itens não usáveis, então na opção "Usável em", marque "Não usar". Coloque uns ícones legais pra ficar bonito.

    Então, com esses itens criados temos agora o material necessário para criar a nossa poção.

    Ainda no database, vamos para a aba "Eventos Comuns". Aqui começa a parte técnica. Crie um evento comum com o nome de "Alquimia" ou uma outra coisa qualquer.
    Coloque uma mensagem com escolhas: "Deseja criar uma Poção Vermelha? Sim/Não"
    Se o Sim for escolhido, abra uma mensagem:
    Para criar uma Poção Vermelha serão necessários:
    Erva vermelha x1
    Vasilha de Mistura x1
    Garrafa Vazia x1
    "Deseja criar a poção? Sim/Não"

    Se o sim for escolhido outra vez, coloque uma mensagem: "Quantas deseja criar?", e logo em seguida clique no comando de evento "Armazenar Número". Na opção "Armazenar na Variável", selecione a variável 0001 e coloque o nome de "Número Escolhido", apenas como identificação. No campo "Número" digite 2, o que significa que o número terá 2 dígitos no máximo. Observe a imagem:

    Imagem Postada

    Fácil, não? Agora você precisará criar três variáveis, uma para cada item utilizado na criação. Vá em "Opções de Variável", no campo 'Variável' selecione 'Individual', e escolha a variável 0002, nomeando-a como Erva Vermelha. No campo 'Operação' selecione 'Substituir', e finalmente no campo 'Operandos' selecione 'Itens'>'Erva Vermelha'. Com isso, estaremos especificando que o valor da variável 0001 será igual ao número de Ervas Vermelhas que você possui no seu inventário. Ficará da seguinte forma:

    Imagem Postada

    Agora, faça mais duas variáveis e repita o processo, porém dessa vez em 'Individual' coloque 0003>Vasilha de Mistura e 0004>Garrafa Vazia, e em 'Operandos' selecione 'Itens'>Vasilha de Mistura e 'Itens'>Garrafa Vazia, respectivamente.

    Em baixo das variáveis que você acabou de criar, crie uma Condição (Comandos de Eventos>Condições). Nela, selecione 'Variável'>0002:Erva Vermelha, e selecione o segundo ícone 'Variável'>0001:Número Escolhido. Em baixo, selecione 'Maior ou Igual'. Isso significa que para que a condição seja cumprida, o número de Ervas Vermelhas no seu inventário (Variável 0002:Erva Vermelha) deve ser maior ou igual ao número de poções que você deseja fabricar (Variável 0001:Número Escolhido). Vai ficar algo assim:

    Imagem Postada

    Agora, na aba 'Exceção', coloque uma mensagem do tipo "Você não tem os itens necessários!", e na aba 'Condição' coloque outra condição. Nessa nova Condição, selecione 'Variável'>0003:Vasilha de Mistura, e selecione o segundo ícone 'Variável'>0001:Número Escolhido. Em baixo, selecione 'Maior ou Igual'. Na nova aba exceção coloque outra mensagem "Você não tem os itens necessários!", e na aba 'Condição' crie mais uma condição. Nessa 3ª Condição, selecione 'Variável'>0003:Garrafa Vazia, e selecione o segundo ícone 'Variável'>0001:Número Escolhido. Em baixo, selecione 'Maior ou Igual'. Por fim, na 3ª aba Exceção coloque outra mensagem "Você não tem os itens necessários!". E na 3ª aba condição, coloque mais duas variáveis, que irão determinar a chance de acerto e chance de falha do procedimento. Nomeie a primeira variável (0005) como "Chance", no campo "Operação" selecione "Substituir", e no campo "Operandos" selecione "Constante">80. Esse número indicará a porcentagem de acerto, nesse caso, 80%. O valor fica a seu critério. A variável deve ficar da seguinte forma:

    [img="http://img195.imageshack.us/img195/9761/92827137.png" alt="" width=361 height=500]

    A segunda variável será a que vai gerar um número aleatório entre 1 e 100, e que se for menor ou igual a 80 resultará em sucesso na criação da poção. Crie-a (0006) e coloque nela o nome "Sorteio", no campo 'Operação' selecione 'Substituir', e no campo 'Operandos' selecione 'Aleatório'>1~100. A variável deverá ficar da seguinte forma:

    [img="http://img155.imageshack.us/img155/8431/opesdevariveis3.png" alt="" width=361 height=500]

    Agora, por fim, crie uma 4ª Condição, embaixo dessas duas variáveis. Nela, selecione 'Variável'>0006:Sorteio, e selecione o segundo ícone 'Variável'>0005:Chance. Em baixo, selecione 'Menor ou Igual'. Isso fará com que sempre que a Variável 0006:Sorteio gerar um número aleatório menor ou igual ao valor da variável 0005:Chance, isto é, 80, a fabricação da poção irá funcionar. A condição deverá ficar assim: 

    Imagem Postada

    Agora, na 4ª aba 'Exceção' coloque uma mensagem do tipo: "A fabricação falhou! Os materiais foram perdidos!", e crie um evento Mudar Itens, selecione na aba "Operandos">Variável>0001:Número Escolhido, na aba 'Operação'>Diminuir, e na aba Item o item Erva Vermelha. Com isso, você vai estar subtraindo do inventário do jogador um número de Ervas Vermelhas igual ao número de poções que ele tentou fabricar. A janela do item fica dessa forma:

    Imagem Postada

    Agora, insira mais dois eventos iguais a esse em baixo, substituindo 'Erva Vermelha' por 'Vasilha de Mistura' e 'Garrafa Vazia'. Isso fará com que o jogador perca os itens usados na fabricação, sem receber a Poção Vermelha, já que nesse caso houve falha.

    Para finalizar, na aba Condição coloque uma mensagem do tipo "Você conseguiu, a Poção foi criada com sucesso!", e coloque os mesmos eventos de subtrair os itens da aba 'Exceção', e mais um outro adicionando Poções Vermelhas igual a variável 0001:Número Escolhido (Substitua o Item por Poção Vermelha e coloque 'Adicionar' em vez de 'Diminuir'). Assim, você estará fazendo com que o jogador perca os itens usados na criação, mas obtendo o produto, a Poção Vermelha. 

    Agora, para aplicar isso ao jogo, crie um evento no Mapa para iniciar a alquimia, por exemplo uma mesinha com tubos de ensaio. Nesse evento, vá em "Comandos do Evento", selecione "Eventos Comuns" > Alquimia. Para iniciar, Pressionar Tecla, Junto ao Herói.

    Com essa base, você pode criar outros itens, como diferentes tipos de poções e até mesmo bombas e tudo mais, ou colocar esse Evento Comum em uma Habilidade de Alquimia, isso fica a seu critério. Você também pode acrescentar itens necessários para a criação diferentes dos que eu coloquei aqui, como por exemplo um Graveto, uma Raiz Medicinal, um Pikachu de pelúcia... Enfim, essa é a base para você criar o que bem entender, e do jeito que bem entender, não só poções, mas armas, armaduras, alimentos, e por aí vai.

    ~ Créditos ~

    Agradeço a todos da SRM que postaram tutoriais sobre Variáveis, sem os quais esse sistema não seria possível, não citarei nomes porque são muitos, mas se você autor de um desses tutoriais está lendo, sabe que você está incluso.
    Agradeço também a você que está lendo, valeu pela atenção.
    Elaboração do sistema feita por mim, Tio Bob.

    ATENÇÃO: Se for utilizar o evento no seu projeto, por favor, agradecer nos créditos seria educado.

    ~ Finalização ~

    Pois bem, esse foi o meu primeiro tutorial, espero que tenham gostado! Se houver algum bug, algum erro no texto ou alguma dúvida, postem no tópico ou me mandem por PM.
    Desculpem pelo texto massante e de difícil compreensão, tentei explicar os detalhes ao máximo pois creio que muitos novatos vão ler esse sistema. E desculpa também por eu ter usado o termo "por fim" várias vezes no texto hehe.  

    Um abraço a todos.