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[Rm2k3] Fundo de batalha animado

    • 683 posts
    29 de maio de 2015 11:42:28 ART

    Criando Backdrops animados:


    Com este idéia você pode fazer nunvens de fundo em movimento, água em movimento e até efeitos abstratos estilo o sistema de batalha do jogo Mother(Earth Bound) para Snes.

    Plataforma: Rpgmaker2003

    Perguntas frequentes:

    Spoiler 

    P: "Serve para RMXP ou RMVX".
    R: "Não."

    P: "Se é pra Rm2k3 então é pra rm2k tbm?"
    R: "Não"

    P: "Preciso te dar créditos?"
    R: "Não, essa é um função padrão, porém desconhecida do Rm2k3"



    Demonstração:
    ------OFFLINE------------
    (independente, não precisa de RTP)

    Créditos:nenhum a mim, pois está função é própria do Rm2k3, se quiser apenas diga que descobriu aqui, mas não há nescessiadade.
    Tutorial: TanatosMaker

    Imagem de Exemplo:

    http://tanatosmaker....nimado/bm00.gif
    src="http://tanatosmaker.site90.net/rpgmaker/tutorial/backdrop_animado/bm00.gif" alt="Imagem Postada">


    vá no DataBase(banco de dados [F8]), logo após clique na aba "terrenos"(terrain), escolha ou crie um 
    novo backdrop e mude de "Estático(padrão)" para "Ativo(Frames)".

    http://tanatosmaker....nimado/bm01.png
    src="http://tanatosmaker.site90.net/rpgmaker/tutorial/backdrop_animado/bm01.png" alt="Imagem Postada">


    após clique em Definir no primeiro plano, escolha a imagem "Frames"

    http://tanatosmaker....nimado/bm02.png
    src="http://tanatosmaker.site90.net/rpgmaker/tutorial/backdrop_animado/bm02.png" alt="Imagem Postada">


    defina sua velocidade em loops, com números negativos ela corre ao contrário, funciona exatamente 

    igual ao Panorama, só que para batalhas.

    http://tanatosmaker....nimado/bm03.png
    src="http://tanatosmaker.site90.net/rpgmaker/tutorial/backdrop_animado/bm03.png" alt="Imagem Postada">

     

    Criando dois Frames:


    Pode haver dois Frames, diferente do Backdrop que pode ser apenas 1.
    Lembrando isso só dá para ser defeinido nos terrenos, não no Start Combat.
    Agora passarei uns exemplos do que que pode ser feito com Frames.
    Priemiro baixe a engine, logo após extraia e copie os arquivos da pasta frame para um novo 

    projeto, abra ele pelo RPGmaker e vá na aba de Terrenos.

    Nas estrelas:

    importe a imagem Space.png para pasta Frames, dai defina sua velocidade 5 para loop horizontal e 

    5 para vertical, agora teste no jogo.

    Nuvens Animadas:

    Defina o primeiro Plano como nuvens.png velocidade do loop horizontal de 4 a 6(a sua preferencia)
    Dai defina o segundo plano como Gramado.png sem loop.

    Dai pra frente basta ultilizar a imaginação, fazer coisas diferentes, fazer como se estivesse 

    sendo disparados para o Céu, caindo no Inferno, fugindo de um trem que nem no FinalFantasy3(6),
    enfim se usar apenas o que passei é ignorância, esses exemplos são apenas para entender como 
    funciona os Frames nas batalhas.

    .:Tutorial By Tanatos:.