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Sistema Dia e Noite

    • 206 posts
    28 de maio de 2015 15:11:27 ART

    Olá!
    Esse é meu primeiro post neste forum e nesse tutorial pretendo criar um sistema que simula o ciclo de dia e noite.
    Ao criar esse ciclo poderemos também adicionar algumas funcionalidades ao sistema, como por exemplo : o personagem só poderá encontrar o monstro tal se estiver de noite.
     
    Vamos lá :
     
    1.Evento Comum

    Spoiler 
     
    Estaremos usando um Evento Comum para tudo isso, comece um com o nome desejado.
    Neste exemplo eu o chamei de 'Tempo'. E dei o nome de seu Switch de 'Ciclo'.
    Defina-o como 'Processo Paralelo'.
     
    u4RnLSp.png



    2.Variável

    Spoiler 

    Criaremos uma variável, aqui eu chamei de 'Time'(Tempo, em inglês).
    Essa variável vai ser a contadora, ela que definirá que horas são.
     
    Para mexermos no valor da variável, vamos na primeira página, na sétima opção.
    A cada vez que nosso Evento Comum for executado, o valor da variável aumentará em 1, fazendo o tempo passar.
     
    2vxHfzR.png
     
    BasADkB.png



    3.Que horas são?

    Spoiler 

    Agora faremos um sistema que vai checar o horário.
    A lógica vai ser mais ou menos assim:
    Enquanto 'Time' tiver seu valor entre 0 e 12000 : será dia
    Caso esteja entre 12000 e 24000 : será noite
    (usei 24000 como o tamanho total, para nos situarmos melhor, ja que nosso dia tem 24h, você pode usar qualquer valor)


     
    3.1 Está de dia?

    Spoiler 
     
    Vamos na 10ª opção da primeira pagina, onde checaremos se uma condição é verdadeira.
    Devemos checar se o valor de nossa variável ('Time') é menor que 12000.
    A opção la embaixo deve estar marcada!
     
    vYzrphM.png



    3.2 E se não for dia?

    Spoiler 

    Com certeza está de noite.
     
    nE8QfbV.png

    Legenda da Imagem:
    1 - Checa se a variável é menor que 12000, e se for, executa o bloco abaixo dela, fazendo a tintura da tela 'Normal'.
    2 - Executa o bloco caso a condição acima seja falsa, ou seja, se o valor da variável não for menor que 12000 é de noite, deixando a tela mais escura.



    4. Fazendo um ciclo completo

    Spoiler 

    A variável 'Time' nunca vai voltar a ser menor que 12000 até agora, ela somente cresce. Então deveremos colocar um modo de voltar a ser dia.
    Se do valor 0 até 12000 é dia. Então a noite deve ser do 12000 até o 24000.
     
    Se 'Time' alcançar ou ultrapassar o valor de 24000 ele deve voltar a ser 0.
     
    xkYPKcl.png
     
    Então criamos outra condicinal, só que dessa vez sem marcar a caixinha lá embaixo.
     
    E definimos 'Time' como 0.
     
    or0rmRa.png


     
    Seu Evento comum deve estar mais ou menos assim :
     
    ShcmMyt.png

     
    Lembre-se:
    Para o seu sistema funcionar, você deve ter algum evento em seu mundo que ative o Switch 'Ciclo' que criamos!

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    Espero que tenham conseguido fazer o seu ciclo de dia e noite!
     
    Agradeço atenção, até mais! -LNeto