Forums » RPG MAKER 2K e 2003

    • 683 posts
    29 de maio de 2015 11:42:45 ART

    Dew gente linda da MRM, mais um dia, mais um tutorial! ;D
    Mas num acostumem não...só tô postando que nem doido porque tô de férias da escola =p
    Bom...explicando o tutorial, ele calcula porcentagem através das variáveis do Rpg Maker! ^^
    É um sistema bem útil caso você queira fazer...sei lá, fazer um sistema de batalha personalizado @[email protected]'
    Com ele você pode calcular chances em porcento, por exemplo. ^^
    Vamos começar com números fáceis de serem calculados, para que vocês entendam bem.
    Só que...só é recomendado você ler este tutorial se você já tiver passado ou está passando a sexta série. Afinal, este sistema é um modo simples de aplicar a fórmula da porcentagem, cuja mais famosa é a regra de três(detalhe, eu não sei se tem só essa, porque eu nunca gostei muito de matemática XD).
     

    Tutorial

     

    Primeiro de tudo...vocês se lembrar da Regra de Três? @[email protected]
    Não tem problema se não lembrarem, eu os recordo ^^
    Eis aqui uma pequena imagem que eu criei pra vocês(sim, no paint) ;D
    http://img29.imagesh...regradetres.jpg

    Agora que demos essa mini revisada no método mais usado para calcular porcentagem, vamos voltar ao tutorial! ;D

    Criaremos duas variáveis para calcular nossos números tão queridos! ^^
    Uma variável com o Total e uma variável com o Número que você quer descobrir! ^^
    Nomeie essas duas variáveis mágicas de Total e Porcentagem.

    Agora precisamos escolher números para criar nosso sistema, né?
    Que tal pegarmos os números mais utilizados no mundo para este tipo de aula?

    Serão então o total = 100 e porcentagem = 10 ^^
    Só para saberem, é mais usado porque é o mais fácil de calcular na mão. Dá até pra fazer de cabeça =x
    10% de 100 é nada mais que 10! ^^
    lembrado que a variável Total deve ser igualada ao número total que você tem e Porcentagem, será um número em porcento, ou seja, no caso, eu descobrirei quanto é 10%(variável porcentagem) de 100(Total em números Naturais).
    Crie um evento  com quem você possa falar, nele programe assim:

    Citar

    Alterar Variável: [0007:Total] = 100
    Alterar Variável: [0008:Porcentagem] = 10
    Alterar Variável: [0008:Porcentagem] * 100 (multiplicar por 100)
    Alterar Variável: [0008:Porcentagem] / Total (dividir pela variável Total)
    Mostrar Mensagem: Descobrimos então que 10% de \v[0007]
    é o mesmo que \v[0008] ;D


    E está pronto teu sistema de calcular Porcentagem! o/
    Realmente é bem simples, mas devo adimitir que me enrolei na ultima alterar variável...eu estava dividindo por 100 e não por total! XDDD~~
    Agora, quando quiser mudar o Total, basta alterar a variável dele. E quando quiser saber outro numero em porcentagem, mude o primeiro setar valor de Porcentagem(entre 1 e 100, pois 100% = total, provavelmente daria um bug no programa...sei lá, num testei @[email protected]).
    Mais um tuto pronto o/