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Sistema de Mapa Mundi

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    28 de maio de 2015 15:12:55 ART
                Sistema de Mapa Mundi

     

     

    Olá seja bem vindo a meu primeiro Tutorial,nele eu ensino a fazer um sistema simples de mapa mundi com transporte rápido.Mas o que é isso?Leia o tópico e você saberá!Não esqueça de deixar sua opinião sobre o sistema! :ok:

     

     

                                  O que é?

     

    O sistema funciona da seguinte maneira:Quando o jogador apertar a tecla [X]ele abrirá um mapa mundi,na qual o jogador pode transitar e escolher para qual lugar ele quer ser transportado automaticamente.

     

     

                                  Como fazer?

     

    Primeiramente você irá precisar de:

    -Um Mapa (que seria o tal Mapa Mundi);

    -Um Evento comum;

    -Três Variáveis;

    -1 Script;

     

    1° Passo:

     

    Spoiler 
    A primeira coisa a se fazer é o evento comum.

     

    Ele irá definir a tecla que nós temos que apertar,o mapa para onde vamos,e o mapa para onde voltamos.

     

    Para configurar a tecla que o jogador precisa apertar,vamos usar uma condição.Na quarta aba selecione a categoria script e coloque o seguinte:

        

              wm3CZQJ.png

     

    Isso significa que quando apertarmos a tecla [M],o evento comum será realizado.Para trocar de tecla basta você apagar o [M] e colocar a letra que você deseja usar.EX:Kboard.keyboard($R_Key_G).

     

     

    2º Passo

     

     

    Spoiler 
    Feito isso,vamos usar as variáveis que vão definir onde o personagem está,para que quando nos transportarmos para o mapa mundi ele volta para o mesmo lugar que estava antes.

     

     

    Para fazer isso vamos usar três váriaveis:

     

    Uma para definir a ID do mapa que o personagem está.

    Uma para definir a posição X do personagem no mapa que ele está.

    Uma para definir a posição Y do personagem no mapa que ele está..

     

    Para fazer isso vamos para aba das variáveis.

     

    Crie uma Individual Chamada MAPA X e coloque a seguinte informação:

     

    mdakafM.png

     

    A variável irá definir a posição X do personagem no mapa que o jogador atualmente está.

    Basicamente a variável vai ficar mais ou menos assim:

     

    GFIZ6fM.png

     

    Agora é só fazer o mesmo processo com as outras informações,como nas imagens:

     

    Spoiler 
     

     

    Depois de organizar todas as três variáveis seu evento comum deverá ficar assim:

     

    78k92DV.png

     

    Não esqueça de colocar o teletransporte para o mapa mundi que você criou !

    Coloque o Abaixo das Variaveis.

    E pronto,terminamos o 2° passo.

     

     

    3° Passo

     

    Spoiler 
    Depois de organizar seu evento comum vamos para ultima parte do nosso tutorial,na qual iremos utilizar mapas e eventos.

     

     

    Primeiramente,crie seu mapa mundi com os lugares que o jogador poderá se transportar.Como na imagem abaixo(não reparem no mapa,é apenas um exemplo :p)

     

    2GZxg9Z.png

     

    Depois de criar seu mapa crie um evento no canto da tela.Coloque-o em processo paralelo e insira os seguintes comandos que estão sendo mostrados na imagem.

     

    2A1qTTY.png

     

    Você irá fazer uma condição da mesma maneira que foi mostrada no passo 1.Crie uma condição,na aba de scripts e coloque este comando:

     

    Kboard.keyboard($R_Key_ESCAPE)

     

    Este comando quer dizer que quando eu apertar a tecla ESC meu personagem vai realizar o comando que está na condição,ou seja,o teletransporte.Desse jeito ele irá sair do mapa mundi e voltar para o mapa que saiu.

     

    E por ultimo,como fazer para transportar nosso personagem para o mapa que ele estava antes?

     

    Abra a aba de teletransportes.

    0oOy8vW.png

     

    Em vez de nos especificarmos a posição do teletransporte como sempre fazemos vamos especificá-la por meio das variáveis que nós criamos no passo 2.Como mostra a imagem acima.

     

    Feito isso a posição nosso personagem será transportado para a coordenada que nós armazenamos nas variáveis.

     

    Pronto!Temos nosso sistema completo.

    Ai é só você colocar os eventos para os lugares que você quer ir,tipo assim:

     

    Spoiler 
     

     

     

     

                                    Resources e Comentários 

     

    Vou deixar disponível para download o script de Hotkeys,que faz com que possamos utilizar novas teclas no Vx Ace,esse script é crucial para o funcionamento do sistema.

     

    Disponível no 4Shared.

    Download:http://www.4shared.c...de_atalho.html?

     

    Para finalizar,o que você achou do sistema?Encontrou algum erro?Tem alguma dúvida?Como me sai no meu primeiro tutorial?Deixe seu Feedback! :ok: Espero que vocês tenham gostado!

    Fui!